China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Algumas curiosidades sobre o dragão chinês.

Como não ligar a China com os dragões? Impossível, ele é um ser onipresente. Em cada esquina, nos prédios públicos, comércio e casas lá está exposta uma imagem desse animal tão cheio de mistérios e com sua imagem vista de diferentes formas pelo mundo.

Na maioria das histórias ocidentais, os dragões são considerados maus, perigosos e têm um papel sombrio ao exalar fogo para arruinar tudo a sua volta. Mas na China, os dragões são totalmente diferentes. São símbolos poderosos e benevolentes da cultura desse país.

Fatos interessantes

Os dragões chineses não existem na vida real – não há provas que provem que são criaturas reais.

  • Apesar disso o povo chinês acredita ser descendente de dragões.

O dragão chinês é um dos doze signos chineses do zodíaco. E o ano do Dragão é um dos mais festejados pelo povo chinês.

  • Imperadores na China antiga foram identificados como os filhos dos dragões. E, naquela época, as pessoas comuns não estavam autorizados a ter itens com imagens de dragões nas suas roupas, isso era um privilégio do imperador.

O dragão chinês simboliza a soberania dos imperadores, e tudo o que lhe diz respeito era exclusivamente para imperadores da sociedade feudal chinesa. Os antigos imperadores chamavam seus filhos de “sementes de dragões”, suas vestes eram “vestes de dragão”, e suas cadeiras eram “cadeiras de dragão”.

  • Dragões chineses são símbolos de poder, fortuna e nobreza.

A maioria dos quadros de dragões chineses têm corpos longos como cobras e garras afiadas como falcões.

  • Os dragões chineses não têm asas, mas podem “voar” para o céu.

Os dragões chineses não exalam fogo, mas podem chamar a chuva.

  • Os dragões chineses vivem no fundo dos mares, dos rios, dos lagos, ou em qualquer lugar com água.

Os chineses adoram o caractere chinês de dragão – 龙 lóng –  e usam como nome ou sobrenome. Astros do cinema famosos tem o dragão em seus nomes, como Jackie Chan (成龙 chéng long / tornar-se dragão) e Bruce Lee (李小龙  li xiao long /pequeno dragão).

dragon-872933_960_720

Lendas sobre o Dragão

Há várias lendas envolvendo o dragão na cultura chinesa. Uma delas é você pode conferir nesse link que escrevi em 2012. E uma outra bem interessante é a que relato a seguir.

Dizia-se que milhares de anos atrás, Huangdi (um lendário líder tribal que tinha o dragão como ‘totem’ de sua tribo) lançou uma série de guerras contra nove tribos no Vale do Rio Amarelo, e incorporou os ‘totens’ das outras tribos depois de derrotá-las. Como Huangdi venceu as batalhas contra as nove tribos, o totem do dragão misturou-se  aos outros totens. Isso explica por que o dragão tem atributos pertencentes a nove outras criaturas: olhos de camarão, chifres de cervo, boca de touro, nariz de cão, barba de bagre, crina de leão, = cauda longa como uma cobra, escamas de peixe e garras de falcão.

Segundo a lenda, Yandi nasceu do ‘relacionamento’ de sua mãe com um poderoso dragão. Com a ajuda do dragão, e aliado de Huangdi, iniciaram a civilização chinesa.  Assim Yandi e Huangdi foram considerados como ancestrais do povo chinês, descendentes diretos do dragão.

Com o passar do tempo, os chineses se referem a si mesmos como descendentes de Yandi e Huangdi, bem como aos descendentes do dragão chinês. Faz sentido, não é?

Importância na cultura chinesa

Quando você entra na Cidade Proibida, você pode ver dragões chineses em quase todos os lugares: no telhado dourado, no chão de pedra, na decoração da cadeira imperial, esculturas em madeira sobre pilares e corrimões.

Também é interessante saber sobre os 9 Filhos do Dragão.  Eles são freqüentemente usados em decorações de edifícios e esculturas.

Pode parecer que todos os dragões que se encontram pela China são iguais, mas se prestar atenção à cor de cada dragão, número de dedos e gestos, vai perceber que são diferentes. O padrão do dragão usado na túnica de um imperador tem quatro patas com cinco dedos em cada uma, e o que era usado na veste de um membro da corte, possuia somente quatro dedos em cada pata, o que destaca a supremacia dos antigos imperadores. São os símbolos e códigos culturais da época.

O ‘mascote’ chinês

O dragão chinês transformou de um ícone imaginário a um ‘mascote’ dos tempos antigos ao presente. Representa o espírito implacável e pioneiro do povo chinês de manter o ritmo com os tempos. Não só na China, mas também é muito popular entre o povo chinês que vive no exterior e com isso acabou se tornando o símbolo da China e da cultura chinesa pelo mundo afora.

dragon-1631064_960_720

Dragões em Festivais Chineses

Os dragões estão presentes em muitos festivais chineses, entre eles o Dragon Boat Festival e a famosa Dança do Dragão, muito popular nas celebrações do Ano Novo Chinês.

Essa dança é, basicamente é um dragão longo, medindo até 70 metros, que é feito de aros de bambu cobertos com tecido brilhante, onde as pessoas dançam embaixo dessa estrutura, imitando os movimentos do animal e buscando a boa sorte e prosperidade.

E ainda deve ter muita coisa sobre esse ‘animal’ da cultura chinesa que não sei. Sempre um mistério, que adoro desvendar, já que sou do signo de dragão!

Mas é interessante ver como esse símbolo tomou o mundo. Nunca me esqueço, numa ‘conversa’ sobre a China que tive com um grupo de crianças, de 6 ou 7 anos, no Brasil, e um deles olhou para mim e perguntou: – Você já viu um dragão de verdade?

O que falar numa horas dessas? – Não… ainda não vi! O único símbolo chinês que já vi e abracei de verdade foi o Panda!

Bom, isso fez os olhinhos dele brilhar do mesmo jeito… e é o que importa!

E você? O que acha do Dragão Chinês?

Zài Jián!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Algumas curiosidades sobre o dragão chinês.

  1. oi!
    bom dia!…….aqui chove, chove, chove……desde ontem de manhã…..
    mas a temperatura está amena, deliciosa!
    gosto muito da lenda em que as crianças criam o dragão!
    Anselmo se achando muito importante, por estarmos falando
    dele!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s