Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Tour gastronômico em Suzhou

Como já escrevi em diversos artigos aqui no blog, a comida chinesa é peculiar, muito saborosa, mas muitas vezes nos assusta e algumas pessoas não experimentam justamente por receio do que vão receber após o pedido.

Também é fato, que depois que aprendemos a identificar as peculiaridades dessa culinária e “aprendemos a pedir”, tudo fica mais simples e aí sim podemos aproveitar toda essa experiência fantástica da cozinha chinesa.

O primeiro passo para tudo isso, sem sombra de dúvidas, é a pessoa querer romper essa barreira, esse pré conceito, e se abrir ao novo (na real essa é a chave para quase todos os desafios da vida de um estrangeiro na China). Isso feito, temos que procurar alternativas, sabendo que pode não dar certo num primeiro momento, mas isso não quer dizer que não dará na segunda tentativa.

Generalizar que comida chinesa é ruim, é apimentada, é estranha se torna algo muito perigoso e limitante, pois é uma das culinárias mais diversas do mundo (nesse link tem algumas curiosidades sobre essa diversidade).

Por essas e outras que me rendi aos tours gastronômicos: você consegue experimentar de tudo, sem se arriscar, já que uma das barreiras aqui é como entrar num restaurante local sem falar o idioma, muito menos ler o que tem no cardápio, além da aparência deles, que diferem muito dos nossos padrões.

Depois que entende o que é e como pedir, um mundo novo se abre a sua frente. Minha primeira experiência com a Lost Plate Food Tours foi em 2018, quando comprei um Jantar pelos Hutongs em Beijing, para levar meu sobrinho que estava de férias aqui. Depois disso, e graças à audiência de vocês, já fiz vários outros tours a convite deles (no final desse post, coloco todos os links).

Brunch em Suzhou

E essa semana fiz o mais novo tour da Lost Plate: o Brunch em Suzhou.

Foi um passeio de 4 horas pelas vielas da cidade velha da cidade, próximo ao famoso Jardim do Administrador Humilde, com 6 paradas para degustação dos pratos locais.

A culinária de Suzhou é bem gostosa e não nos assusta nem com excesso de pimenta, nem por ser adocicada demais. Segundo Joy, nossa guia, é porque Suzhou fica no meio do país, e sofreu influência tanto da culinária mais pesada e apimentada do Norte, como da mais leve e adocicada do Sul, adquirindo assim, um sabor balanceado.

E vamos ao nosso roteiro gastronômico:

Noodle com acompanhamentos

Num tradicional restaurante especializado em macarrão (noodles), saboreamos a especialidade da casa com os acompanhamentos de camarão 虾仁面,enguia 鳝丝面,peixe frito 爆鱼面 e vegetais 素交面 (tofu, cogumelos, broto de bambu).

A experiência inusitada ficou com a enguia, que comemos pensando que era cogumelo e achamos delicioso, aí a Joy disse que era esse peixe que nunca havia tido coragem de comer na vida. Como sempre falo: a ignorância é uma benção!

Zongzi

Arroz glutinado com recheio de carne de porco e gema de ovo salgada.

Nesse link tem mais informação sobre esse prato típico do Dragon Boat Festival.

Variedade de sabores

-Leite de soja saboroso 咸豆浆 (massa frita, carne de porco, cebolinha) e

-Leite doce de soja 甜豆浆.

Não sou fã de leite de soja, mas experimentei. O doce posso dizer que gostei, mas o salgado, sinceramente não vi nada do saboroso que o nome ostenta!

Depois serviram várias opções, que lembram a comida de rua de Shanghai:

-Rolinho primavera 春卷,

-Beleza embrulhada em folha de lótus 荷叶包美人, massa frita envolvida em panqueca com molho doce. Apesar da tradução do nome ser bem estranha, a mistura de sabores é deliciosa. Eu já havia comido a massa frita em Shanghai, mas somente ela. A panqueca e o molho doce que a envolvem, é uma criação local, para diferenciar esse prato.

-Bola de gergelim麻团, que adorei. Se não tivesse abusado tanto das frituras, teria comido mais uma.

Dumpling

Aqui serviram dois tipos de dumpling:

-Tradicional 烫面饺

-Pão de mil camadas 千张包, na realidade é um dumpling com recheio de brotos de bambu e carne de porco, envolto em pele de tofu. O destaque fica para o caldo em que ele vinha, com macarrão de batata doce. Um sabor inusitado, mas que agrada o paladar.

Wonton

É um tipo de dumpling, mas esse eu jamais tinha sequer visto em outro lugar. O nome tenta explicar: Bolhas de wonton 泡泡馄饨, mas é impossível descrever o sabor desse prato. Posso dizer que é leve, delicado e delicioso.

A massa é tão fina, como bolhas mesmo, que não se come com os Kuaizi (pauzinhos). É recomendado usar a colher.

Café

Os tours da Lost Plate sempre terminam num café, para podermos sentar e dar uma relaxada da comilança, porque, pessoal, como se come nesses passeios!

Esse é um local recém-inaugurado, e a especialidade é o “café sujo”: café com leite quente, que recebe um shot de leite gelado. A mistura é para ser consumida rápido para que se possa sentir as duas temperaturas. Criativo, diria.

Para recordar nosso primeiro passeio pós covid-19, depois de 6 meses sem sair de Shanghai, foto com o grupo e uma especial com a Joy, nossa guia.

Passeio

Entre uma parada para comer e outra, andávamos pelo bairro, onde tem muitas residências. Como em cidades do interior, as casas com portas abertas, as pessoas nas ruas (porque nessas vielas não há calçadas). Uma tarde muito agradável, onde pudemos descobrir mais delicias da culinária chinesa.

Links sobre os tours que fiz:

Beijing

Café da manhã

Jantar

Shanghai

Café da manhã

Jantar

Os meus preferidos continuam sendo o Café da Manhã em Shanghai e o jantar em Beijing.

E se você for contratar um tour com eles, não esqueçam de colocar o código CNMV no pedido. Eu não ganho nada com isso, mas vocês vão ganhar um desconto no tour!

Visitem o website: Lost Plate Food Tour

Eles também tem tours em Chengdu e Xi’an (que ainda vou fazer) e alguns fora da China!

Aproveitem!

Zái Jiàn!

4 pensamentos sobre “Tour gastronômico em Suzhou

  1. Lembrou-me nossa experiência culinária em Hong Kong, e que gostamos imenso. Muitas vezes comemos junto aos nativos.
    Sempre foram simpáticos no atendimento. Percebiam q éramos estrangeiros, então traziam um menu com imagens, ou em inglês.
    Apreciei muito do seu relato sobre a culinária. Bateu uma saudade.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s