Eu já escrevi mais de uma vez sobre as flores aqui na China. O quanto são lindas e baratas, os mercados que vendem milhares delas, os arranjos e bouquets maravilhosos (alguns meio trash, eu concordo…rs), os parques e jardins, uma delicia para os olhos e a alma. Afinal quem não gosta de olhar belas flores, de sentir seu aromas, de encher a casa de flores ou simplesmente usar seu vaso preferido com uma braçada de flores do campo? Eu amo!
E aqui isso realmente é possivel. A primavera é a estação que mais gosto, já que saímos de meses de frio e falta de cor, apesar dos mercados terem muitas flores para vender mesmo com temperaturas baixissimas. Mas quando as primeiras flores brotam nas árvores e começamos a perceber o movimento dos jardineiros recuperando os canteiros, a grama e trazendo milhões de vasos, construindo esculturas de flores pelas ruas da cidade, parece que tudo fica mais leve, alegre, simples. Até o cinzento céu de Shanghai dá uns ‘sorrisos’ timidos para nós (deve ser de vergonha, né?).
Alguns dias atrás a Mirela Castilho, mais uma brasileira que vive aqui, saiu fotografando um mercado de flores em Pudong que eu nunca visitei. Aí não resisti: pedi às fotos para postar. =] Valeu, Mirela!
Sempre parece que é pouco, que não consigo transmitir o quão lindo é tudo por aqui na Primavera. Talvez eu sinta isso, porque no Brasil nós não temos, pelo menos em São Paulo, as estações tão bem definidas como aqui. A transição de uma estação para outra é visivel, quase palpável. Um espetáculo à parte, que nada tem haver com estar na China, mas sim com apreciar o que o planeta nos oferece. Claro que as flores baratas nos fazem lembrar imediatamente que estamos aqui, mas isso até que é muito bom!
Agora, só para finalizar, junto com as flores e a Primavera chegam a temporada dos chapéus e das sombrinhas. As chinesas detestam se bronzear, aqui a onda é embraquecer o máximo possivel. Todos os cremes das marcas mundiais mais famosas tem a versão ‘chinese style’. Então elas simplesmente se escondem atrás de abas imensas e sombrinhas coloridas e cheias de brilhos, rendas e algumas coisinhas mais! Uiiiiiii….
‘Me perguntas por que compro arroz e flores?
Compro arroz para viver e flores para ter algo pelo que viver.’
Confucio
E como amanhã é dia das Mães, e aqui na China também, que estas flores sejam entregues a cada mãe que ler esse post.
Que a beleza delas consiga exprimir todo o amor e carinho que as mães merecem.
Para a mãe da Mirela que me cedeu ‘suas’ flores, parabéns pela sua filha, uma moça linda por dentro e por fora!
Para todas as mães que estão aqui, para todas que tem seus filhos na China, longe dos olhos, mas perto do coração.
E claro, uma homenagem especial para minha mãe, Regina, que também é minha fã numero 1 no blog!(ufa…seria duro não ter nem a mãe como fã).
Obrigada, Mãe pela vida, pela educação, pelo aprendizado e pelo amor (só para resumir…rs).
Feliz dia Das Mães!
快乐妈妈日!
Kuàilè māmā rì!
Zài Jiàn!