China/Compras/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Custo de vida na China

Uma das perguntas que mais recebo pelo Instagram, onde o contato é mais direto, é sobre o custo de vida. Quanto custa viver na China? Qual os valores de aluguel, supermercado, escola?

Há muito tempo. Fiz um artigo que falava sobre isso, e ele tem alguns pontos que continuam iguais, mas tenho que admitir que viver desse lado do mundo está ficando cada vez mais caro.

Para começar que comparando com o real, o renmebie está quase alcançando o 1×1, então quando convertemos, o que era barato, já não é mais. Fora a inflação que existe aqui, muito bem controlada, mas presente, principalmente nos produtos importados que consumimos – o preço do queijo e carne de boi aqui seja a ser indecente.

Volto a recomendar que para ter uma melhor ideia de valores, consultem o NUMBEO , que além de dar preços médios em quase todas as cidades do mundo, ainda permite fazer comparações entre duas cidades. Comparei Shanghai com São Paulo, e Shanghai ganhou disparado!

Apesar desse website ajudar muito, tenham sempre em conta que é uma media, e como sempre digo, Shanghai é aquela cidade que de 8 a 80.000, você encontra o que quiser. Tem algumas diferenças sim, como vi no valor do taxi, que o site aponta como RMB 14,00 a bandeirada inicial, mas isso são os taxis locais de bairros afastados ou os muito velhos (que eu não recomendo), porque no centro da cidade a bandeirada começa em RMB 16,00.

Uma outra coisa são os preços de aluguel: um apartamento de 3 quartos por RMB 10.000,00 deve ficar há alguns bons quilômetros do centro ou então “é cilada, Bino”, fiquem atentos. Lembrando que esses são preços de Shanghai, porque em cidades menores com RMB 10.000,00 se aluga um excelente apartamento.

Agora uma coisa muito interessante que sentimos aqui, é com o valor do dinheiro. Quando vamos ao Brasil, R$50,00 é muito dinheiro, e aqui RMB50,00 não tem o mesmo peso. Não sei se conseguem me entender, mas já conversei sobre isso com alguns amigos e todos concordaram com esse fato.

De todo jeito, Shanghai é uma cidade que encanta e vale a pena o esforço financeiro de viver aqui, desde que se tenha emprego ou venha a passeio ou estudo, que já se vem com uma projeção de gastos e tempo de estadia.

Elas pelo mundo

Há alguns meses, comecei a participar de um grupo de mulheres que vivem pelo mundo. Algumas trabalham com turismo, outras não, mas todas adoram o local onde vivem. Com o evento do COVID-19, resolvemos não focar no turismo e passamos a buscar temas de interesse, curiosidades e informações de como é viver aqui ou ali.

Sigam a gente no Instagram @projetoelaspelomundo.

E no último domingo falamos sobre custo de vida no Instagram. Daí veio a ideia de colocar o vídeo no YouTube (sim, eu tenho um canal lá, por mais abandonado que esteja).

Então estou colocando aqui os dois vídeos que fiz para o projeto relativos a custo de vida.

Claro que ainda tem muita coisa para ser colocada, mas fiquem à vontade para perguntar e posso fazer mais um vídeo com mais informações. Afinal esse assunto é meio inesgotável.

Espero que gostem, curtam e sigam o canal também. Quem sabe com o estimulo de vocês invisto mais nesse canal!

Zái Jiàn!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s