Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

É Dia das mães na China também!

E é isso mesmo! Para quem ainda não sabia, hoje (segundo domingo de maio) também é dia comemorado o dia das mães na China.

Como também é meu dia, resolvi me dar uma folga… mas a consciência pesa quando não cumpro minhas metas aqui no blog (ai, vida…), então resolvi buscar o que tenho já publicado sobre dia das mães e, assim, atualizar o novo leitor, ou os que não lembram dessa coincidência de celebração nos dois países tão distantes.

O primeiro texto que escrevi sobre o tema foi ‘Dia das Mães na China‘ e fala um pouco de como surgiu e como é celebrado aqui. E a publicação é de 2012… faz tempo! =]

Em 2014, publiquei um sobre o ‘Dia das Mães e a Nossa Senhora da China‘, pois encontrei algumas imagens dessa Nossa Senhora e não pude deixar de me emocionar com a beleza dela, principalmente por esse país não ter uma religião oficial e esses fatos nos surpreendem.

O outro texto, é uma republicação de um artigo, na primeira pessoa, que escrevi para o blog ‘O nome disso é mundo’, que adoro e me emociono toda vez que releio: ‘Ser mãe e o desafio de mudar de país.’  E , mesmo ele já tendo sido publicado há muito tempo, na semana passada uma mãe me escreveu que não estava sabendo lidar com a dificuldade de adaptação do filho e o texto ajudou de alguma forma. Não tem prazer maior para quem escreve, do que receber um comentário, uma mensagem assim. Faz todo o sentido continuar.

11134223_10203954019710927_1518262121_n

Mas além desses textos que falam das tradições chinesas, da minha experiência pessoal, resolvi colocar nessa lista uma resenha do livro da Xiran – ‘Mensagem de uma mãe desconhecida‘, que conta toda a angústia e sofrimento das mães que tiveram que enfrentar as duras regras impostas pelo governo em relação ao filho único e ainda lidar com o preconceito da sociedade chinesa que  só valoriza os bebes do sexo masculino.

Não deixa de ser um interessante relato para mostrar o lado de ser mãe que não é publicado (em lugar nenhum do mundo) nas revistas, nas propagandas e nas campanhas de dia das mães. Nem todas as mães vivem de maquiagem e prontas para sair, nem todas tem dinheiro ou condições para criar seus filhos como queriam, nem todas tem estudo e/ou trabalho. Mas todas são mães.

Afinal, mãe também chora, se desespera, erra e se frustra. Mãe ama incondicionalmente seus filhos, mas não quer dizer que nunca se aborreça com eles. Mãe, às vezes, tem vontade de largar tudo e sumir… e isso não é defeito, é o momento, a condição. Mãe sofre pelos filhos e pelas suas decisões (com as quais nem sempre concorda).

E isso é a realidade, rodeada de muitos, inúmeros, momentos de orgulho, alegria, amor incondicional e sem limites – meio redundante, mas mãe é assim mesmo!

Um feliz dia das mães para quem é mãe e passou por aqui.

Um dia de luz para todas as mães do mundo! Para a sua, a minha, para as que são mães e pais, as que são mães de coração…

Feliz dia das Mães!

快乐的母亲节

Kuàilè de mǔqīn jié

Zái Jiàn!

booking

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

 

Anúncios

8 pensamentos sobre “É Dia das mães na China também!

  1. Oieeeee…claro q tinha lido esses anteriores, q o Dia das Mães aqui e na China, eram comemorados no mesmo dia!!
    Mas na hora falhou, por isso perguntei…
    Ainda bem q deu um estalo, senão teria passado em branco….rsrsrsrs
    Bjs

    Curtir

  2. Parabéns para você Chris e para todas as mamães do blog,que Deus abençoe a cada uma das que exerce com Zelo e responsabilidade e gratidão este dom de Mãe.
    Forte abraço 👍🏼💞🌺🌹
    母亲节快乐!
    Feliz dia das Mães
    “muqin jie kuai le”!

    Curtir

  3. bom dia!
    paz e bem!
    muita saúde, paz, alegrias e luz para tua empreitada de mãe, fiel companheira, escritora……
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s