China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Goji – a fruta superpoderosa da medicina chinesa

Quem nunca ouviu falar dessa frutinha chinesa vermelha, geralmente encontrada seca, que podemos comprar em pequenos pacotes, praticamente no mundo inteiro? Aqui na China encontramos facilmente em qualquer supermercado, loja de secos e molhados, barraquinhas em mercados de rua.

O goji (枸杞 – gǒuqǐ), também conhecido como wolfberry, que há alguns anos faz sucesso no Brasil (já levei muito na mala) existe na cultura chinesa há séculos, e o mundo descobriu nos últimos anos que é um superalimento, cheio de propriedades, com poderes de antienvelhecimento.

Ela é encontrada nas províncias de Gansu e Xinjiang, mas as mais famosas vêm de Ningxia.

Dizem que é pela combinação da brisa fresca das montanhas, solo rico em minerais e videiras irrigadas pelo famoso Rio Amarelo que tornam as goji dessa região tão apreciadas.

O amor da China pelo goji berry remonta centenas de anos e os praticantes da Medicina Tradicional Chinesa (MTC ou TCM em inglês) há muito acreditam que ela tem poderes medicinais. O registro mais antigo disso está em um texto escrito por Li Shizhen no século XVI.

Propriedades

Os chineses veem o goji berry como uma fruta e uma erva, que contém vitamina C, antioxidantes, aminoácidos e minerais, é prescrito pelos médicos do TCM para aumentar a função hepática e renal.

Segundo minha professora de TCM, que tem um livro bem interessante sobre alimentos e ervas baseados na medicina chinesa, essa fruta também pode regular o sistema imunológico, ajuda quando há deficiência de ferro e, consequentemente, anemia, além de aumentar a produção de células brancas no sangue. Não bastasse tudo isso, ela ainda frisa que a goji possui propriedades anticâncer, reduz colesterol, açúcar no sangue e pressão alta.

Como consumir

Os usos dessa fruta são inúmeros: em sopas, nos mingaus que são comuns no café da manhã chinês, nos chás – os de crisântemos com goji são deliciosos. Também se pode comer puro, como comemos passas, fazer geleia, temperar carnes, e até fazer licor! Eu gosto de chá e de colocar uma colher de sobremesa no iogurte.

Como podem notar o goji, além de ser um superalimento, é versátil.

Contraindicações

Se uma pessoa tem febre, inflamação ou dor de garganta, condições chamadas “quentes” na medicina chinesa, não é aconselhável o consumo. Pessoas com diarreia, deficiência de baço e com garganta e nariz com catarro, também não é recomendado.

História

O Goji faz parte da cultura chinesa há muito tempo. Diz a lenda que, há mais de 2.000 anos, um médico visitou uma vila na China, onde todos tinham mais de 100 anos. Ele descobriu que todos bebiam de um poço cercado por pés de goji. E a teoria era que, à medida que a fruta amadurecia, ela caía no poço e seu conteúdo repleto de vitaminas se infiltrava na água.

Também são contadas histórias de um herbalista do século XVII, Li Qing Yuen, que comia goji todos os dias e teria vivido até os 252 anos de idade.

Se isso não bastasse para incentivar as futuras gerações a comer a fruta, as mães chinesas diziam aos filhos que comer goji evitaria que precisassem usar óculos.

Resumindo

Se você não come uma porção dessa frutinha todos os dias, corre e recupera esse prejuízo, porque ela é poderosa!

Além do que a gente vai poder se encontrar em 2064… (não resisti).

Tem alguma receitinha básica com goji? Divide conosco.

Zài Jián!

4 pensamentos sobre “Goji – a fruta superpoderosa da medicina chinesa

  1. Oieee…
    Eu amo e sempre compro, mas nas últimas 2x estavam ruins, ressecadas duras…não dava p notar na embalagem.
    Mas não desisti…
    Eu pelo menos acho q não vou te ver em 2064…problema de DNA.
    Hahaha
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s