Algumas pessoas me perguntaram se existia Dia das mães na China, então está a resposta e alguns fatos interessantes (como sempre… =O)
O dia das mães existe e na mesma data que o nosso, segundo domingo de maio. Digo isso, porque aqui é uma festa de celebrações iguais em dias e meses completamente diversos, que a gente faz a maior confusão. Na Espanha, Portugal e África do Sul, as mães são homenageadas no primeiro domingo de maio, no México é uma data fixa, 10 de maio. Na França e no Marrocos no ultimo domingo de maio…e assim vai. Nos EUA, parte da Europa, Ásia e Brasil temos a mesma data.
As flores também são o presente mais popular entre os chineses. Mas o interessante é que a flor que simboliza essa data na China é o cravo. Ontem o Mário foi ao shopping e voltou com um cravo embrulhado em celofane. Achei estranho, porque fazia muito tempo que eu não via essa flor (ou não prestava atenção) e ele disse que estavam dando para que as pessoas presenteassem suas mães.
O jornal oficial do Governo, People’s Daily, publicou um artigo esclarecendo que apesar do Dia das Mães ser uma celebração tipicamente americana, a China adotou porque está de acordo com a tradição etnica da cultura chinesa reverenciar e respeitar os mais velhos e a responsabilidade dos filhos para com os pais. Isso porque é uma celebração que vem ganhando força ano após ano, e com características bem mais ocidentais do que se gostaria. Mas desde o inicio as tradições da Cultura Chinesa foram inseridas no contexto dessa data e a preocupação é que isso se torne cada vez mais forte.
De fato essa comemoração começou em Hong Kong. Foi introduzida na China, inicialmente, com intuito de ajudar mães necessitadas e homenagear as mães da zona rural, extremamente pobres.Só em 1988 que começou a ser usado o modelo americano de ‘mãe ideal’ em algumas cidades. No final do século 20 passou a ser celebrada por toda a China.
Há pouco tempo, um membro do Partido Comunista iniciou uma campanha para fazer do dia das mães, um dia em memória a Meng Mu, mãe de Confúcio, e fundou a ONG chamada’ Chinese Mothers’ Festival Promotion Society’, Sociedade de Promoção do festival das Mães Chinesas.essa ONG suporta 100 estudiosos sobre Confúcio e palestrantes sobre ética. Eles também defendem que ao invés do Cravo, uma flor estrangeira, que os lírios sejam os símbolos e presentes oficiais dessa data, já que eram as flores que as mães chinesas cultivavam quando seus filhos saiam de casa. Esse festival não é oficial e acontece somente em algumas cidades no país.
No final a celebração é quase a mesma: os filhos dão às suas mães flores, amor e preparam algo especial como um cartão ou um bolo tradicional. Acredito que como toda a celebração chinesa, a refeição também tenha uma grande importância dentro da celebração. Também são lançados selos postais homenageando a data. Mas o que mais me chamou a atenção, me surpreendeu, é que uma forma muito comum de comemorar o Dia das Mães é através do trabalho voluntário durante esse dia e a doação financeira para os desfavorecidos. Talvez esse costume aconteça, através do vinculo com a tradição de usar a data para ajudar as mães pobres da zona rural do pais. Uma boa iniciativa, sem duvida!
Zài Jiàn!
Cris,
Feliz dia das Mães!
Adorei a idéia de fazer um trabalho voluntário nesse dia… vou adotar!
Simone Raquel
CurtirCurtir
Obrigada querida! Para vc também.
Saudades.
CurtirCurtir
Pingback: É Dia das mães na China também! | China na minha vida
Gostei do texto. Obrigada Christine! Feliz Dia das mães!!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: Dia das Mães e a Nossa Senhora da China. | China na minha vida