Nessa semana temos o Dragon Boat Festival (端午节 duānwǔ Jie), um feriado que acontece todo ano no quinto dia, do quinto mês do calendário lunar chinês. Já escrevi sobre isso aqui.
Embora este festival seja baseado numa lenda de mais de 2500 anos, foi somente em 2008 que foi reconhecido como um feriado nacional.
Muitas histórias existem sobre a origem do Dragon Boat Festival. O mais popular é a lenda de um poeta Fiel, Qu Yuan. E eu mesma já escrevi outras vezes sobre essa lenda, mas sempre achamos um detalhe a mais para contar.

Qu Yuan 屈原
Qu Yuan serviu na corte do imperador Huai durante o Reinos Combatentes (475-221 aC). Ele era um homem sábio e erudito. Sua habilidade e luta contra a corrupção enfureceu outros funcionários da corte. Eles exerceram grande influência maligna sobre o Imperador, de modo que ele gradualmente rejeitou Qu Yuan e o exilou.
Durante seu exílio, Qu Yuan não desistiu. Viajou extensivamente, ensinou e escreveu sobre suas ideias. Passou a maior parte deste tempo coletando lendas e reorganizando odes populares, enquanto viajava no campo. Além disso, escreveu algumas das maiores poesias na literatura chinesa e expressou profunda preocupação com seu Estado. Suas obras, são obras-primas e de valor inestimável para o estudo da cultura chinesa antiga. Ele viu o declínio gradual de sua pátria, o Estado Chu.
Segundo a lenda, sua ansiedade levou-o a um estado cada vez mais conturbado da saúde. Durante a sua depressão, ele costumava fazer caminhadas perto de um poço e olhar para o seu reflexo magro e raquítico na água. Este poço ficou conhecido como o “reflexão da cara”. Numa encosta em Xiangluping (atualmente, Zigui County, Hubei), existe um poço que é considerado como sendo o poço original de Qu Yuan. Vai saber…
Em 278 aC, com a captura da capital de seu país, Ying, pelo general Bai Qi do estado de Qin, Qu Yuan escreveu o longo poema de lamento chamado “Lamento para Ying” ou “Li Sao”, onde mostra, com amargura, os erros cometidos pelos governantes, salientando a origem da sua tristeza e a inevitável decadência do seu povo. E depois entrou no rio Miluo (汨罗江 – Mìluójiāng), na província de Hunan, segurando uma rocha, a fim de cometer suicídio, como uma forma de protesto contra a corrupção da época (ai se a moda pega…).
Quando as pessoas perceberam que ele se afogou, ficaram muito desanimadas. Pescadores correram para o local em seus barcos para procurar o seu corpo. Incapaz de encontrar, as pessoas jogaram zongzi, ovos e outros alimentos no rio para alimentar os peixes, na esperança de que alimentando os peixes, salvariam o corpo de Qu Yuan.

Desde então, começaram a comemorar o ‘festival Qu Yuan’ através de corridas de barcos de dragão e comendo zongzi e outras atividades do tipo de gincanas, no aniversário da sua morte, o quinto dia do quinto mês lunar.
Mais informações
O que é o Zongzi?
Acesse o link: Zongzi e Xialongbao – tradições do Dragon Boat Festival
Como é a corrida de barco?
Vai nesse outro link: Dragon Boat Festival
Meus ‘Zongzi’
Claro que esse ano também recebi de presente alguns zongzis. Mas ainda não preparei, apesar de estar mais animada, pois acho que o recheio de um deles é de azeitona (é o que parece na foto, mas pode ser feijão rs)… parece bom. Depois conto aqui como foi a experiência!

Zái Jián!
再见!

Pingback: Feriados na China 2023 | China na minha vida
Pingback: Dragon Boat Festival em resumo | China na minha vida
Pingback: Feriados na China em 2022 | China na minha vida
Pingback: Feriados na China 2021 | China na minha vida
Pingback: 2018 – Calendário de feriados na China | China na minha vida
Oieeeee…atrasadinha, mas lendo tudo.
Apesar de triste amei a estória…
Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
=]
CurtirCurtir
A história é linda, um pouco de tristeza mas linda como a grande parte delas. Há nesses contos muito ensinamento inserido e isso que encanta nessa cultura.
Vou ver seu cruzeiro pelo rio e ainda bem que é ai na China pois se fosse no meu Rio diria para vir de blindado a coisa aqui tá muito feia Christine, hoje o governador declarou no D.O. falência do Estado. Temperatura aqui também bateu recorde estes dias, 7º graus na madrugada, pensei que estava na Rússia, rsssss.
CurtirCurtir
Caramba!!! 7°C no Rio??? Nunca vi.
E que coisa isso, não é? Só que li que isso é uma jogada para conseguir mais verba… vai saber.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também estou achando. Nossa política é cheia de lobos. 😉👍
CurtirCurtido por 1 pessoa
bom dia!
12°, acabei de ver o meu termômetro que está fora da casa! e. já 11h da manhã!
parece que este ano vamos ter frio de verdade!
adorei o post! Anselmo também gostou! Manda lembranças!
corrupção, que loucura! acredito que vc está acompanhando o que está rolando por aqui! espero que o nosso pais seja passado a limpo!
beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
Oi!
Gente… 12° na Baixada Santista….hehehe, acho que nunca vi isso!
E, sim, tenho acompanhado as notícias… =[
Abraço.
CurtirCurtir
Adorava comer os zongzis vegetarianos. Aliás, dois deles equivaliam a uma refeição.
Sinto lhe desapontar, mas o recheio é de tâmaras vermelhas, ele é da região de Xinjiang, onde elas são populares.
Esse cruzeiro pelo Rio Yangtzé deve ser uma experiência incrível.
Boa viagem!
CurtirCurtir
Hahaha… sabia que era bom demais para ser verdade! Mas Tamaras também não é nada mal… rs. Vou experimentar.
E pode deixar que vou escrever sobre isso!
Abraço.
CurtirCurtir