Blog/Cenas da China real/China/Compras/Curiosidades/viver na China

Óculos chineses.

Decidi conhecer e mostrar aqui todos os mercados existentes na cidade. Não sei se vou consigar, porque isso é algo que brota aqui que nem capim!rs.  Já escrevi sobre o wet market, depois o muslin market, no ano passado sobre os das flores, do chá, o das noivas e o das pérolas (esse link é o de Zhuji, mas já escrive sobre outros…) e agora, vou contar um pouco sobre o mercado dos óculos.

Sim, um mercado inteiro de óculos, de todos os jeitos, preços, cores, materiais que se possa imaginar. As cópias de marcas famosas, as imitações baratas e as nem tanto, as marcas chinesas, claro. Fiquei espantada na primeira vez que fui lá.

chinanaminhavidaglasses2Quando fomos ao oculista aqui, logo veio à dúvida: onde mandar fazer os óculos e confiar na procedência das armações e das lentes (principalmente)? A própria médica do hospital internacional, recomendou o tal mercado de óculos. Mas… Mercado chinês de óculos? Não tem ótica nessa cidade? Têm… Mas se paga o quádruplo do valor do mercado pelo mesmo produto num shopping da cidade. Então vamos.

Claro que o lugar é mega, hiper, super gigante. E o que mais me espanta: dois andares inteiros de lojas de óculos. Eu não entendo bem como isso dá certo aqui, mas o comércio popular é bem setorizado. Se a rua vende instrumentos musicais, se encontra o que imagina com uma loja grudada na outra. Se o produto é cortina, a mesma coisa. E assim vai…
Outra característica: sempre vazios. Ou talvez, por serem tão grandes a gente não tem a exata noção do quanto de gente tem lá dentro. Os produtos vendidos são os mesmos também! E se você quer uma coisa que o vendedor não tem, ele diz para esperar que irá buscar no ‘estoque’. Mas esse tal ‘estoque’ é a loja mais próxima que ele encontrar com o que você quer. E aí ele vende o produto do outro, tudo em perfeita harmonia.

2013-11-20 17.12.41

Os preços são praticamente os mesmos. Ou melhor, para os chineses devem ser exatamente os mesmos, mas para nós ‘laowais’, eles sempre fazem um ‘ajuste’!

O primeiro desafio: em qual das 7.988 lojas entrar (número fictício, claro)? Aí você começa a andar, olha a vitrine, a cara do vendedor, repara se estão comendo ou não, se tem alguém que arranha um inglês e vai fazendo a seleção. No nosso caso, já tínhamos um cartão com a indicação da oftalmologista. O que facilitou bastante, mas não nos fez deixar de dar uma rodada pelos corredores para ver o que nos esperava.

O segundo desafio: escolher entre as 568.729 armações disponíveis. Mas é tanta opção, que no final se sai de lá esgotado.

IMG_4993

O preço: ao gosto do freguês. E quando se decide a armação, o vendedor vem com uma caixinha, com oito opções de lentes e a tabela do preço de cada uma, e coloca na nossa mão, como se a gente entendesse tudo de lentes e suas diferenças. Para mim são vários pedaços de vidro. Resumindo, já que era assim, comprei três armações com as respectivas lentes (escolhi as de preço médio, antirreflexo e que não risca), por 900 RMB, cerca de 300 reais. Claro que não são armações de grife, até porque, na dúvida da procedência, preferi o produto nacional. E são óculos para ler, ou seja, nada de extraordinário.

Agora, se alguém quiser óculos ‘mega fashion’, também tinha aos montes! Não resisti, e enquanto eles faziam meus óculos (sim, esperei 20 minutos e saí da loja com meus três pares de óculos… inacreditável!), comecei a experimentar e demos boas risadas.

chinanaminhavidaglasses


chinanaminhavidaglasses1

E se a pessoa não foi ao oculista? Pode ir lá também, porque eles têm TODOS os aparelhos que a minha oftalmologista usa (para exames básicos, claro), fazem o exame, discutem entre si e não te cobram a consulta!

chinanaminhavidaglasses3

Serviço completo!

E se tiver qualquer problema, volta lá e eles fazem de novo, consertam ou trocam. Tudo com garantia! Rs.

Ah, e minhas armações estão perfeitas até agora, nada quebrado, nenhum arranhão. Recomendo! =]

Zài Jiàn!

 

Anúncios

27 pensamentos sobre “Óculos chineses.

  1. olá sou vendedor de armações e gostaria de saber como posso fazer para comprar direto da China para revender, mas gostaria de saber dos modelos de acetato, com um preço bom.

    Curtir

    • Oi Marcio…
      Eu não tenho a mínima ideia de como fazer isso…rs
      Talvez fosse melhor vc contratar o serviço de alguém que conheça o mercado e os trâmites de importação /exportação. Na minha opinião isso é investimento, para evitar dores de cabeça futuras. Abraço.

      Curtir

  2. Gostei muito da matéria!!!
    Poderia me explicar melhor onde fica esse mercado que você visitou? Qual cidade? Referência?
    Obrigado,
    Abs

    Curtir

  3. Não sei se você foi no shopping de óculos da estação de trem ou se foi no da East Nanjing Rd, o primeiro é enorme mesmo. Já estive lá algumas vezes, mas nunca comprei nada, pois sempre vou à cidade dos óculos, na província de Jiangsu. Lá, as opções são infinitas e as cópias muito boas.
    Costumo fazer o exame na hora ou então utilizar a armação anterior como modelo.
    A Marília Gabriela ficaria louca num lugar desses.

    Curtir

  4. Minha nossa! Quem usa óculos deve se acabar nessa feira kkkkk.. eu ia me acabar em óculos de sol… ainda mais que quase todos os produtos do mundo são feitos aí, qualidade é o de menos kkk

    Kisu!

    Curtir

  5. Fico perdida numa ótica normal, para mim é muito difícil decidir o q comprar, imagine só eu ai…vou ter crise de pânico.
    Cada modelito q vc experimentou…q só Deus!!!rsrsrs
    Bjs

    Curtir

  6. Bom comentário Christine. Aqui no BR há tempos eu ja vinha comprando óculos chineses de boa qualidade, inclusive umoftalmo parente de um colega de serviço avalizava, mas em outubro pude ir ua uma meca, como tu foste, em GZ e comprei logo 4 oculos de grau, lente super boa, antireflexo (custamos p falar antireflexo em mandarm = “soa como cambilau”), armação super boa, os melhores que ja tive, por 200 ARS (todos).Aqui no BR, em qq ótica, sairia umas 15 x mais. Abçs

    Curtir

  7. oi!
    realmente inacreditável o tamanho do shopping, e os modelos a disposição, e os valores! aqui, pelo que vi, vc compra os “made da i”, por um absurdo de valor! as lentes, custam barato, mas as armações, uma loucura!……..
    …………….beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  8. Christine, sabe que tem horas que eu acho a China parecida com a cidade de São Paulo. Em São Paulo você encontra tudo que possa imaginar. Falo isso por causa das consultas oftalmológicas nas lojas. Em São Paulo também fazem isso e também vendem chapas de pulmão personalizadas, receitas médicas,…, e outras bobagens mais,kkk!
    Um abraço grandão para vocês,
    Manoel

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s