Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Palácio de Verão – Summer Palace

Para finalizar nosso roteiro turístico em Beijing, vamos falar um pouco sobre o Palácio de Verão. Esse monstruoso complexo, com cerca de 300 mil hectares, fica situado numa ilha e só há acesso de barco. Isso já torna o passeio diferente e podemos apreciar ao longe toda a magnitude desse Palácio. Faz parte dos chamados Jardins Imperiais.

summer

 

Além dos inúmeros salões e monumentos por entre os jardins, o que me chamou à atenção foi um grande corredor coberto de quase 1 quilometro (claro que está no Guinne’s Book como o maior do mundo), que circunda o parte da ilha. De acordo com nossa guia, ele foi construído para que o Imperador e sua corte pudessem passear com mais conforto durante os dias quentes de verão. O diferencial dessa cobertura são as pinturas ininterruptas por toda sua extensão retratando lendas tradicionais chinesas. Algo que as fotos dessa amadora que vos escreve não conseguiram registrar a altura.

363

Mas nem sempre tudo foi brilho nesses jardins. No século 19, durante a segunda “guerra do ópio” tropas britânicas e francesas atearam fogo ao Palácio e destruíram uma grande parte dos jardins que até hoje não foram recuperadas. Há muitas relíquias que foram saqueadas durante a invasão e que hoje figuram nos museus do mundo. Pouca coisa foi devolvida à China. Esse é outro assunto muito delicado aqui, pois os chineses, mesmo quase 200 anos depois, ainda vêem esse ataque como uma humilhação.

361

Hoje o nome oficial desse local é “Yuán míng Yuán”, Jardins da Perfeita Claridade. Mas entre os turistas esse nome não emplacou. Continua sendo o belo e intrigante Palácio de Verão.

364

Na realidade cada local que vamos visitar tem uma história imensa para contar. Existem construções, como a Muralha, que são datadas de muitos anos A.C.. Passaram por inúmeras Dinastias, governos e rebeliões, sofreram e tiveram dias de glória. É sem sombra de dúvida, uma cultura peculiar e cheia de mistérios. Simplesmente inebriante!

 Zái Jián!

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Palácio de Verão – Summer Palace

  1. Pingback: Beijing – Capital da China – roteiro de 4 dias | China na minha vida

  2. Pingback: Patrimônios da Humanidade na China – UNESCO 6 | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s