Todos sabem (ao menos quem visita o blog há algum tempo) e quem segue a fanpage no Facebook também sabe que criei um ‘Dia de Panda’, toda quinta feira, postando uma foto ou alguma curiosidades relacionada com os ursos mais fofos do planeta. Isso causou algumas confusões no início, pois os leitores pensavam que era o dia oficial do Panda na China. Mas não, nem sei se existe esse dia oficial. Por isso criei o meu Dia de Panda, e deu!
Também já abracei um panda de verdade, que você (caso não tenha visto), pode conferir o vídeo aqui.
Fora tudo isso, as pessoas que sabem de toda essa minha relação com os Pandas, me dão presentes de pandas, me mandam fotos para publicar no tal Dia de Panda ou simplesmente mandam mensagem: – Ontem lembrei de você: vi um Panda (geralmente algum objeto com o panda estampado). Bom, nem preciso dizer que A-DO-RO!
Descobri algumas curiosidades que vou dividir com vocês:
- O panda gigante (Xiong mao 熊猫, em mandarim) é conhecido como Tesouro Nacional na China, os ursos negros e brancos que vivem em florestas de bambu na China central.
- Os pandas gigantes são os animais mais raros do mundo, e eles são considerados espécies ameaçadas de extinção.
- Há apenas cerca de 1.500 animais que são criados o mais próximo possível do seu habitat natural. Cerca de 140 pandas vivem em zoológicos e centros de proteção e procriação em todo o mundo.
- Pandas gigantes tem como habitat natural, as montanhas nas províncias de Sichuan, Shanxi e Gansu de China central.
- Pandas vivem em lugares onde existe uma densa floresta de bambu em encostas úmidas e relativamente altas (cerca de 1.000 a 3.000 metros acima do nível do mar).
- Os pandas gigantes estão entre 1,5 a 2 metros de altura, e em média 1 metro de largura. Os machos pesam até 115 quilos, e fêmeas podem chegar a 100 quilos. Um bebê recém-nascido pesa cerca de 1/1000 do peso de sua mãe.
- Pandas gigantes vivem 15 a 20 anos em estado selvagem, mas já foram encontrados alguns que deveriam ter cerca de 35 anos.
- Um panda gigante selvagem come 99% por cento de bambu e 1% de gramíneas e pequenos roedores.
- Os pandas gigantes são solitários. Machos e fêmeas só se encontram durante a estação da primavera, para acasalamento.
- Depois de um terremoto ter devastado o principal centro de preservação desses animais da província de Sichuan, em Chengdu, no centro do país, e muitos pandas tiveram que ser transferidos para impedir a extinção da espécie, o governo iniciou um projeto denominado “Diplomacia dos Pandas”. Hoje este projeto está vinculado a contrapartidas comerciais com países estrangeiros, onde a China pode praticar a arte do Guanxi, tão valorizada por aqui.
Bom, isso são as características básicas da raça, minha paixão!
Quem gosta de panda aí?
Zài Jián!
Pingback: Oito fatos sobre Beijing | China na minha vida
Amo pandas tb….não tanto qto vc…rsrsrs
São lindos e fofos.
bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você sabe se os pandas adultos são agressivos?
CurtirCurtir
Olá Aristóteles.
Não sei. Nos locais onde fui ver os pandas, o que tive contato era um bebê. E hoje todos os animais são criados em cativeiro, o que os torna menos selvagens.
Abraço.
CurtirCurtir
oi!
boa tarde!
fazia tempo que não cochilava gostoso!
lindo post!
beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
Beijo, Edson! =]
CurtirCurtir