brasileiras pelo mundo/Livros/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Reedificações – histórias de mulheres que se reinventaram pelo mundo

Faz 2 anos que lancei meu livro, China na minha vida – o que aprendi com o dragão. Foi um marco em minha trajetória e tenho ele como um troféu, uma conquista, a realização de tudo que construí num período muito intenso da minha vida.

Como vocês sabem, esse período ainda não acabou. A China ainda está na minha vida e continuará por mais algum tempo (não muito longo, acredito). O livro foi um marco, mas a vida segue e as lutas diárias para lidar com as dificuldades de viver num pais estrangeiro continuam.

Zona de conforto é algo bem longe da nossa realidade e todos os dias precisamos de força e determinação para continuar. Como estamos na China digo que temos que matar um dragão por dia, mas seguimos em frente.

O lado bom de tudo isso, é que não estou sozinha. Sempre escrevo que eu fiz a escolha de contar um pouco da minha vida aqui, mas existem centenas de outras mulheres na China e no resto do mundo que se reinventam todos os dias e lutam com seus dragões, leões ou seja lá o que precisam vencer para enfrentar a vida de expatriado ou imigrante.

Nas palestras que tenho feito, sobre como encontrar a sua harmonia interior (em qualquer circunstância), vejo mulheres que se superam, que não desistem, que vibram a cada desafio vencido. Isso é maravilhoso e cada uma delas inspira a todas as demais a continuar.

O mais importante dessa troca é que juntas não deixamos a peteca cair. Porque mesmo as mais fortes e determinadas, sempre tem um dia de tristeza, que precisam de colo, que querem só chorar para esquecer ou para aliviar a saudade ou simplesmente desabafar.

Coletânea Reedificações

Dentro dessa perspectiva de ajuda mutua, de mostrar que temos uma força que muitas vezes desconhecemos, Farah Serra (que conheci na época que escrevia para o blog Brasileiras Pelo Mundo) uma brasileira que mora na Itália há 7 anos, resolveu juntar mulheres que quisessem contar um pouco da sua história, de como venceram o processo de adaptação, para incentivar outras mulheres a buscar seu caminho, se encontrar frente a nova realidade.

Assim nasceu a ideia do livro “Coletânea Reedificações – Histórias de mulheres brasileiras que se reinventaram pelo mundo”. Um projeto audacioso, mas que levou Farah a se colocar como agente de mudança e assim também se reedificar. Nesse processo, ela juntou 31 mulheres (estou entre elas) que passaram por situações de mudanças radicais, de pais, de cultura, para relatar como lidaram com tudo isso.

“A coletânea contemplará biografias de mulheres brasileiras que revelarão não só como se desestruturaram longe de suas raízes, como, igualmente, precisaram se reinventar para chegarem onde hoje estão”, explica Farah.

Para virar realidade o material conta com o financiamento coletivo, através de uma campanha Tudo ou Nada, na plataforma de crowdfunding Catarse. A campanha de financiamento acontece até 23 de junho de 2019. A meta é arrecadar R$ 20.072,41.

Caso a meta mínima seja superada, o excedente será rateado: 50% deste valor será dividido entre as autoras, 10% doados a organização SOS Ação Mulher e Família (SOSAMF), de Campinas (SP), e os 40% restantes serão fracionados entre a Farah, como retribuição ao seu trabalho de coordenação e organização da coletânea e a divulgação do livro após a sua publicação.

Como apoiar esse projeto

Se gostou da ideia e quer dar suporte para que nosso livro se torne realidade, acesse o site do Catarse (nesse link) e adquira uma cota de participação.

Além de receber o livro e os demais incentivos da cota escolhida, todos os apoiadores estarão concorrendo a sorteios de prêmios doados pelas escritoras da coletânea. O mais legal é que a meta sendo alcançada ou não, esses prêmios dos sorteios serão entregues aos ganhadores.

A Coletânea Reedificacões também tem uma pagina no Instagram, siga a gente por lá.

Conto com vocês!

Zài Jián!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Reedificações – histórias de mulheres que se reinventaram pelo mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s