Aprender Mandarim/Blog/China/Curiosidades/Livros/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Aprender mandarim – opções gratuitas disponíveis online

Todo mundo que segue o blog sabe da minha saga (ops), minhas inúmeras tentativas de aprender o mandarim. E ela continua…

Como diz um dito popular: sou brasileira e não desisto nunca.

Bom, o fato é que tenho feito alguns progressos bem substanciais, podemos dizer assim, durante esse ano. Me matriculei num curso, estou frequentando as aulas e isso faz com que as coisas andem mais rápido. Sou o tipo de pessoa que não consegue ter uma auto disciplina para estudar sozinha. Já fiz um curso online também, e não me adaptei. Agora vamos combinar que estou na China, e aqui o que não faltam são opções para se aprender in loco.

office-620817_960_720

Mas, sem sombra de dúvidas, hoje existem muitas maneiras de se estudar de casa, seja com aplicativos para celular, materiais disponibilizados por escolas/professores, websites, canais do youtube e grupos de discussão.

E mesmo eu preferindo ter as aulas presenciais, porque assim funciona melhor para mim, não dá para deixar de lado essa infinidade de material que está ai, disponível para quem quiser e grátis!

Eu baixo os que estão em PDF, uso alguns aplicativos que são bem interessantes e cada vez vamos tendo mais e mais ferramentas para dar suporte ao aprendizado desse idioma difícil, sim, mas extremamente interessante.

Meu material.

Meu material.

E aqui vou compartilhar os que uso/conheço e gosto.

Em português

Essa é mais uma vantagem que temos hoje em dia: material e aulas disponíveis em português. Porque aprender do inglês também é possível, mas confesso que às vezes dá um nó na cabeça!

Então vamos às opções (para acessar click nos links de cada um):

Não poderia deixar de dar um relato aqui: ela foi minha primeira professora de mandarim, quando cheguei a Shanghai. E sabem como é… primeira professora a gente nunca esquece. Já escrevi sobre ela no blog, confere aqui.

Possui escolas no Rio de Janeiro, mas está disponibilizando um material gratuito on line, com um mini curso e arquivo em MP3, e lançando curso on-line, para quem mora fora do Rio.

Slide1

Ela também é uma pessoa que gosto muito. A ‘conheci’ o ano passado através de uma postagem que fiz em mandarim e ela traduziu e me enviou por mensagem privada, que depois, publiquei aqui no blog.  Sempre colabora com as postagens que faço, manda sugestão de pauta e me dá liberdade para compartilhar seu material na fanpage do Facebook e nos textos que escrevo.

Acabou de lançar um livro, Curso de Chinês Fundamental e Básico, que também está disponível para baixar. Oferece aulas gratuitas pelo Youtube e também aulas particulares on line.

12729165_761253160671710_1519050696985069478_n

Também é mais uma chinesa que domina o português e resolveu dividir seu conhecimento conosco. Lançou as ‘cartas mágicas’, um jogo de ‘flashcards’ que nos ajudam a memorizar os caracteres e também dá cursos online. Os vídeos dela são muito  interessantes, e você acaba se divertindo e aprendendo com as tiradas da Sisi.

As cartas mágicas (e são minhas essas...rs)

As cartas mágicas (e são minhas essas…rs)

Ele tem uma página no facebook, mas o seu forte mesmo é o canal do Youtube, onde dá aulas de mandarim, com temas do dia a dia. Ele também é chinês e oferece muito material em vídeo.

Claro que há as escolas presenciais, como a da Professora Yuan Aiping, o Instituto Confúncio e tantas outras espalhadas pelo Brasil, mas o foco aqui é o de facilitar a vida de quem quer o aprendizado on line ou, como no meu caso, uma ajuda extra, uma material alternativo, às aulas presenciais.

Slide4

Em inglês

Há uma infinidade de opções em inglês. Mas os que tenho usado mais e compartilhado na fanpage do blog, são:

Um aplicativo para celular, que, como um jogo, vai te ensinando palavras e pequenas frases. Você só consegue avançar, quando termina uma fase com os pontos mínimos estipulados. Bem interessante e o legal, é que uso ele quando estou no carro, em alguma fila, nessas horas em que não sabemos o que fazer com o tempo. Ah, e eles usam um panda como mascote… não preciso dizer que foi amor a primeira vista, né?

Slide5

E olhando o aplicativo, com um pouco mais de atenção, descobri que ele tem a opção em português! Olha que máximo; e eu há meses fazendo os exercícios em inglês! =/

O forte deles é a página do facebook e um blog, o aplicativo ainda não está disponível. Mas eles também usam flashcards e mostram a formação das palavras de maneira bem clara. Na realidade usam os mesmos moldes do Chinese Skill no facebook.

Slide2

Esse é outro que tenho usado bastante também. Eles tem o website e o aplicativo. Tem várias ferramentas, inclusive um guia de como estudar, num período de um mês, para dar um ‘empurrão’ no aprendizado, disponibiliza flashcards para baixar e imprimir, lista de filmes e novelas chinesas, músicas com letra em pinyin, além de ensinar a escrever os caracteres.

Slide3

Bom, esses já dão um excelente material para quem quer se aventurar no aprendizado de mandarim e não tem acesso a boas escolas  ou simplesmente usar como material extra. Toda a ajuda sempre é bem vinda!

Eu só coloquei um link de referência para cada página citada, mas a maioria  também possuem páginas no Facebook, Instagram, Twiter, Youtube. É só seguir e aproveitar o que estão disponibilizando de graça.

E aqui nesse link, estão alguns outros aplicativos que já havia compartilhado com vocês, como dicionários e leitores de caracteres.

Alguém conhece algum outro canal/website que disponibilize esse tipo de aprendizado? Dividi conosco aqui nos comentários.

Zái Jiàn!

 

Anúncios

11 pensamentos sobre “Aprender mandarim – opções gratuitas disponíveis online

  1. Oi Christine! Sou novata de China, tenho visitado muito o seu blog (que adoro, aliás!) e um aplicativo que tem me ajudado demais aqui é o Hello Chinese.
    Ele foca na pronúncia e inclusive avalia se a nossa entonação está no caminho certo.
    Graças a ele, cheguei aqui sabendo várias palavras essenciais para o dia a dia e conseguindo me comunicar minimamente.
    Ah, também não vivo sem o Pleco, hehe..
    Abraços e parabéns pelo blog!

    Curtir

  2. Muito bacana, as sugestões de aprendizado, todos são inspiradores para quem esTá estudando o mandarim, inclusive para mim. Parabéns pelo seu blog, sempre que me sobra um tempo, vejo algumas de suas postagens. Um abraço!

    Cleber Souza
    Dong Chinês

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s