Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Os guardiões de pedra das portas chinesas

Todos sabem que a China tem seus ícones na arquitetura, como os telhados protegidos por animais, as lanternas, as portas imponentes e também os leões que protegem as entradas das casas, estabelecimentos comerciais, condomínios, portais de parques e qualquer outra coisa que seja identificada como entrada! Na verdade, podemos encontrá-los, mesmo fora da China, na porta de ‘Chinatowns’, restaurantes e bancos chineses.

A grande maioria são estátuas de leões de pedra, com sua aparência majestosa e impressionante, têm o objetivo de proteger e espantar os maus espíritos. Já que lugares guardados com esses animais, com suas bocas abertas, como se estivessem rugindo, dão um ar de imponência, o que certamente traz um sentimento de temor e respeito aos que estão prestes a entrar. Ao menos era assim que os chineses pensavam quando introduziram esses animais nas suas portas!

Na China, eles são tradicionalmente conhecidos como shi 狮 que significa “leão”, ou Shishi 石狮 , “leão de pedra”. No Ocidente, eles são mais conhecidos como “cães fu”. Termos alternativos incluem ‘leões da guarda’,’leões da guarda imperial’,’leões do templo’.

Os leões são feitos principalmente de pedra, mas também há os de bronze. Hoje em dia, podemos achar leões de cerâmica, concreto, madeira e até fibra de vidro. Tempos modernos…

Foto de Rafael Dutra.

Foto de Rafael Dutra.

Mas… na China existiam leões, na antiguidade?

Não, os leões não são nativos da China. Sabemos que são da África, Índia e América do Sul. Acredita-se que eles foram trazidos para a China da Ásia Ocidental, como presentes para o imperador na dinastia Han (25 dC – 220 dC), o que causou uma grande sensação entre os chineses. Desde então, os leões ganharam popularidade na China e assumiram o status de “animais auspiciosos” (ruishou 瑞兽).

De onde surgiu essa tradição?

Os primeiros leões de pedra foram esculpidos no início da dinastia Han, na mesma época da introdução do budismo na China antiga. Segundo a lenda, Sakyamuni, fundador do budismo, foi visto após o nascimento apontando para o céu com uma mão, para a Terra com a outra e rugindo como um leão.

Tradicionalmente, as estátuas de leões guardiões ficavam na frente de palácios imperiais, túmulos imperiais, escritórios governamentais, templos budistas, e casas dos ricos. O costume de usar leões de pedra como figuras da guarda, para decorar as portas da frente das casas comuns, foi introduzido após as dinastias Tang e Song.

E para que servem?

Sobre isso, já falei um pouco na introdução, mas existem mais alguns ‘segredos’: conhecidos como o rei dos animais, o leão tem sido o símbolo de poder e prestígio desde os tempos antigos.

Na fé budista, o leão é considerado como um animal divino de nobreza e dignidade, que pode proteger a verdade e afastar os males.

Devido aos seus benefícios, que presumem ser de proteção, leões de pedra são feitos para serem colocados no portão de edifícios a fim de manter um olho em quem entra nele, afastando o shaqi 煞气 – espíritos malignos e convidando a boa sorte a entrar.

Aos pares

Leões de pedra são normalmente concebidos em pares, que consiste de um macho e uma fêmea, com o leão macho à esquerda e a fêmea à direita refletindo a filosofia chinesa de Yin e Yang.

Normalmente, o leão macho descansa sua pata em uma bola, representando o mundo, e a fêmea  acaricia um filhote brincalhão que está em sua volta. Diz-se também, que a bola simboliza a unidade do império, e o filhote a descendência próspera. Ambos os significados são muito pertinentes a cultura imperial chinesa.

Os estilos de leões de pedra têm variado ao longo da história, como resultado de trocas dinásticas. Suas formas tornaram-se mais ou menos padronizadas nas dinastias Ming e Qing e transportadas para os tempos modernos.

Onde e como colocar os leões de pedra na porta

Quando leões de pedra são usados fora de uma porta de entrada, a colocação mais auspiciosa (chinês adora essa palavra) de acordo com feng shui é com o macho à esquerda e a fêmea à direita, com as costas para a porta.

Se eles estão colocados no interior de uma casa ou um escritório, os rostos dos leões de pedra devem estar voltados para fora. E evite colocá-los no chão, é melhor em pequenos pedestais.

Como eles são exibidos em pares por padrão, segundo os chineses, colocar apenas um vai trazer má sorte. E ninguém quer isso, não é?

Os leões de pedra mais famosos na China, estão na Tiananmen Square 天安门 – Praça da Paz Celestial, na entrada da Cidade Proibida.

sculpture-1028318_960_720

Curiosidade da cultura popular

Um dos mais famosos trava línguas chineses, envolve os leões de pedra. Vejam se vocês conseguem falar sem gaguejar!

, , 十四 十四, 四十 四十, 十四 狮子

Sì shì sì, shí shì shí, shísì shì shísì, sìshí shì sìshí, sìshísì zhǐ shīzi shì sǐ de

4 é 4, 10 é 10, 14 a 14, 40 a 40, 44 leões de pedra estão mortos.

Eu ainda prefiro os trava línguas em português! =]

E você, gosta dos leões? Qual o símbolo chinês que mais te agrada? Deixa aqui nos comentários!

Zái Jiàn!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Os guardiões de pedra das portas chinesas

  1. Oieeee…eu acho lindos!!!
    Não sabia q eram macho e femea, e nunca tinha me detido na bola com ele e na criança com ela…
    Interessante tb serem colocados sempre em cima de pedestrais, mesmo em ambientes internos e o mau agoro qdo colocado um só.
    bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. oi!
    agradecido pelo post, delicioso!
    preciso criar vergonha e esculpir um par para mim!
    vai convidar o atual presidente do Brasil, para um cafézinho
    na sua casa? êle está por ai!
    rsrsrsrsrsrsrsrsr
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s