Como já escrevi diversas vezes, a culinária chinesa é peculiar, inusitada, diferente, simples, rebuscada, esquisita, deliciosa… Tudo depende de ângulo você olha, do quanto está aberto ao novo e também do seu paladar.
Tem pessoas que nem pensam: querem provar tudo que vier pela frente. Outras, pensam um pouco, querem saber ao menos o que vai no prato. Existem algumas que já tem um ‘pré-conceito’ da comida e ponto. Não querem nem sequer tentar.
O paladar é algo que pesa muito aqui. Eu, por exemplo não gosto de pimenta em excesso. Nem aqui e nem no Brasil. Comida apimentada demais, a tal comida ‘quente’, não me cai bem, não me dá prazer, não me apetece. Mas é de cada um. Conheço muita gente que sem uma pimentinha ao lado, não come nada.
Bom, mas onde a comida chinesa entra?
Em tudo! A China é tão grande e possui uma culinária tão variada (como no Brasil), que é praticamente impossível você afirmar que não gosta de comida chinesa genericamente. Eu, pelos motivos descritos acima, não gosto da comida de Sichuan, pois tem pimenta até nos doces (acho…rs).
Aqui vou fazer um resumo dos sabores da culinária de oito locais da China, assim vocês podem ter uma noção do quão rica é essa cozinha.
SICHUAN – CHUAN
A culinária de Sichuan é orgulhosamente ardida! Sim, porque essa cozinha é famosa na China (e o povo da região adora falar da sua comida tipicamente apimentada) e no mundo: foi reconhecida pela UNESCO pelo seu significado cultural e Chengdu (sim, a cidade dos pandas) foi designada como ‘Cidade da Gastronomia’.
A base de toda comida é óleos de chilli, pimenta verde e vermelha, molhos picantes de feijão fermentado e muito, mas muito alho. Mas também há uma diversidade de pratos leves nessa sofisticada e viciante (dizem os amantes da pimenta…) culinária.
ANHUI – HUI
A província de Anhui, uma terra de montanhas e lagos, produz uma culinária rica utilizando os produtos da flora e fauna locais. Frango, coelho, peixe de água doce, vegetais e bambú são a base da cozinha local. Os sabores são rústicos, da terra e as carnes gordas e salgadas. Uma cozinha mais rural, pode-se dizer.
SHANDONG – LU
A província fica ao nordeste da costa da China e talvez seja uma das mais influentes cozinhas chinesas. Se estendendo para o sul por Beijing e Tianjin e atravessando o país. Basicamente ela usa os recursos marinhos em suas receitas: peixes e frutos do mar, fazendo uma cozinha sazonal dependendo da época do ano. Mas também possui vales e montanhas onde são criados carneiro e porcos, além de amendoim, milho, grãos de modo geral e tubérculos.
Os temperos usados são sal (em grandes quantidades), cebola, alho, cebolinha e alho-poró. Uma característica do tempero regional é o vinagre escuro, famoso em toda a China.
FUJIAN – MIN
Essa cozinha recebe grande influência de Taiwan e Guandong. Com um mix de peixes de água salgada e doce, também são consumidas ostras frescas e tartarugas. Os temperos peculiares da culinária de Fujian são o vinho de arroz vermelho e óleo de camarão, que servem como molho para pratos a base de frutos do mar, frango e bambu.
A sopa é um prato obrigatório e há um dito famoso na região que ‘uma refeição não é completa sem uma sopa’ – em pinyin: ‘bu tang, bu xing’. A mais popular delas é a de amendoim, servida tanto no jantar como no café da manhã.
JIANGSU – SU
Vizinha de Anhui e Zhejiang, essa cozinha é um pouco semelhante à Shanghainesa. Os principais ingredientes são peixe de água doce, caranguejo, camarão e porco. Tem um sabor adocicado, agridoce. Dizem que os mais refinados chefs dessa cozinha vieram da poderosa Dinastia Qing, que eram comerciantes de sal de Yangzhou.
Essa cozinha também é composta de pratos simples que são facilmente encontrados nas ruas, como os diversos tipos de dumplings (comida de rua, bastante comum por aqui) e o tradicional arroz frito.
CANTONESE – YUE
CANTONESE – YUE
Sem sombra de dúvidas é a mais popular e conhecida comida chinesa mundo afora. Usando ingredientes sazonais, peixes frescos e carne assada ou cozida. A comida é agridoce (mas não açucarada como a de Jiangsu e Zhejiang).
