Conheça Christine

gemeasss

Depois de 4 anos na “ponte-área” São Paulo – China (Chang Chun, Jilin Province), Christine mudou-se definitivamente para Shanghai em Janeiro de 2009. Ao iniciar seu relatos sobre a China no blog que criou em 2010, descobriu que é apaixonada por escrever e pesquisar sobre cultura chinesa. O que era um diário de expatriada, tornou-se uma fonte de informação e busca constante pelas respostas às tantas questões que a China propõe ao estrangeiro que vive dentro das suas fronteiras.

Além de relatar sua experiência de mais de 10 anos no site chinanaminhavida.com, trabalha como voluntária na Baobei Foundation, escreve mensalmente para o blog “Brasileiras pelo mundo”.

Christine é brasileira, de Santos-SP, com formação em Educação. Apesar de ter atuado como professora no início da carreira, logo passou a ocupar cargos de liderança e a desenvolver sua grande paixão que é lidar com pessoas. Esse sonho se solidificou à partir de 2000, quando iniciou sua atuação na área de Cultura e Eventos na cidade de Praia Grande-SP.

Cursou o “MBA-China Business and Culture”, na Jiaotong University em Shanghai. Atua como palestrante sobre a Cultura Chinesa presta assessoria para pessoas e empresas que vem para a China para turismo ou negócios.

Anúncios

62 pensamentos sobre “Conheça Christine

  1. Olá Christine, tudo bom? adorei o blog… nunca tinha pensado em brasileiros na china… mente pequena… kkk

    gostaria de fazer algumas perguntas sobre os negócios chineses.

    enfim, agradeceria muito se pudesse te escrever um email onde explico melhor do que se trata…

    att.

    Paulo Rodrigo Garcia

    Curtir

  2. MIlena, boa tarde.
    Estou pesquisando pela internet mas é bem difícil de achar.
    Procuro por empresas na china que faça impressões em produtos de porcelana, acrílico e etc… tipo os produtos da imaginarium, uatt e zona criativa.
    Será que tem como me ajudar me indicando lugares e nomes de algumas empresas dai?
    Obrigado.
    Paulo

    Curtir

  3. Oi Christine! Amei seu blog! Sou argentina e tenho 24 anos. Nao falo portugues mais vou intentar. Eu estava olhando algumas paginas webs e informacao acerca de china porque gostaria de ir para estudar mandarin e trabalhar. Eu falo muito bem ingles mas sou advogada e penso que como profissao nao debe ter muita oportunidade laboral lá. Agradeceria muito seu conselho. E se voce conhece como posso fazer para obter trabalho lá.

    Obrigada
    Beijos e boas festas!!
    Milena

    Curtir

    • Olá Milena!
      Tampouco falo muito bem o espanhol, apesar de ler e entender…jajaja
      Acabo adotando um horrível portunhol… mas vamos ao que interessa: realmente é bem complicado se encontrar trabalho em China se não vem já com uma recordação do seu país.
      Para estudar mandarim é bem simples, você terá visto de estudante, mas os cursos que dão esse visto são em período integral.
      O que muitas pessoas fazem é continuarem nos seus empregos via internet, remotos, se isso for possível.
      Depois que dominar o mandarim, aí sim fica mais fácil conseguir algo aqui que te de o visto de trabalho.
      Abraços.

      Curtir

  4. cara Christine o seu espaço é uma bela mostra da realidade da China! já vi que tenho muito por explorar, por isso vou segui-la! obrigado e continuação de bom trabalho. cumprimentos PedroL

    Curtir

  5. Olá Christine,
    Como vai?

    Estava procurando por informações à respeito de pós graduação na China e por acaso encontrei o seu blog. Vi que você fez MBA na Jiaotong University em Shanghai. Gostaria, se possível, saber um pouco mais sobre o processo seletivo para estudantes internacionais em universidades chinesas. Eu já pesquisei muitas universidades, mas em geral as informações à respeito de admissão em inglês são defasados, de anos atrás. E também sobre o curso que você fez. As suas aulas eram em mandarim ou inglês?
    Tenho várias dúvidas, não sei se você poderia me ajudar ou se me indicaria alguma outra fonte de informação.

    Desde já agradeço a sua atenção e parabéns pelo blog.

    Curtir

  6. Olá Christine!
    Estou indo realizar um estágio em Xangai em julho/2016. Acabei de encontrar o seu blog, voce teria alguma dica de informações em geral ou onde posso encontrar melhores fontes?
    Agradeço desde já,
    Luana

    Curtir

    • Olá Luana,
      Obrigada pela visita.
      Que tipo de informação vc quer?
      Sobre Shanghai tem muita coisa escrita aqui no blog, basta digitar na Busca a palavra Shanghai.
      Se for algum outro tipo de informação me deixe mais claro.
      Abraço.

