Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Significados na Bandeira e na moeda chinesa

Uma das coisas que mais me fascina aqui é a possibilidade de aprender sempre, de descobrir as coisas. E apesar de manusear a moeda chinesa há quase 8 anos, nunca tinha prestado atenção na escrita da nota. Acho que é porque como não sabemos ler aqui, você acaba selecionando as informações que quer fixar. Mas, fiquei de queixo caído quando descobri que nas cédulas da moeda chinesa há nada mais, nada menos que frases escritas em 7 idiomas!

chinesemoneyAgora que sei, eles gritam na minha mão, claro… As notas chinesas são todas iguais, o que difere cada uma pelo valor é a cor e o desenho da parte de trás que são desenhos de regiões e monumentos da China.

Os idiomas que constam nas notas de Remembie ou Yuan, os dois nomes são usados aqui sem problemas, são: Mandarim, Pinyin, Vietnamita, Arábe, Tibetano, Mongol e Braille. Vejam os detalhes: 5 idiomas no canto direito superior da nota, o Braille no canto e lateral esquerda inferior e o mandarim na frente da nota.

Na realidade isso é feito porque essas são as escritas usadas na China incluindo as minorias étnicas, mas que quase não vemos por aqui.

nansha5yuancelular380s

celular381s

A bandeira é uma outra curiosidade interessante, porque apesar de simples possui um significado de união e luta pelo partido.

bandeirachinas

A cor vermelha remete ao PCC – Partido Comunista Chinês e à Revolução, o amarelo das estrelas, que são todas de 5 pontas, representa o brilho e a Luz da terra vermelha. As 5 estrelas que estão no canto esquerdo representam o PCC (grande) e as demais que estão à frente, protegendo o país são o povo chinês, representados pelos cientistas, trabalhadores, trabalhadores rurais e os soldados.

OLIMPIADA - JOGOS OLiMPICOS 2008 BEIJING PEQUIM

Agora, fazendo uma modesta comparação de fatos e constatações simbólicas e ligando as coisas de lá com as de cá, cheguei a conclusão que: o vermelho e o amarelo, desde os mais remotos registros do Império, sempre foram as cores consideradas de boa sorte, fortuna, prosperidade e sagradas para o Imperador. O amarelo só podia ser usado nas vestes do Imperador, ninguém mais tinha esse direito.

A questão do significado das cores tem até os dias de hoje um peso muito grande na cultura desse país.

E aí o partido que vem para libertar o povo da opressão do império, cria a sua bandeira e usa que cores mesmo??? Fui…

Zài Jiàn!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Significados na Bandeira e na moeda chinesa

  1. Oi! Estou lendo seu blog e estou adorando as postagens!!!

    Agora, sobre essa questão das cores, não tem nada a ver com cores imperiais que estão sendo usadas pelo governo que veio para libertar o povo da monarquia e opressão… O vermelho e o amarelo são cores comunistas. Veja as bandeiras da União Soviética, Vietnã, Partido do Trabalho da Coreia e de várias outras organizações e partidos comunistas e revolucionários do mundo inteiro. O vermelho significa o sangue derramado dos trabalhadores pela liberdade dos povos durante as guerras e manifestações e o amarelo significa a luz e o sol dos dias de liberdade e de governança dos operários e camponeses.

    Um abraço!

    Curtir

    • Olá Lucas,
      Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Você está certo quanto a questão das cores comunistas, e deixei isso claro no parágrafo que explica a concepção oficial.
      Mas a história da China vem de muito antes de haver a questão de partidos e ideologias modernas.
      O vermelho, desde sempre, é a cor preferida dos chineses: traz sorte, saúde e prosperidade. As noivas se casam de vermelho, as lanternas são vermelhas, os envelopes de dar dinheiro no ano novo chinês são vermelhos, as portas das casas são vermelhas. Essa tradição vem de mais de 5 mil anos.
      Já o amarelo era a cor exclusiva do imperador. Somente ele podia usar a cor, seja para as vestimentas como para utensílios domésticos e decoração.
      Portanto as cores vermelho e amarelo são as cores que os chineses mais amam desde sempre. Assim, apesar da questão de hoje, desde 1949, a China ser um país comunista, essa tradição é mais forte do que a cor usada pelos comunistas mundo afora.
      Podemos dizer, que uniram o útil ao agradável aqui, dentro da concepção que a China é o país do Meio, e os chineses sempre acreditaram que eram o centro do mundo (mesmo antes de toda essa revolução econômica chinesa), as cores do novo regime casam perfeitamente com a tradição e a cultura milenar super respeitada na China.
      O que se fala aqui é que as cores da bandeira mostram a nova China que, apesar das conquistas sociais, não apagou as tradições do seu passado glorioso (o Império).

      Além da questão da tradição, da cultura, da certeza de que a China é o centro do mundo (como diz seu nome em mandarim – Zhong Guó – País do meio), os chineses são muito supersticiosos e acreditam na manutenção dessa tradição. Se você perguntar a um chinês sobre as cores da bandeira, eles provavelmente responderão que são as cores da China. Poucos falam que são as cores do partido.

      Tudo que escrevi pode parecer meio ‘fantasioso’, mas se você vivesse aqui ia entender um pouco o quanto o patriotismo e a tradição estão arraigadas nesse povo. E por conta disso, dessa minha convivência diária com esse povo há tantos anos, que me permito fazer as analogias e comparações.
      Espero ter me feito entender.
      Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

      • Estimada Christine, agradeço muito sua explicação, mas calma, não quis criticar ou atacar, pelo contrário, eu adorei o artigo assim como vários outros e não estou aqui para contestar sua convivência com o povo chinês ou algo do tipo. Só achei a pergunta reflexiva no final realmente um pouco irônica ou sem muita razão justamente porque foi uma união do útil ao agradável, como a Sra disse, e não uma marca de manter a opressão… Enfim, me desculpe se pareci ofensivo no meu comentário, não era a intenção.

        Curtido por 1 pessoa

      • Lucas,
        Acho que me expressei mal, mas não encarei como crítica negativa e muito menos ataque. Acho que devemos colocar nosso ponto de vista sim. E como disse, a sua explicação é correta sim, só que aqui na China as cores também envolvem outro conceito, uma bela coincidência, não é?
        Não tenho do que desculpar vc. Muito pelo contrário!
        E sim, acho que quando escrevi, o tom era um pouco irônico sim….hehehe.
        Abraço!

        Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Dinheiro chinês – o Remembie – RMB | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s