China/Cultura Chinesa/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Outra lição do bambu chinês

Já faz muito tempo que as lições dos bambus permeiam minha vida. Sempre gostei das historias e dos ditados que os envolviam, tanto que um dia, visitando as Montanhas Amarelas, visualizei (ao vivo e a cores) um desses ‘ditados’ sobre bambu que eu sempre repetia.

Cheguei em casa e coloquei minhas impressões num texto, que era a pura emoção da descoberta, e esse artigo é, desde então, o mais visualizado do blog.

A lição do Bambu chinês

Hoje, recebi uma mensagem que vinha com um vídeo, justamente falando sobre o bambu, como ele precisa de um tempo longo de germinação para poder crescer e se mostrar impetuoso e forte. Não conhecia o canal da Camila Zen, e confesso que passei a manhã assistindo um vídeo atrás do outro.

Vamos ao Bambu

Estou me vendo numa fase de transição na minha vida, e 2020, com essa pandemia, só veio acentuar e acelerar todo esse processo.

Desde que tudo começou, em janeiro, muitas pessoas tem me relatado o porque me seguem, gostam dos meus textos, das reflexões que faço. E isso me fez ponderar muitas coisas, entre elas a responsabilidade que isso representa.

Numa época em que só temos incertezas de futuro, que fazer planos está tão difícil como ganhar na loteria, todos buscamos palavras de alento, aquela luz no fim do túnel. Muitas vezes questionamos a nossa atuação nesse universo tão complexo e cheio de caminhos, escolhas nem sempre simples, e saber que posso fazer a diferença para uma só pessoa com minha fala, meus textos, é a tal resposta a pergunta que Camila cita em seu vídeo: quantas vezes não paramos para pensar se estamos no caminho certo? Se o esforço, a energia que colocamos em nossos projetos está fazendo sentido para alguém.

E o bambu nos mostra que devemos seguir em frente, mesmo quando não vemos a luz, porque ela irá aparecer e aí todas as respostas surgirão, todas as luzes vão se acender em nossa vida, não podemos desistir.

Todos nós somos como os bambus, crescer faz parte do nosso processo de amadurecimento, de aprendizado, de vida.

“E se, tudo que você está passando, está te preparando para o que você pediu? “ Camila Zen.

Não é isso mesmo? Temos que ver todas as nossas dificuldades como aprendizados, porque sempre, em algum momento, tudo vai passar. E mesmo que o final não seja exatamente o que queríamos, tenho certeza que será o melhor que podemos ter. Que dessa situação conseguiremos aprender e seguir mais fortes, mais determinados a encontrar nosso espaço nesse mundo.

Nada é por acaso

Uma coisa que achei bem interessante, foi que esse vídeo foi postado no canal dela dia 05 de janeiro de 2020.

Naquele momento não tínhamos sequer ideia do que estaria por vir, de quão fortes e determinados precisaríamos ser, de quantas incertezas nos afligiriam. E a frase que está na legenda é “ O mundo precisa de quem você está se tornando”, simples assim.

Então vamos nos juntar e ser essa luz que o mundo precisa, vamos espalhar a força do bambu que se ergue depois de um longo tempo em germinação, vamos ser a energia, a chama que ilumina a vida de quem nos cerca.

E, se cada um iluminar o pedacinho que está a sua volta, nada resistirá a nossa luz!

Tudo vai passar!

Deixo vocês agora, com essa pessoa iluminada e que transmite, acima de tudo, paz no nosso momento.

Gratidão!

podem seguir Camila pelo Instagram também: @camilazenoficial

Zài Jián!

6 pensamentos sobre “Outra lição do bambu chinês

  1. Boa noite Christine.Meu nome é Márcia sou de São Paulo bairro da Penha.Fazendo pesquisa sobre a China,encontrei seu blog,que bacana,quanta coisa tenho entendido sobre a China.Muito legal poder acompanhar sua experiência de vida nesse país.Minha filha está começando sua carreira de modelo, e provavelmente no ano quem vem viajaremos para a China,tenho tantas curiosidades e dúvidas também,muita ansiedade.Mas uma das minhas preocupações era com tipo de comida,e a água da China.Li que não é muito boa,entre tantas coisas que quero saber.Mas já estou muito contente de conhecer esse seu espaço,e Parabéns pra vc por essa iniciativa.Ficarei ligada em ti! Obrigada!Bjos

    Curtir

  2. Christine, boa noite!!!

    Tenho recebido o material do seu blog desde algum mês a partir de agosto de 2017, depois que fui a China, vim a conhecer ele, o blog e um pouco de você. Eu sempre leio com alegria o material que chega e muitas vezes releio e sei que isto é o que você faz com tanto amor, dando tanta vida a sua contação de histórias sobre as coisas aí e eu fico aqui só acalentando no meu coração o sonho de poder ir novamente um dia e não precisar mais voltar! Agora, meus olhos estão cheios de lágrimas e elas rolando pelo meu rosto, depois de ler este material que chegou aqui sobre o Bambu e da minha decisão de escrever para você e te dizer: Muito obrigada!!! Que você seja uma pessoa realizada colhendo muitos méritos por toda a sua existência. Eu também estou inscrita no canal da Camila Zen (ela é um amor não é?! Alías, ela é o amor) e ainda não tinha visto este vídeo. Só o verei depois de tudo o que eu ainda tenho para fazer hoje ainda, talvez eu até esqueça e deixe para algum outro dia, menos movimentado que hoje! Mas eu parei o que eu estava fazendo, pois ao procurar uma resposta de alguém e abrindo o meu e-mail me deparei com este seu texto e tomei um tempo para mim e agora vou até terminar este texto aqui para você. Viva com alegria!!!! Que as forças da natureza caminhem ao seu lado, providenciando sempre aquilo que você precisar ou aquilo que for mais amavél ao seu coração, sempre com muito amor, para que você possa viver com um coração grato e cheio de coragem para os desafios que por ventura vierem desafiar sua natureza. Esteja sempre em paz!!!. Muito obrigada novamente e amorosamente!

    Rita de Cássia

    Curtido por 1 pessoa

    • olà Rita!
      Muito obrigada pela sua mensagem.
      Como escrevi no texto, se minha mensagem fez a diferença para uma pessoa, já me sinto feliz e em paz!
      E concordo, cheguei até a Camila ppr conta desse video, mas realmente ela é amor.
      Gratidão!
      Christine

      Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s