Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Templo do Céu – temple of Heaven

Para mim depois de visitar um número razoável de Templos, eles acabam sendo todos iguais. Os signos e a arquitetura quase não têm diferencial nessas obras. E todos, para variar, são muito grandes, cercados de imensos parques e jardins e cansam. Demais. Depois do segundo ou terceiro dia de peregrinação realmente seus olhos já não conseguem prestar atenção às diferenças sutis. Mas elas existem, eu garanto. É uma sala especial, um entalhe diferente, a posição privilegiada do altar com uma vista magnífica ou uma curiosidade, um ritual que o templo exige.

Mas o Templo do Céu tem peculiaridades que estão fora dos padrões ou das regras básicas da arquitetura chinesa. Como ele é um culto ao céu, possui a cor azul predominante, apesar de ter muito amarelo nos detalhes. Também é dedicado às orações para a boa colheita, com um pavilhão redondo e sem vigas de apoio para esse fim.

heaven

Outro ponto do templo é o Altar do Terraço que foi concebido para as orações dos imperadores. Como as cerimônias se dedicavam às orações ao Céu, ele é aberto. O ponto central do terraço é um disco com 1 metro de diâmetro, o “coração do Céu” e onde o Imperador se colocava para as orações. Seria o local de maior contato com o céu ou paraíso. Sua acústica é perfeita: qualquer murmúrio se transforma num grande eco. O número 9 é simbolicamente usado por ser o maior número impar, o pavimento do Altar do Terraço é feito com pedras dispostas em círculos. O primeiro círculo possui nove pedras, o segundo, 18. E assim vai até o nono círculo, com 81 pedras. Suas escadas também possuem 9 graus, respectivamente.

temple3

Mas hoje esse ponto é usado para tirar fotos e não importa quem é o fotógrafo, nem se a foto vai um dia chegar as suas mãos. O importante é sair na foto. J

Às vezes eu me pergunto onde está o espírito zen da cultura chinesa, que foi tão importante em cada detalhe desses templos e palácios. Hoje a urgência, a pressa e a filosofia do “me first” como diz o Mário, reinam soberanas. É até engraçado de se observar, parece aquele ditado: faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço!

heaven1

O Templo do Céu foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1998.

Só para lembrar, hoje é o feriado de 1° de outubro. Para os chineses, dia da Fundação da República Popular da China, para nós dia de ficar em casa para não se estressar! J

Até amanhã!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Templo do Céu – temple of Heaven

  1. Pingback: Superstições com os números na China | China na minha vida

  2. Pingback: Patrimônios da Humanidade na China – UNESCO 12 | China na minha vida

  3. oi1
    bom dia!
    …..parece que o mundo deixou, esqueceu de ser ZEN! Eu primeiro! É o
    que está valendo em todo canto mundo! O Cristianismo não foge a regra!
    ……beijão para vc!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s