China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Templo do céu – Fatos interessantes

Vamos começar falando que esse é o lugar que mais amo em Beijing. A Muralha é maravilhosa, a Cidade Proibida instigante e cheia de mistérios, O Palácio de Verão tem sua beleza peculiar, mas o Templo do Céu… ahhh é uma energia, uma paz, uma grandiosidade, que somente pisando naquele chão e sentindo toda a energia, que você poderá realmente entender essa minha descrição.

E como tudo na China, ele também tem seus segredos, sua história e os fatos interessantes que compõe esse cenário.

Vamos lá, descobrir comigo?

  • O Templo do Céu, Temple of Heaven ou simplesmente Tiāntán  天坛, junto com a Cidade Proibida, é mais um exemplo supremo da arquitetura imperial da Dinastia Ming, decoradas em vermelho para representar a dignidade da corte imperial na China antiga.
  • Ocupando uma área de 2.700.000 metros quadrados, o Templo do Céu é 4 vezes maior do que a Cidade Proibida, que tem somente 720.000 metros quadrados (contém ironia). Só para lembrar que a Cidade Proibida é 10 vezes maior que o Vaticano, então coloca a imaginação para funcionar e visualizar o terrenos do Templo do Céu.

As principais estruturas do Templo do Céu encontram-se ao longo do eixo sul-norte, assim como em todos os templos da China, inclusive a Cidade Proibida (na realidade essas duas construções tem muitas semelhanças arquitetônicas).

São elas:

  • O Salão de Oração para Boas Colheitas (七年 殿) é um magnífico pavilhão circular com 36 metros de diâmetro e 38 metros de altura, construído em três níveis de base de pedra de mármore branco, onde o imperador orava por boas colheitas.
  • A Abóbada Celestial Imperial (皇 穹 宇)  também é circular e construído em um único nível. Está localizado ao sul do Salão de Oração para Boas Colheitas e se assemelha a ele, mas é menor.

Junto dela está a Parede do Eco. Aqui, um sussurro pode viajar claramente de uma extremidade ao ouvido do seu amigo na outra. Eu não consegui essa experiência, pois o eco não acontece se houver muitas pessoas falando alto no meio do espaço. Infelizmente em todas as vezes que fui, nunca consegui pegar esse espaço vazio.

  • O Altar do Monte Circular (圜丘 坛) é o altar propriamente dito, localizado ao sul da Abóbada Imperial do Céu. É uma plataforma circular vazia em três níveis de pedras de mármore, cada uma decorada por dragões ricamente esculpidos.

O ponto central do altar é um disco com 1 metro de diâmetro, o “coração do Céu” 天 心 石 – e onde o Imperador se colocava para as orações. Seria o local de maior contato com o céu ou paraíso.

Sua acústica é perfeita: qualquer murmúrio se transforma num grande eco. O número 9 é simbolicamente usado por ser o maior número impar, o pavimento do Altar é feito com pedras dispostas em círculos. O primeiro círculo possui nove pedras, o segundo, 18. E assim vai até o nono círculo, com 81 pedras. Suas escadas também possuem 9 graus, respectivamente. No total são 3 andares que representam a Terra, o mundo mortal e o céu.

Tenho um outro artigo sobre o Templo do Céu (clica aqui) onde se pode ver as fotos do altar circular.

  • Vistos de cima, todos os pavilhões do templo são redondos e o quadrado da base, formas que também simbolizam respectivamente o céu e a terra. Os pilares de madeira sustentam o teto sem pregos ou cimento. Realmente é um marco da arquitetura e engenharia, impossível não se comover com tamanha engenhosidade.
  • O Templo do Céu costumava ser o local sagrado onde os imperadores da Dinastia Ming (1368 – 1644) e da Dinastia Qing (1644 – 1911) realizavam a Cerimônia de Adoração do Céu. Construído pela primeira vez em 1420, passou por várias reconstruções (uma delas devido a um raio que incendiou o pavilhão principal). Foi declarado Patrimonio da Humanidade pela UNESCO em 1998.

Conhece mais alguma curiosidade?

Conta aqui nos comentários.

Zái Jián!

Um pensamento sobre “Templo do céu – Fatos interessantes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s