Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Livros/viver na China

Livro: Um Brasileiro na China

Visitando uma amiga e dando uma espiada básica na sua estante de livros (mania de leitores compulsivos…rs) me deparei com esse livro: “Um Brasileiro na China – o olhar de um jornalista estrangeiro sobre o país que mais cresce no mundo.” Do jornalista Gilberto Scofield Jr.

Claro que logo perguntei se poderia ler, levar emprestado, ela disse que já devia estar desatualizado, mas claro…

Realmente um livro de 7 anos atrás, contando histórias vividas desde 2004 (mesmo ano que meu marido veio para a China), onde o ponto alto são relatos de um ocidental desbravando, conhecendo e tentando entender o que se passa nas terras de Mao, pode parecer desatualizado mesmo.

Na realidade é e não é. Posso explicar:

Nenhum país na face da terra cresceu, se modificou e modernizou tanto, em tão pouco tempo. Passou por tantas transformações, mudanças de paradigmas, novos desafios sociais, econômicos e até políticos. Mas ao mesmo tempo, se manteve fiel e pragmático as mudanças culturais.

Capa do Livro.

Capa do Livro.

Os questionamentos e fatos que o autor coloca em cada capítulo, fazem parte do passado sim, pela situação quase caricata que era a China de 10 anos atrás na visão do Ocidente. E cada capítulo mostra que ainda há muitos resquícios daquela China nos dias de hoje, uma potência econômica no panorama mundial.

O estrangeiro que vem para China hoje, se depara com quase todas as situações relatadas, mas de uma maneira muito mais light, pois afinal a China mudou. Só que não tanto a ponto de apagar suas marcas culturais que, na minha opinião, jamais desaparecerão.

Nesse ponto, uma pessoa que conheceu a China há um ano, ao ler esse livro (ou o da Sônia Bridi – Laowai), vai dizer: ‘mas que exagero! A China não é ‘tão’ assim, o autor quis fazer sensacionalismo’… E juro, já ouvi brasileiros  falarem isso do livro da Sônia. Mas quem conhece a China há mais de 8 anos, é testemunha do que foi descrito pelos dois autores… E ainda é capaz de somar alguns pontos… Acreditem.

Agora o que me encantou foram as lembranças que me trouxe. Me fez voltar no tempo, rir de cada descrição muito bem feita,  me ver em situações semelhantes e perceber o quanto a vida na China mudou, as cidades chinesas evoluíram, como esse país cresceu freneticamente nesses 10 anos que estamos aqui. Quantos desafios enfrentamos e vencemos (ou não…), quantas adaptações fomos forçados a fazer, quantas certezas tivemos que deixar para trás.

Não que eu não soubesse disso antes. Todos os dias vemos o progresso batendo na porta, lemos as notícias nos jornais mundiais, percebemos na pele como está ficando difícil o estrangeiro se manter aqui e o quanto mais fácil está o processo de adaptação desse mesmo estrangeiro.

Só que, de repente, essa leitura me proporcionou um ‘flashback’ da China na minha vida. Aquela coisa saudosista mesmo.

Gilberto Scofield Jr. veio para a China como correspondente do jornal ‘O Globo’ e colaborador da Globonews em 2004, quando a China fervilhava nos preparativos para as olimpíadas de 2008, em Beijing.

Gilberto Scofield

Gilberto Scofield Jr.

Em 55 divertidos e interessantes capítulos, ele relata as suas experiências e percepções sobre a cultura, sexualidade, drogas, religião, consumo, enriquecimento e outros tópicos que nos surpreendem ao chegar na China.

Dentre tantas coisas que valeria citar, vou registrar um capítulo, que quando li, comecei a rir e pensei: esse cara sabe prever o futuro! O título do capítulo é:

‘Preparem-se para o turista chinês!’…

Sem mais!

Zài jian!

Anúncios

10 pensamentos sobre “Livro: Um Brasileiro na China

  1. É tão legal ver a visão de um brasileiro num país totalmente diferente do nosso. EUA, Europa, é interessante, mas a Ásia em particular é um outro mundo.

    K!

    Curtir

  2. Oiêeeeeeeeeeeeeeee….
    Realmente já tinha me deparado com esse livro…mas estou tão atualizada q estes anos descritos são boas memórias de tempos idos ainda q recentes(8 anos)muito diferentes do q se tem agora…
    Agora resta vc escrever um livro atualizado…ñ levará 5 anos,para fazer pareo com esse,
    logo se lerá a estória da China vivenciadas por pessoas diferentes atualizadas por etapas.
    Beijusssssssss

    Curtir

  3. oi! acho que vc já imagina o meu comentário……. boa tarde por aqui! Não li nenhum dos dois livros, mas tenho certeza que vc poderá escrever muito melhor, com observações e vivências muito mais concretas, pelo tempo que está ai, pela tua sensibilidade…………..estou aguardando! beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s