Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Dinheiro chinês – o Remembie – RMB

No final, qual o dinheiro usado na China? Isso depende de onde você está perguntando isso. Para o mundo ocidental, nas casas de câmbio e noticiários internacionais o dinheiro chinês é conhecido como ‘Chinese Yuan’ (CNY ou CN¥).

Já na China e em alguns locais da Ásia o nome oficial é Yuan (¥), mas o povo chama mesmo é de ‘renminbi’ (RMB) que na tradução literal do mandarim é dinheiro do povo. Outro nome usado no dia a dia é ‘kuai’. As moedas são chamadas de jiǎo (1 RMB são 10 jiǎo) e fěn (1 jiǎo são 10 fěn).

Isso causa uma tremenda confusão entre os estrangeiros, mas qualquer um desses nomes remete a mesma moeda. Já escrevi alguma coisa sobre o dinheiro chinês nesse post aqui.

image

Mas mais uma curiosidade bem interessante sobre as notas do renminbi, que falamos remembie, é que cada uma das notas são iguais na frente, mas no lado de trás, cada uma possui um ponto turístico importante da China, como segue:

1 Yuan – West Lake, Hangzhou

5 Yuan — Mount Tai, Shandong

10 Yuan — Three Gorges, Yangtze River

20 Yuan — Li River, Guilin

50 Yuan — Potala Palace, Tibet

100 Yuan — Great Hall of the People, Beijing

1044740_382764291835345_1242514819_n

Muitos desses locais fazem parte dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO. É só colocar os nomes na busca aqui do blog para saber um pouco mais a respeito.

É uma tradição entre os chineses tirarem fotos quando visitam esses locais empunhando a nota para sair na foto a comparação, como nesse exemplo abaixo.

Quando fui em Hangzhou eu tirei a foto, mas quem disse que achei para postar aqui.

zài Jiàn!

19 pensamentos sobre “Dinheiro chinês – o Remembie – RMB

    • David,
      Jiao e Fen são as moedas chinesas, antigamente eram impressas em papel moeda, num tamanho bem pequeno, como já te respondi.
      Hoje eles são moedas mesmo. Jiao seria como 10 centavos e fen como 1 centavo.
      Como eu expliquei no texto:
      1 yuan = 10 jiao
      1 jiao = 10 fen
      Abraço

  1. gostei muito mais olha que eu sou uma menina de 9 anos e aprendi muito com esse site muito obrigada por mim ensinar

  2. nunca soube sobre as moedas da china olha que eu tenho 9 anos de idade mais aprendi muito muito obrigada mesmo

  3. Oi, pessoal! Eu recebi uma oferta de trabalho em Xangai e a minha preocupação maior é quanto ao custo de vida. Sei que é difícil de dizer, mas vocês têm uma média de aluguel, custo de vida? Transporte? Comunicação? Obrigada

  4. Pingback: Shanghai – China: clima, moeda, visto e outros detalhes locais… | China na minha vida

  5. Cristina, voce ainda mora em Shanghai? Estou passando tres dias aqui. amanha ‘e o ultimo dia. Gostaria de visitar uma das Old town nos arredores. Mas, esta meio chuvoso. Da pra ir assim mesmo? Qual a melhor forma? E qual a de mais facil acesso?

    • Olá Maria Rita. Infelizmente estou fora da China, volto somente no domingo. Eu não conheço transporte público que vá até uma delas. Mas existem pequenas agências de turismo que levam e facilitam as coisas. Se quiser ir a Suzhou ou Hangzhou, aí da para ir de trem bala tranquilo, saindo da estação de Honqiao. Aproveite. Abraço, Christine.

  6. Gostei dessa ideia de tirar fotos com as notas. Agora, essa variedade de nomes deve dar mesmo um nó na cabeça 😉
    Bj,
    Lu

  7. Christine, esse seu post é de utilidade pública (como quase todos) mesmo. Você tem razão quando diz do susto que o turista leva quando vê diversos nomes para a moeda, mas depois acostuma porque o pessoal daí deve ir dando as dicas que você deu. Adorei o post.
    Um abraço grande para vocês,
    Manoel

    • Hehe…é verdade Manoel. Uma vez uma amiga meescreveu porque seu neto precisava fazer um trabalho para a escola e estava completamente confuso com esses nomes todos, e se eu poderia explicar melhor. Rs são coisas que acabamos não percebendo mais no dia a dia, mas que fazem bastante diferença. Abraço.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.