Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Dragon Boat festival

Dragon Boats 2649

Amanhã, 6 de junho, é feriado nacional na China e em boa parte da Ásia. É o dia do Duanwu Festival, também conhecido como Dragon Boat Festival (esse é o nome mais popular, pelo menos entre os estrangeiros).

O festival acontece no 5° dia do 5° mês do calendário lunar. As principais atividades desse festival é preparar e comer um bolinho de arroz que é embrulhado em folha de bambu, chamado de Zòngzi, beber um vinho denominado Xiónghuángjiǔ, e as tradicionais competições de remo nos barcos do dragão – Dragon Boats

Esse festival provavelmente surgiu na China antiga. Existem muitas teorias, tradições folcloricas e mitos que tentam explicar e estão de alguma forma conectados com a história. Hoje, a versão mais aceita é o suicídio em 278 AC de Qu Yuan, um poeta e estadista do reino de Chu.

dragon-boat

Algumas pesquisas modernas sugerem que a lenda de Qu Yuan e tantas outras que são ouvidas, apareceram sobre um festival já existente. A promoção dessas histórias foram encorajadas pelos seguidores de Confúcio para legitimar sua influencia na época, quando o Budismo, uma crença estrangeira, estava ganhando influencia na China.

Outra teoria é que o Festival Duanwu teve suas origens no culto ao dragão, baseado nas duas tradições principais do festival: o zongzi, os bolinhos de arroz que são jogados no rio como uma oferta ao Rei Dragão, e as corridas de “barcos dragão” que naturalmente reflete a reverência ao animal e a energia yang ativos associados a ele. Em alguns locais também há a tradição de visitar os amigos e a família em barcos.

 zongzi

Comer Zongzi é uma das partes mais importantes do Dragon Boat Festival. Os sabores do recheio são variados, podendo encontrar de porco, ovos, cogumelos, presunto ou uma combinação deles. Só que hoje em dia, é comum as pessoas comprarem os industrializados. Qualquer supermercado vende caixas das mais simples às mais sofisticadas com a iguaria. E, do mesmo modo que o Moon Cake, até as redes internacionais como a Starbucks, aderiram ao costume e vendem os bolinhos em lindas embalagens para presente.

Zai Jian!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Dragon Boat festival

  1. Pingback: Algumas curiosidades sobre o dragão chinês. | China na minha vida

  2. Pingback: Macau – A importância do esporte

  3. Pingback: Dragon Boat Festival – a lenda de Qu Yuan | China na minha vida

  4. Pingback: Culinária Chinesa – Dumplings | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s