Esse post é para dividir com vocês um vídeo do programa da Fátima Bernardes dessa semana. Ela entrevistou a professora Yuan Aiping que mantém uma escola de mandarim no Brasil.
Resolvi compartilhar porque para mim ela é a melhor professora de mandarim que conheci. E não foram poucas…rs.
Talvez porque ela vive há tantos anos no Brasil e conhece a nossa maneira de ser, de pensar, nosso jeito de aprender.
Como ela mesma diz, é a chinesa mais carioca que existe!
Como vocês podem ver, tudo com ela parece simples e fácil… mas não é tão simples assim.
Mas o maior segredo mesmo é a dedicação. Mandarim não é uma língua que se aprende sem esforço. A entonação (são 4 diferentes tons), as palavras de grafia semelhantes que nos confundem, os ideogramas então (uma capítulo à parte…).
Só que, apesar de eu não ser exemplo para ninguém, hoje vejo mais e mais brasileiros mandando muito bem no mandarim. Lendo e escrevendo, além de falar. E muitas vezes lamento a minha falta de dedicação ao aprendizado desse idioma fascinante. Mas sigo em frente, um pouco a cada dia…
Parabéns Prof° Yuan. Parabéns aos milhares de brasileiros aqui na China ou no Brasil, que conseguiram desvendar os mistérios de aprender essa língua dificil e ao mesmo tempo tão simples.
Quem quiser saber mais sobre a escola da professora Yuan Aiping é só entrar no website do Centro Cultural China-Brasil.
Zài Jiàn!
Pingback: Aprender mandarim – opções gratuitas disponíveis online | China na minha vida
Obraigada pela postagem . Cada postagem sua é de uma grande riqueza para mim. Em fevereiro vou ver de perto muito do que eu já aprendí sobre a China através do seu Blog…
CurtirCurtir
Opa! Bem vinda então. Depois me conte o que achou do que leu comparado com a realidade que verá…rs
Abraço.
CurtirCurtir
Quase animei pra entrar num curso de mandarim… rsrs
Boa a matéria.
Valeu, Christine.
CurtirCurtir
Ah… anima de vez… hahaha
Abraço.
CurtirCurtir
oi!
bom dia por aqui! não assisti o programa da Fátima, mas com o teu endosso,acredito que a professora seja o máximo! Eu acho que vc ainda vai escrever e com, o pincel!
vc é 10! beijo grande pra vc e familia!
CurtirCurtir
Obrigada Edson. Um ótimo fim de semana!
CurtirCurtir
Olá Christine, adorei a aula de chinês… Começa de cima para baixo… da esquerda pra direita, Tem um que começa pelo meio,,, Amei a aula e estou inclinada a entra na aula de mandarim. A professora me parece ótima mesmo.
bjs e obrigada
regin@
CurtirCurtir
Regina, na pior das hipóteses a gente se previne do Alzheimer….hehehe porque precisa exercitar o cérebro, é muito. Do o maior apoio…rs
Beijo
CurtirCurtir
Christine, bom dia… Quando falei pro meu filho que pensava em estudar mandarim ele me disse que não via utilidade alguma,,, e eu, justamente, pensei no Alzheimer,,, risos… ao menos vai ajudar a prevenir pois vou usar a cabeça ao máximo. Assisti às três aulas do vídeo e achei super interessante a história dos radicais. Percebi que o mandarim é baseado em muita lógica… Estou certa? Foi a impressão que tive. Essa semana irei lá na rua Santa Clara 50 saber preços e horários… Depois lhe conto.
bjs
CurtirCurtir
É isso mesmo Regina… eu qdo tenho vontade de desistir, penso assim, ao menos estou fazendo um ótimo exercício para minha memória. E sim, a história e a lógica dos caracteres é muito interessante. Sou apaixonada por aprender sobre isso. O duro é guardar tudo… mas só de saber as histórias e como foram formados, já me encanta. Vá mesmo! =]
Beijo
CurtirCurtir
Adorei…a dica foi ótima,ainda tenho uns 30 post’s para ler mas esse valeu….
Dos outros qquer hora chegam os comentários…pelo menos de alguns, mesmo eu lendo todos…rsrsrs
Bjs
CurtirCurtir
😜😍
CurtirCurtir