Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Dinheiro chinês – o Remembie – RMB

No final, qual o dinheiro usado na China? Isso depende de onde você está perguntando isso. Para o mundo ocidental, nas casas de câmbio e noticiários internacionais o dinheiro chinês é conhecido como ‘Chinese Yuan’ (CNY ou CN¥).

Já na China e em alguns locais da Ásia o nome oficial é Yuan (¥), mas o povo chama mesmo é de ‘renminbi’ (RMB) que na tradução literal do mandarim é dinheiro do povo. Outro nome usado no dia a dia é ‘kuai’. As moedas são chamadas de jiǎo (1 RMB são 10 jiǎo) e fěn (1 jiǎo são 10 fěn).

Isso causa uma tremenda confusão entre os estrangeiros, mas qualquer um desses nomes remete a mesma moeda. Já escrevi alguma coisa sobre o dinheiro chinês nesse post aqui.

image

Mas mais uma curiosidade bem interessante sobre as notas do renminbi, que falamos remembie, é que cada uma das notas são iguais na frente, mas no lado de trás, cada uma possui um ponto turístico importante da China, como segue:

1 Yuan – West Lake, Hangzhou

5 Yuan — Mount Tai, Shandong

10 Yuan — Three Gorges, Yangtze River

20 Yuan — Li River, Guilin

50 Yuan — Potala Palace, Tibet

100 Yuan — Great Hall of the People, Beijing

1044740_382764291835345_1242514819_n

Muitos desses locais fazem parte dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO. É só colocar os nomes na busca aqui do blog para saber um pouco mais a respeito.

É uma tradição entre os chineses tirarem fotos quando visitam esses locais empunhando a nota para sair na foto a comparação, como nesse exemplo abaixo.

Quando fui em Hangzhou eu tirei a foto, mas quem disse que achei para postar aqui.

zài Jiàn!

Anúncios

11 pensamentos sobre “Dinheiro chinês – o Remembie – RMB

  1. Oi, pessoal! Eu recebi uma oferta de trabalho em Xangai e a minha preocupação maior é quanto ao custo de vida. Sei que é difícil de dizer, mas vocês têm uma média de aluguel, custo de vida? Transporte? Comunicação? Obrigada

    Curtir

  2. Pingback: Shanghai – China: clima, moeda, visto e outros detalhes locais… | China na minha vida

  3. Cristina, voce ainda mora em Shanghai? Estou passando tres dias aqui. amanha ‘e o ultimo dia. Gostaria de visitar uma das Old town nos arredores. Mas, esta meio chuvoso. Da pra ir assim mesmo? Qual a melhor forma? E qual a de mais facil acesso?

    Curtir

    • Olá Maria Rita. Infelizmente estou fora da China, volto somente no domingo. Eu não conheço transporte público que vá até uma delas. Mas existem pequenas agências de turismo que levam e facilitam as coisas. Se quiser ir a Suzhou ou Hangzhou, aí da para ir de trem bala tranquilo, saindo da estação de Honqiao. Aproveite. Abraço, Christine.

      Curtir

  4. Christine, esse seu post é de utilidade pública (como quase todos) mesmo. Você tem razão quando diz do susto que o turista leva quando vê diversos nomes para a moeda, mas depois acostuma porque o pessoal daí deve ir dando as dicas que você deu. Adorei o post.
    Um abraço grande para vocês,
    Manoel

    Curtir

    • Hehe…é verdade Manoel. Uma vez uma amiga meescreveu porque seu neto precisava fazer um trabalho para a escola e estava completamente confuso com esses nomes todos, e se eu poderia explicar melhor. Rs são coisas que acabamos não percebendo mais no dia a dia, mas que fazem bastante diferença. Abraço.

      Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s