Esse artigo é mais a título de curiosidade, pois me fez constatar o quanto de artigos há nesse blog, ao longo de quase 11 anos de existência.
E porque essa constatação? Estava eu surfando pelo Google e afins e recebi uma mensagem, provavelmente baseada em minhas buscas: você conhece esses fatos interessantes sobre a China?
Comecei a ler e ai percebi que já havia escrito sobre praticamente todos, mas eu mesmo não lembrava. São 900 publicações aqui, e realmente minha memória de Dolly as vezes me trai.
Por isso resolvi elencar a lista que recebi e colocar as referências dos artigos para quem quiser saber um pouco mais.
Vamos aos fatos
O Último Imperador da China, Puyi, tornou-se governante quando tinha apenas 3 anos de idade.
Sobre isso não escrevi especificamente, mas a historia dele está no filme “O último imperador”e quem ainda não assistiu, recomendo. A história é muito envolvente e mostra toda a vida de Puyi.

Os chineses usam os pauzinhos para comer há mais de 4.000 anos.
O artigo que fala sobre os kuaizi é bem genérico, mas tem outras citações sobre esse tema em vários textos do blog.
Kuaizi – os famosos pauzinhos chineses
Depois de inventar a imprensa, o tipo mais popular de livreto eram os ditos e orações budistas.
Esse texto não fala dos livros mais impressoras, mas sim das principais invenções chinesas que o mundo todo usa e muitos nem sabem que foi a China que inventou.
E ainda tem muito mais invenções que podem surpreender quem nem imagina que saiu da China! Confere aqui.
China e mais de suas invenções
A Arte da Guerra é um livro famoso sobre estratégia de batalha escrito pelo estrategista militar Sun Tzu durante o período de primavera e outono. Embora tenha mais de 2500 anos, é frequentemente citado hoje.
Esse livro é meu queridinho, inclusive tenho um exemplar maravilhoso impresso em seda e outro em papel arroz. As fotos deles estão nesse artigo:
Dois rios principais desempenharam um papel na China Antiga: o Rio Amarelo e o Rio Yangtze. O Yangtze é o terceiro maior rio do mundo e o Amarelo o sexto.
Ainda preciso escrever mais sobre esse rios tão importantes na história chinesa e que ainda são pontos estratégicos para a economia desse pais.
Mas aqui deixo um artigo sobre o cruzeiro que fiz pelo Yangtze, chegando na hidrelétrica das 3 Gargantas.
Na China, o dragão é um símbolo de boa sorte, poder e força. O dragão costumava ser o símbolo do imperador.
Posso dizer que o dragão faz parte da minha vida! Sou do signo chinês do dragão e também ele está no nome do meu livro: O que eu aprendi com o Dragão!
Aqui eu relato várias curiosidades sobre esse animal que povoa o imaginário popular e está tão presente na cultura chinesa.
Curiosidades sobre o dragão chinês

Os estudiosos que serviam como oficiais eram a classe mais respeitada do país. Logo a seguir vieram os camponeses respeitados porque forneciam alimentos ao país.
Também não tenho um artigo especifico sobre isso, mas deve estar intrínseco em alguma resenha de livros sobre a China antiga ou sobre curiosidades. Deixo aqui o texto que fala sobre os exames imperiais, que eram extremamente rigorosos e esse era um dos principais motivos que davam esse status especial aos oficiais.
Curiosidades sobre os exames imperiais
Os antigos chineses foram os primeiros a beber chá. No início, era usado principalmente para medicamentos.
Sobre chá tem muita coisa no blog, pois é um assunto praticamente sem fim, mas deixo aqui um artigo que vale a pena reler.
Curiosidades sobre o chá chinês
Embora muitas pessoas falassem diferentes tipos de chinês, a língua escrita era a mesma, tornando a leitura e a escrita muito importantes para o Império.
Da mesma forma, esse é um tema muito abrangente e tem vários artigos sobre ele, mas deixo um em especial.
Diferenças entre cantonês e mandarim
O maior festival do ano foi a celebração do Ano Novo. Todo mundo tirou uma folga e comemorou durante esse tempo.
Sobre ano novo chinês, em 11 anos de blog, imaginem a infinidade de material que temos por aqui. Deixo um de curiosidades, que sempre atrai os meus leitores.
Ano Novo Chinês- o que você precisa saber
Segundo a lenda, a seda foi descoberta no jardim do imperador em 2700 aC por Hsi-Ling-Shi, esposa do imperador Huang-Ti.
E a lista terminou com essa curiosidade sobre como a seda foi descoberta por acaso… Confere.
Créditos
No final essa lista foi providencial para dar uma relembrada em textos antigos e reavivar a memória de fatos sempre interessantes.
Todo os texto que está destacado, foi traduzido do site Ducksters.com
Acho que preciso fazer um índice dos textos do blog!
Zai Jian!
Muito bom esse resumo de tudo, fez relembrar muitas coisas q já havia lido…perfeito! ❤️
CurtirCurtido por 1 pessoa