Blog/China/Cultura Chinesa/Livros/viver na China

Livro: A boa Terra

Esse é mais um livro da Pearl Buck, acho que um dos mais conhecidos do público. A história é comovente e mostra a China numa outra época. A vida rural, os pobres, os ricos, os arranjos de casamento, as coisas que eram importantes para ser aceito ou não, o valor de cada um dentro da sociedade. É uma época de mudanças econômicas e sociais na China.

Para mim a narrativa foi singela e ao mesmo tempo rude, teve muitos momentos de ternura e amor e outros de guerra e ódio. Cheio de altos e baixos, o que nos prende ao livro como um imã, atravessa a vida do camponês Wang Lung desde sua mocidade até sua morte. Sua luta para sobreviver, o enriquecimento, a relação entre pais e filhos na China pós Império e anterior à Revolução são retradas de maneira surpreendente.

 boaterra

A questão da mulher e sua condição na sociedade é latente durante todo o percurso, e tem passagens que realmente impressionam pela sua realidade cruel.

Mais uma vez Pearl Buck usou de seu conhecimento natural sobre a vida na China, afinal ela cresceu dentro dessa realidade. “A Boa Terra” foi o segundo romance de Pearl e publicado em 1931. Nesse mesmo ano vendeu mais de 2 milhões de exemplares. A obra foi traduzida em 30 idiomas, adaptado ao teatro e ao cinema. Deu a autora um prêmio Pulitzer e, alguns acreditam que foi o responsável pelo prêmio Nobel que recebeu anos mais tarde.

Não quero escrever mais sobre a história porque tenho a impressão que vou desvendar o mistério que circunda cada página, estragar a surpresa do leitor. Por ser uma sucessão de fatos muito bem conectados fica muito difícil a síntese, ou contar uma passagem marcante que não levante um pouco o véu da próxima página.

 Por isso deixo para vocês o prazer da descoberta! Esse livro tem continuação com mais 2 titulos: ‘Os filhos de Wang-Lung’ e ‘Casa Dividida’. Mas ainda não li nenhum dos dois. De acordo com a critica eles se completam, mas mesmo assim são independentes. É possivel entender uma historia sem ter lido a anterior. Para quem leu, a informação acaba se tornando muito mais rica. Vamos ver… Depois conto…

Zài Jiàn!!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Livro: A boa Terra

  1. Pingback: A infindável lista de curiosidades chinesas | China na minha vida

  2. Pingback: A mulher chinesa e seus direitos | China na minha vida

  3. Pingback: China – Direitos da mulher chinesa

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s