Como prometi, aqui estão às fotos do Mercado das Flores (Huāhuì shìchǎng) de Puxi, perto da minha casa. Flor é ‘Huā’.
Sinto dizer que sou muito amadora no quesito fotografia. Não tenho máquina boa, sempre me esqueço de levar a pequena, então o que funciona mesmo é a do celular.
Hoje sinceramente, máquina fotográfica de boa resolução, é um item indispensável nos aparelhos que olho. Se não fosse assim, não poderia ilustrar a maioria dos posts desse blog! E também tem o fato, que celular sempre está na mão, e muitas vezes quando nos vêem tirando foto logo vem um funcionário pedindo para parar. Com o telefone fica mais fácil dar uma disfarçada em locais como um supermercado ou mesmo dentro de um banco. J
Mas tudo isso, só para justificar as fotos que posto aqui!!! Claro, né? Tenho que defender as minhas postagens. E aqui entre nós, tem fotos que eu só posto porque ficaria muito sem sentido se não pudesse mostrar o fato. Mas muitas vezes fico um pouco frustrada com o que vejo aqui e com a realidade que fotografei. Não bate, sabe? A foto não consegue traduzir ou reproduzir com fidelidade a cena que vi. Mas vamos embora assim mesmo…
Voltando as flores, o mercado é composto por dois enormes galpões que funcionam como estufa no verão e freezer no inverno. Somente as lojas de orquídeas são fechadas e possuem sistema de refrigeração e aquecimento. Os demais boxes são abertos e as flores e plantas expostas uma ao lado das outras. No começo é difícil se tornar freguês de uma loja só, é tudo muito parecido, mas depois de um tempo a gente aprende. No primeiro são praticamente só flores e plantas, mas tem algumas lojas de decoração e louças.
No segundo há uma parte da entrada com peixes (há outros animais também, mas em numero bem pequeno. O forte são os aquários e os acessórios para eles). Depois numa segunda ala há muitas lojas de móveis, decoração, louças e cerâmica, velas e cestas. Bom, não dá para descrever tudo, mas é de ficar enlouquecido aqui com tantas coisas lindas, mas pouco valorizadas pelo chinês comum. Os estrangeiros são os aficionados pelos móveis e vasos chineses, portanto os preços por aqui são para estrangeiros. Mas ainda baratos, acreditem.
Do lado de fora, ainda tem algumas lojas de louça e quadros e as flores campestres em vasos de plástico. Muita pechincha e a difícil missão de escolher que flor levar. Pessoalmente, sou apaixonada por orquídeas. No Brasil sempre tinha uma na sala, mas aqui posso ter meia dúzia pelo mesmo preço! Essa é a parte boa.
E para não comprovar, eis minhas compras da semana passada: 5 orquídeas (2 pequenas e 3 enormes), 3 vasos de flores campestres, 1 vaso de plantas, 1 maço de flor bico de papagaio (acho), um maço de folhagem e 2 arranjos prontos com o vaso de vidro transparente. Tudo isso custou 320 remembies, traduzindo: 80 reais. Era quase quanto eu pagava por uma orquídea há 3 anos atrás e numa floricultura de bairro, nada de luxo.
Bom essa é uma das boas coisas de se viver na China, poder ter sempre a casa florida e cheia de energia.
Zài Jiàn!
Gostei, onde fica esse mercado?
CurtirCurtir
Oi Joice, na Hong Jing Lu 718. Honqiao. Abraço
CurtirCurtir
Amei o texto e estou muito curiosa para conhecer este lugar, poderia me passar o endereço do mercado das flores por favor …
CurtirCurtir
Olá, Cristina. Ele fica na Hong Jing Lu, 718 – Honqiao. Abraço e volte sempre por aqui!
CurtirCurtir
Pingback: Óculos chineses. | China na minha vida