Esse oficial está entre aspas, pois oficialmente não existe, nos dias de hoje, uma flor oficial. Ufa…
Mas a voz do povo é a voz de Deus! E apesar de poucos acreditarem em Deus por aqui, essa flor é considerada pela cultura popular como a flor da China. Para o chinês, sempre que se fala ‘flor’, a peônia é a imagem que vem à mente, como uma referência.
A história da Peônia
O cultivo dessa flor é feito a mais de 2 mil anos e também era usada, segundo os registros da Dinastia Han, como erva medicinal. Como flor ornamental há registros que datam da Dinastia Nan Bei e na Dinastia Tang ela recebe o título de ‘rainha das flores’, quando a pedido do Imperador, milhares dela foram plantadas na província de Xi’an. Também há algumas etnias que tem o hábito de plantar algumas em seu jardim, como símbolo de prosperidade.
Beleza nacional e fragrância celestial
A peônia é muito usada nas artes plásticas pela sua delicadeza e muitos artistas usam a inscrição 国色天香, que significa ‘beleza nacional e fragrância celestial’. Algumas vezes ela é desenhada junto com outros elementos (flor, árvores, animais), para ampliar a força da sua simbologia. Por exemplo, a peônia junto ao pessegueiro representa riqueza e longevidade.
A melhor época para apreciar as peônias é em maio. Apesar de que temos quase todas as flores o ano todo nos mercados.
A peônia, com sua exuberância, incorporam romance e prosperidade, além de serem consideradas nos casamentos como presságio de boa sorte e união feliz!
Festival da Peônia
No final do mês de abril e início de maio, anualmente, há o Festival da Peônia em Luoyang – Luoyang Peony Fair. Essa cidade é na Província de Henan, centro da China. É um dos festivais mais populares naquela região e atrai milhares de chineses e estrangeiros adoradores dessa flor. Além da exposição de peônias há uma série de atividades culturais para os visitantes.
Quanto a ser ou não oficializada de fato pelo governo, ainda há muitas controvérsias e discussões entre acadêmicos e governantes chineses.
O acadêmico Chen Junyu defende que o país precisa ter sua flor oficial e que essa decisão não pode ser política, mas ressalta que, por conta da própria história chinesa, ela aparenta ser uma decisão política. E isso acaba dificultando a tomada de decisões.
Bom, mas enquanto eles que estão no poder, não se definem, os chineses estão super orgulhosos da sua flor nacional!
Zái Jian!
Pingback: A infindável lista de curiosidades chinesas | China na minha vida