Asia/Blog/China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens/viver na China

Onde encontrar comida brasileira na China.

Uma das maiores preocupações de quem vem para a China é onde comer e o que comer.

Eu, sinceramente, quando viajo gosto de experimentar a comida local. E não há lugar no mundo que te propicie tantas experiências gastronômicas como a Ásia. Sabores inusitados, combinações exóticas, algumas coisas esquisitas que eu passo (rs), mas tento aproveitar o máximo dessas viagens.

Só que nem todo mundo é assim, não é?

cuisine-2248567_960_720

E uma das questões mais frequentes que recebo aqui no blog é sobre onde encontrar a nossa comida ou ao menos uma comida ocidental. Cada um é um e entendo que nem todos tem esse espírito gastronômico aventureiro!

Além do que, existem os viajantes que chegam aqui dentro de uma longa jornada turística, alguns estão fora do Brasil por semanas. Nessas horas bate aquela saudade mesmo do tempero brasileiro.

Para comer bem na China

Minha primeira recomendação para quem vem a China, é baixar alguns aplicativos de restaurantes (entre tantos outros), pois eles geralmente tem a opção das maiores cidades chinesas, como Shanghai, Beijing, Shengzhen, Chengdu. E esses dois que vou indicar também possuem a opção de algumas cidades da Ásia como Hong Kong, Singapura, Bangkok, Tóquio etc.

Neles, além de encontrarem o endereço em mandarim, essencial para se encontrar aqui, terão a noção exata de o quanto é fácil comer bem na China atualmente. Esqueçam o tal estereótipo do escorpião, carne de cachorro e outras coisinhas mais…

Os que eu uso no meu dia a dia são o BONAPP e o DININGCITY.

img_5702-e1528519094661.jpg

Ambos são ótimos, mostram várias fotos dos locais, avaliações dos usuários, como chegar de carro ou de metro, disponibilizam cardápios e muitas outras informações valiosas para o bom gourmet ou só para quem quer matar a fome sem muitas surpresas.

E, acreditem: vocês vão se surpreender com a quantidade e diversidade de restaurantes internacionais que encontrarão por aqui.

E vamos ao que interessa:

Onde comer a nossa amada comida brasileira em Shanghai?

Como já escrevi diversas vezes, Shanghai é uma cidade cosmopolita, moderna e muito aberta ao estrangeiro. Então aqui não temos um restaurante/bar brasileiro. Temos ao menos quatro, que são os que conheço! E aqui vai a lista:

Boteco

Era somente um bar no inicio, mas hoje tem muito mais opções que vão desde o pastel de carne até a feijoada aos sábados, passando pela picanha na chapa e o pão com mortadela (adoro). A decoração também é um capítulo à parte.

Além de que virou o ‘point’ das festas e baladas dos brasileiros em Shanghai. Instagram @botecoshanghai

Café Carioca

Como o nome diz, é um café que além do nosso café brasileiro, tem todos os petiscos que amamos, como pão de queijo…

Dona Jannie

É tanto uma cafeteria como restaurante, e diariamente serve o feijão com arroz, picadinho, doces caseiros e todo o resto que vocês podem imaginar. Instagram @donnajannie

Latina

Esse é o mais antigo restaurante brasileiro na China, ele tem em várias outras cidades, quando cheguei em Shanghai em 2009, ele já existia. Na cidade são vários endereços. É uma churrascaria estilo rodízio, com buffet de saladas, pratos quentes e sobremesa. Pão de queijo, mandioca frita, banana frita e abacaxi na grelha fazem parte do rodízio. Instagram @latinabrazilianbbq

E para quem vive na China?

As possibilidades não param por ai. Quem vive aqui, também quer a comodidade em casa, fazer uma festa com nossos quitutes ou simplesmente matar a vontade de uma coxinha, pão de queijo, brigadeiro, empadão de frango, bolo de milho…

Claro que os restaurantes citados acima também preparam e entregam comida em casa, inclusive com opções de almoço executivo e o delivery normal do cardápio, mas além deles temos outros prestadores de serviço que podem atender os brasileiros mais saudosos.