      Curtir

  7. Bom dia Cristine! Amei o seu blog! Sobre o post dos hábitos chineses que acabamos incorporando através da convivência é a mais pura verdade! Meu marido é chinês e moramos no Brasil, mas a agua morna nos acompanha diariamente!!! Meus pais demoraram para entender que eles não se cumprimentam com beijinhos e abraços e que dão dinheiro ao invés de presentes!
    Se um chinês confia em você, todo o clã passará a confiar também!
    Parabéns pelos textos! São ótimos! Ainda não tive oportunidade de conhecer a China, mas através do blog passo a conhecer mais a cultura da família que me acolheu tão bem!
    Vi que você trabalha com consultoria e gostaria de conversar com você sobre exportação de café e pé de galinha para a China. Nós temos contato dos produtos, mas precisamos de uma consultoria de como proceder com essa exportação e as normas da “Anvisa” chinesa para receber esses produtos.
    Você tem como me mandar seu e-mail?
    Fico no aguardo.
    Obrigada!
    Thais

    Curtir

    • Olá Thaís,
      Obrigada pela visita e comentário.
      Muito legal ver seu relato que os chineses, mesmo fora da China conseguem manter seus hábitos e ainda ensinar quem convive com eles!
      Quanto à consultoria, só faço da parte cultural da China, através de palestras e consultas on-line, que é voltada para o publico que quer conhecer a China, ou que vai mudar para cá. Nada de negócios…rs Mas posso ver se tem alguém que eu conheça aqui que tenha interesse e te falo.
      Se quiser falar comigo por email, é só entrar nesse link:
      https://chinanaminhavida.com/contato/
      Abraço.

      Curtir

  8. Oi Christine, adoramos seu blog, descobrimos por acaso quando procurávamos informações sobre Shanghai, Beijing e Hong Kong. Infelizmente descobrimos em cima da hora. Estamos indo agora no dia 4/2.
    Voce teria indicação de guia em alguns destes lugares ? em inglês ou melhor ainda em português ?
    Desde ja obrigado.

    Curtir

    • Olá, obrigada pelo contato. Estou no Brasil, e aí demoro mais para entrar na net…rs
      Beijing o Xiaowei, sem dúvidas, mas ele só fala inglês.
      weiyilun123@126.com

      Hong Kong, conheço a Ana Paula, ela também tem um blog e uma página no face AP on the Map.
      https://www.facebook.com/aponthemap/

      Em Shanghai. como não estou lá…rs, vc pode consultar a Youlantours.com
      É uma agencia, e tem guias em inglês e espanhol.

      Abraço e curta muito sua viagem… e se prepara, pq está frio! rs

      Curtir

      • Olá, Christine! Adoramos as suas dicas e queremos mais! Somos um grupo de Brasília que viaja juntos há 6 anos fazendo cruzeiros pelo mundo. O grupo foi crescendo e já somos mais de 300, a grande maioria com mais de 50 anos (todos muito jovens e dispostos). No nosso último cruzeiro fomos 150 para Turquia e Grécia. Vamos para a China agora em Junho (quase 100 pessoas), num Cruzeiro que começa em Singapura, no dia 12 e termina em Pequim no dia 24, passando por Ho Chi Minh, Hong Kong, Xiamen e Seul. Muitos chegarão bem antes em Singapura e só voltarão ao Brasil alguns dias depois da chegada do navio, para aproveitarem e conhecerem Shangai (meu caso). Precisamos muito da sua ajuda! Seria ótimo termos guias que falassem português e até se pudéssemos contratar um ônibus. O que você nos sugere? Antônio Carlos

        Curtir

      • Ops!
        acabei de ler o artigo sobre viver sem mandarim e achei a resposta …rsrsrsr
        mas então você me indicaria algum programa de intercâmbio eu sou de Foz no Parana , estou cursando Turismo na Universidade do oeste do Parana tenho 18 anos e comecei a fazer Mandarim em uma escola de idiomas a pouco tempo ,mas claro sem apoio da família pois para eles não vai me servir de nada aprender Chines porem eu sou loucamente apaixonada pela China e estou cada vez mais encantada com seus relatos… espero não estar te atrapalhando se estiver desculpe 😉

        Curtir

      • Olá Daiane,
        De jeito nenhum, vc atrapalha.
        Gosto muito de interagir com meus leitores. =]
        Tenta procurar na sua região um Instituto Confúcio. Eles possuem um programa de bolsas de estudo para aprender mandarim na China, além de terem cursos regulares no Brasil.
        E eu te entendo. Muitas pessoas falam isso para mim, que não sabem o que fazemos aqui. Mas é difícil explicar…rs E sinceramente acho que o mandarim vai te dar um grande leque de opções na sua profissão.
        Tenho feito palestras quando vou ao Brasil, e as universidades de Turismo estão bem voltadas para esse receptivo ao turista chinês. Falar mandarim é o grande diferencial. Eu acredito nisso. Abraço.

