Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

A arte da Caligrafia Chinesa

Há alguns dias fui fazer uma visita guiada à Associação de Caligrafia e Pintura de Shanghai, pois realmente me encanta essa arte de escrever com os pincéis.

Na contra mão da grandiosidade das coisas na China, o local fica numa casinha bem modesta num Shikumen (construção típica de Shanghai) na Concessão Francesa. Na realidade, nesse local a grandiosidade está na mão dos artistas que convivem ali e propagam sua arte milenar, passando os ensinamentos de geração a geração. Hoje a associação de Shanghai conta com 55 membros.

A intenção dessa visita, que foi promovida por uma associação para expatriados que há na cidade, foi de conhecer um pouco mais a fundo a  experiência profissional de alguns dos seus membros, os diferentes tipos de caligrafia, e aprender um pouco sobre a cultura caligrafia chinesa.

Sobre a Caligrafia Chinesa

A caligrafia chinesa ou a arte da escrita, como eles costumam chamar,  é uma parte importante da cultura chinesa, e tem sido tradicionalmente considerada como a mais elevada forma de arte visual na China. Com uma história de mais de cinco mil anos, a caligrafia chinesa é rica em conteúdo e tem atraído a atenção de artistas de todo o mundo.

O nome local para a caligrafia na China é Shūfǎ – 書法,  que significa literalmente o caminho (regra ou lei) da escrita.

A caligrafia chinesa é tão abstrata e, ao mesmo tempo, é considerada a capacidade mais reveladora de uma pessoa na cultura chinesa. Ela também é considerado como uma forma ativa de manter a saúde física e mental em harmonia. Historicamente, muitos artistas de caligrafia na China eram conhecidos por sua longevidade.

E tenho que fazer um adendo aqui: o membro mais velho dessa associação tem 94 anos e estava por lá dando seus palpites, fora que o fundador da mesma, tem 102 e, segundo os colegas, às vezes aparece!

c34bf936500cf10b4873bfd306487dad_

E também tem um artigo que escrevi o ano passado sobre um senhor que escrevia seus poemas numa praça, para serem apagados depois, pelo simples fato de treinar e treinar. Existem muitos que escrevem com água, e isso é bem comum de se ver por aqui, principalmente nos parques.

Segundo o presidente atual da associação, fazer a caligrafia (e a pintura – que é encarada como uma forma desenvolvida da caligrafia), é um momento de ‘amor’ e reflexão sobre a vida e nossos costumes.

Interessante. Isso é a alma do artista!

Os quatro tesouros da caligrafia

As ferramentas de caligrafia são o papel, a tinta, a pedra de pintar e o pincel, que são chamados de  “os quatro tesouros” dessa arte.

fd4535361eb24d4789bf7dc476f6afef_

Os pincéis mais comuns são os de pele de carneiro (mais macio) e de lobo (mais duro), e para alguns trabalhos, eles usam um pincel que é a mistura dos dois. Mas também podem ser  de uma grande variedade de animais, incluindo a doninha, coelho, veado, galinha, pato, porco, tigre.

Li também que há uma tradição de fazer um pincel usando os cabelos do recém-nascido, como uma lembrança para a criança no futuro. Esta prática está associada a lenda de que um estudioso chinês antigo passou, na primeira tentativa, nos concorridos exames imperiais usando o pincel feito com seu próprio cabelo.

O cabo do pincel pode ser  de bambu ou materiais nobres como o sândalo vermelho, cristal, marfim, prata e ouro. A grossura e o tamanho dos pincéis também variam, e a beleza deles deixa qualquer um louco (leia-se eu) quando se depara com uma loja especializada!

Os pincéis de caligrafia são considerados como uma extensão do braço do calígrafo.

Hoje em dia, a caligrafia também pode ser feita usando uma caneta, mas convenhamos que perde muito da sua beleza e peculiaridade.

O papel arroz, Xuanzhi – 宣紙, tradicionalmente feito na província de Anhui, é o tipo preferido de papel. Também são utilizados papel de bambu, amora e cânhamo.

Tinta – bastão de tinta, são feitos de fuligem e aglutinadores, que devem ser esfregadas com água em um pedra de tintura, até que a consistência correta seja alcançada. As tintas engarrafadas ,prontas para uso, estão agora disponíveis, mas a tradição defende os bastões de tinta. O argumento é que as tintas já prontas podem borrar e escorrer depois do trabalho pronto.

Tradicionalmente, a caligrafia chinesa usa apenas tinta preta, mas calígrafos modernos tem usado outras cores nos seus trabalhos.

Pedra de tintura, ou tinteiro, é uma base de pedra, cerâmica ou argila, e é usada para moer o bastão de tinta tranformando-o em tinta líquida. Aprender a esfregar a tinta na pedra de tintura é uma parte essencial do estudo da caligrafia.

Os tinteiros chineses são altamente valorizados como objetos de arte.

Além disso, eles também usam o pote de água, o peso de papel e a tinta vermelha com seu carimbo pessoal.

Todo artista tem que ter seu próprio carimbo, é assim que eles assinam suas obras. E sobre a importância do carimbo na cultura chinesa, eu também já escrevi aqui no blog.

Para selar suas obras, ou documentos, é usada uma tinta vermelha, super tradicional na China, que é composta de óleo, incenso e uma mistura de 8 ervas.

Os estilos da caligrafia

Há 9 estilos de caligrafia reconhecidos, mas os principais são os 6 últimos desse gráfico.

cal

O estilo tradicional de caligrafia e escrita, ainda é usado em Taiwan, Hong Kong, Macau e nas demais ‘Chinatowns’ espalhadas pelo mundo, já que normalmente essas pessoas deixaram o país antes da formalização dos caracteres simplificados como escrita oficial do mandarim. Na China, hoje a escrita oficial é com os caracteres simplificados.

A experiência

Bom, eu juro que tentei, mas pincel e tinta nunca foi para mim. Sou do time da caneta! =)

E na hora de escrever o nome, eles acharam por bem escrever o meu, assim eu teria uma bonita recordação da visita. Claro que concordei na hora!

Zài Jián!

Anúncios

13 pensamentos sobre “A arte da Caligrafia Chinesa

  1. oi!
    bom dia ainda!
    babei no post!
    beijo grande para vc e familia!
    ps.: ainda acho que vc deve tentar e vai conseguir
    escrever com os pincéis!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s