Brazil Bakery

Eles fazem tudo de bom: de coxinha a sonho, passando por outras gostosuras da nossa culinária. Tudo feito em casa e entregue na sua porta. Instagram @brazilbakery

La Vaca Feliz

Eles fazem todos os tipos de queijo (inclusive queijo minas e requeijão), além de salgadinhos e pão de queijo.

Star Food

Açai, isso mesmo, gente: podemos comprar açai brasileiro na China, quer coisa mais deliciosa? Instagram @starcommercefoods

Cool Shop

Pensou num churrasco no final de semana? Temos quem venda todos os cortes que os brasileiros amam e ainda a Cool Shop faz o serviço de catering. Fora as carnes e produtos brasileiros para o dia a dia que eles entregam na China toda. Instagram @coolshopmeatstore

Quem mais vai me perguntar se a gente come bem na China?

Zài Jián!

11 pensamentos sobre “Onde encontrar comida brasileira na China.

  1. Pingback: Shanghai – Onde comer (muito) bem com a melhor vista da cidade | China na minha vida

  2. Oi, td bom? Eu estou interessada em visitar a China, e gostaria de saber, onde eu posso encontrar e se tem opções vegetarianas aí ?

    Curtir

    • Olá Ana Ligia,
      Sim, tem muita coisa, mas nem sempre é simples encontrar. Eles usam muito bacon na comida, nos vegetais.
      Mas em restaurantes internacionais, em varias cidades da China, as opções vegetarianas estão cada vez mais presentes.
      Abraço

      Curtir

    • Olà Juliana,
      Vc vem a passeio ou para viver aqui?
      E não vai sofrer muito não, antigamente era pior. Hoje tem muitos restaurantes vegetarianos e mesmo os que não são, alguns tem opções vegetarianas no cardápio. A comida chinesa em si, é baseada em arroz e legumes. O problema para os vegetarianos é que eles amam um bacon, e colocam em quase tudo. Mas pode vir tranquila. não vai morrer de fome, de jeito nenhum.
      Abraço.

      Curtir

  3. Olá Christine, conheci seu blog a pouco tempo, buscando enlouquecidamente por informações de Brasileiros que vivem na China. E agora estou lendo todos os seus posts em tempo record!! hahaha
    Meu marido recebeu uma proposta de trabalho, e estamos nos mudando para Shanghai no ano que vem.
    Li em algum outro post sobre um dos seus filhos fazer faculdade de Fashion Design na Raflle Institute e me interessei bastante, porem, não consegui achar no site em ingles, e por enquanto ainda não sei NADA de Mandarim. Meu objetivo é estudar em uma universidade internacional, com cursos ministrados em ingles.
    Desculpa tomar o seu tempo, mas tenho uma duvida: você acha possivel se virar no inicio somente com o ingles? Ou o ideal seria fazer algum curso basico de mandarim ainda no Brasil, para chegar em Shanghai ao menos com o básico?
    O seu blog está sendo inspirador e me ajudando a sanar diversas duvidas sobre essa mudança tão dificil pra gente! Obrigada por compartilhar suas experiencias conosco!
    Grande beijo.

    Curtir

    • Olá Lais,
      Que bom que encontrou o blog. Fico muito feliz quando recebo esses relatos, tudo faz mais sentido, entende?
      Bom, realmente, depois que escrevi esse post sobre a faculdade dos meus filhos, a Raffle em Shanghai fechou e ele terminou o ultimo ano da graduação na IFA Paris, que deve ter um website em inglês.
      Veja se encontra no google, senão procuro saber mais detalhes com o Nelson.
      Abraço e tendo mais dúvidas, escreva.

      Curtir

  4. querida amiga Christine…. saudades de você e da China…. o livro caminha a passos tão lentos como as minhas pernas mais velhas… O que fazer??? Estou doida para conversar com você… Algum doido tirou o meu wechat e eu perdi todos os meus contatos… chorei!!! Más a vida segue em frente. Comprei um plano da Oi que dizem que eu posso ligar para qualquer parte do mundo. Quero tentar com você. Por favor me envie todos os números do seu telefone. Beijos sucesso, saudades!!

    Curtir

Deixe uma resposta