        Curtir

  9. Christine,
    companheira nesse amor pela China
    ( você já a ama a muito tempo… eu estou começando a paquera)
    Paz e bem!
    Eu tenho um longo projeto de peregrinação pelos cinco continentes. Em cada continente eu escrevo um livro. Já tenho cinco livros publicados. Agora o meu desafio é China. A grande continental China. Quero enviar, via e-mail para você, mais detalhes desse projeto. Pode ser??.
    Não tenho ainda data marcada para ir a China… pois dependo de contatos que eu fizer lá. Por enquanto, tenho apenas você… lá no nordeste da China e outros amigos em Macau e Hong Kong…. Já estive nessas duas cidades e nào tenho grande interesse. Mas a minha esperança é que essas pessoas me indiquem quem pode me ajudar a conversar com os chineses aí na China continental, chinesa prá valer.
    Então, posso visita-la em Chang Chun? Haveria nessa cidade um albergue da juventude ou um hotelzinho para eu ficar???
    Um abraço carinhoso
    arcelina

    Curtir

  10. Olá Christiane!

    Conhecei seu blog em pesquisas na internet.

    Estou me formando em Design de moda, pela Universidade Feevale de Novo Hamburgo/RS e já tinha assunto definido, iria falar sobre a colonização alemã aqui no estado.
    Mas, em uma viagem a trabalho para NY, fui ao museu de história e arte da cidade, e me deparei com uma maravilhosa e encantadora exposição sobre a China!
    Fiquei tão encantada e tão emocionada, principalmente pela parte que é dedicada ao filme “O Último Imperador”!
    Então, mudei o meu tema de tcc, e estou enlouquecida atrás de livros que falem da historia da China, suas culturas, artes, dinastias e principalmente sobre a época do Pu – Yi, o Ultimo imperador da China!

    Você com todo seu conhecimento sobre o país, tens alguma indicação?

    Sou muito grata se puder me ajudar!

    Seria maravilhoso ter o apoio de alguém ama tanto esse mundo e que ainda mora ai nesse lugar que quero tanto ir conhecer!

    Abraço,
    Cíntia Conti
    conticintia@gmail.com

    Curtir

    • Ok Cintia!
      Obrigada pelo comentário e posso the ajudar, no que for possível. Meu filho também estuda fashion design aqui em Shanghai.
      Sobre a época do Último imperador, aqui no blog tem algumas resenhas de livros. Coloque ‘livros’ na busca que vai encontrar. Ou CIXI, que foi a última imperatriz.
      É o que me lembro no momento. Estou fora da China, até a semana que vem. Depois disso entro em contato com vc por e-mail, ok?
      Abraço

      Curtir

  11. Olá Christine, td bem? Gostaria de saber o nome da boneca chinesa de porcelana, que se tira amão dela fazendo um pedido e só se repõe a mão depois do pedido concretizado, vc conhece?

    Curtir

    • Oi Adriana, nunca ouvi falar dessa boneca. Sei de um boneco japonês que vc desenha um olho nele e faz o pedido e só coloca o outro olho quando o pedidod for concretizado. Mas essa boneca, nunca ouvi falar. Vou dar uma pesquisada….rs E te falo.
      Abraço.

      Curtir

    • Com certeza… adoro esse país e sempre me surpreendo com o que descubro nas minhas pesquisas. Parece ser infinito o numero de informações, hstória e tradições da China. Tem o lado bizarro também, aos nossos olhos, mas faz parte de tudo o que li sobre a China milenar…
      Abraço e volte sempre!

      Curtido por 1 pessoa

  12. Gostei do seu blog, estou estudando mandarim e cultura chinesa. Suas experiências vão ajudar muito. Obrigada por compartilhar. Estou com um pouco de dificuldade com a fonética, você tem alguma dica para me ajudar? Rsrs
    Desde já obrigada.

    Curtir

    • Oi Luiza,
      Realmente a fonética é um doos principais problemas.
      Hoje o google translator tem um sistema em que grava a sua voz e escreve o que você disse, para então fazer a tradução.
      É muito bom para treinar, já que ele só escreverá a palavra certa, se você pronunciar certo.
      Usei bastante para diferenciar o 4 do 7, que eu sempre tive difuculdade. rs
      Volte sempre e obrigada pelo incentivo!
      Tenho uma página no Face também…
      Abraço.

      Curtir

  13. Gostei muito do blog.. Na verdade gosto muito de saber sobre a cultura dos países e estava pesquisando sobre a cultura da china e encontrei o seu Blog e adorei suas historias elas são bem engraçadas…rsrs

    Curtir

  14. Adorei seu blog, só agora conheci (2013) vou segui-lo, porque gosto e conhecer outras culturas e vc escreve muito bem, parabéns!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s