Outro prato que deu fama internacional à cozinha cantonesa é o ‘dim sum’ (tipos de dumplings cozidos no vapor ou fritos, com recheios variados) e também o spring roll (rolinho primavera).
HUNAN – XIANG
Por serem vizinhos, as cozinhas de Hunan e Sichuan são muito parecidas e tem como base a pimenta. Mas em Hunan a ênfase vai para os pickles de vegetais e pimentas em conserva, sabores ácidos e carne gorda defumada (principalmente de porco), como o bacon. Uma das especialidades da cozinha de Hunan é a cabeça de peixe. O tofu (regado com muita pimenta) também é um dos pratos tradicionais da região.
ZHEJIANG – ZHE Cuisine
As cidades de Ningbo, Hangzhou e Shaoxing (todas próximas a Shanghai) são os melhores locais para saborear essa culinária. Os condimentos mais utilizados são o açúcar, molho de soja, vinagre e cebolinha. Os ingredientes são bem diversificados, mas por estar a beira do rio Yangtzé, essa região é conhecida como a ‘terra do peixe e do arroz’. Além disso, são muito usados caranguejos, peixes de água salgada, camarão, frango e porco.
Bom, essa foi só uma breve (bem resumida mesmo) descrição de algumas das cozinhas da imensa China. Aos poucos vou trazendo mais informações sobre esse tópico que tanto atrai a curiosidade do ocidente: O que você come na China?
E você: o que se arriscaria a experimentar?
Hǎo wèikǒu! (bom apetite!)
Zái Jiàn!
Pingback: Café da manhã chinês | China na minha vida
Pingback: Tour gastronômico em Suzhou | China na minha vida
Quero provar tudoo. Não vejo a hora de conhecer a China especialmente pela comida. Eu só quero saber o que é depois de comer e saber se gosto do sabor. Exceto os insetos, esses vou ter que deixar de fora.
CurtirCurtir
hahaha, Helena, rindo alto aqui. Tenho certeza que vc irá amar. A culinária chinesa é muito boa!
Grande abraço/
CurtirCurtir
Muito bom saber dessas diferenças gastronômicas da China. O que chega pra nós no Brasil vem de forma genérica e tudo misturado rsrs.
CurtirCurtir
A comida chinesa é deliciosa Johnnie. No Brasil muitas vezes misturam tudo e fica estranho 😂😂😂
CurtirCurtir
Digo…só aves em geral ñ topo experimentar!!!rsrsrs
CurtirCurtir
Entendi… haha
CurtirCurtir
Se aves eu topo experimentar!!!hahaha
Peixes e carne de porco é ruím ñ gostar…
Amo uma pimentinha tb…tabasco de preferência.
Bjs
CurtirCurtir
Mas tabasco eu também gosto…hahaha
Imagina o ‘naipe’ da pimenta… acho que nem nordestino aguenta! =]
Beijo
CurtirCurtir
Muito apropriado esse post, Chris. A culinária foi um capítulo à parte na nossa primeira viagem à China. Dessa vez estamos pesquisando mais ainda sobre o assunto pra experimentar pratos típicos de todas as regiões que vamos visitar. Sempre queremos experimentar algo novo e repetir coisas que adoramos, como o pato de Pequim e os dumplings do Yuyuan Garden. Só mesmo o excesso de pimenta que também não me cai bem (Não sei como será em Sichuan). Não vemos a hora de chegar o dia dessa viagem 😃. Beijos, querida!
CurtirCurtir
O pato de pequim para mim é o melhor prato da culinária chinesa (tem post sobre ele…hahaha), agora os dumplings do Yu Garden são bons. Mas quando vierem vou levar vocês para comer outro… bem mais saboroso…hahaha Beijo!
CurtirCurtir
Obaaa! Vamos sim! E já vou atrás do post sobre o pato, ele também é o nosso preferido até agora 😋😘
CurtirCurtir
oi!
as fotos são lindas e dá para salivar um pouco!
num primeiro momento descarto tudo o que tiver peixe, frutos do mar! as pimentas, realmente sem excesso vai bem! voce podia passar alguma receita com carne porco, ou com frango, enfim, alguma coisa que voce tenha aprendido e já faça na tua casa!
a tal sopa de amendoim, fiquei curioso!
aguardo as receitas! beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
hummmm… coisa que eu faça em casa é difícil…hahaha Mas vou ver algumas receitas que tenho e testar antes de passar aqui! hahaha
Beijo.
CurtirCurtir