Blog/Cenas da China real/China/Compras/Curiosidades/Viagens/viver na China

Paraíso das compras.

 

Bom, pessoal. Como não podia deixar de ser, fazer compras aqui também é o máximo!!! J

Os shoppings são imensos, as ofertas irresistíveis, o nosso dinheiro vale 4 vezes mais que o daqui. Aí você pergunta: Quanto custa? Eles falam 60 remembie (RMB). Rapidinho faz a conta e… caramba, é só 15 reais! E estamos falando de roupas, carteiras de couro e outras “coisitas” mais.

Sem falso moralismo, não sou adepta dos falsificado ou “fakes”, como chamamos por aqui. E isso gente, tem shoppings de 5, 6 andares vendendo TUDO, de TODAS as marcas… É uma festa! Mas o que me deixa maluca mesmo são as coisas chinesas: roupas de seda, as pérolas, louça, tapetes, entalhes, caixinhas… E as pinturas em papel arroz… Aquelas bolsinhas que às vezes não servem para nada, mas eu adoro. Os dragões e ideogramas impressos de mil maneiras. Realmente é de enlouquecer. E o melhor, tudo muiiiiiito barato.

Quem vem aqui pela primeira vez, fica sem saber para que lado correr, o que comprar. Isso me deixou bastante confusa no início, porque não consigo comprar por impulso. Tenho que ver, olhar, comparar, pensar para depois decidir. Sofri muito porque queria uma coisa, não comprava na hora porque tinha que pensar melhor e depois, quem disse que eu achava a lojinha da chinesinha simpática? Mas “êta” sofrimento bom esse, né?

Quando cheguei em 2005, as vendedoras olhavam para gente e falavam: “hello, my friend! This price is special for you, because you is my friend”. Nunca tinham me visto na vida, mas todas elas tinham o mesmo discurso. Aí o tempo foi passando e em 2007, numa das visitas a Beijing, me surpreendi com as mesmas mocinhas falando espanhol, exatamente a mesma ladainha. Eles perceberam a chegada das Olimpíadas e dos turistas latinos, então o discurso foi ampliado no idioma.

E o interessante dessa história de “preço especial para o amigo” é que geralmente o preço que eles dão para os estrangeiros é 10 a 20 vezes maior do que o real. Então me especializei na arte da barganha! Um jogo de chá básico, por exemplo. Você gosta olha e pergunta o preço. Como eles pensam a principio, que todo estrangeiro é europeu e rico (porque 1 EURO compra quase 10 RMB), o singelo souvenir vai para astronômicos 800RMB. Bom, só para encurtar a história o último que comprei paguei 50RMB, pois comprei uns 5 para levar de presente e ainda consegui negociar melhor. Mas no final sempre saio com a sensação de que paguei caro, que fui enganada.

compras

Quando recebo amigos aqui, todos ficam maravilhados e acham muito engraçado e divertida essa situação. E até é. Ainda me divirto e dou boas risadas. Mas na realidade no dia-a-dia isso cansa. Hoje passo longe desses mercados chineses em que o preço é baseado no seu passaporte. Adoro entrar no Carrefour ou no Ikea, onde independente de você ter olhos puxados ou não, vai pagar o mesmo preço que o chinês paga.

Já vi que esse tópico vai render…

Amanhã tem mais! J

Anúncios

8 pensamentos sobre “Paraíso das compras.

  1. Olá!
    Minha prima está atuando como modelo na China, e queria pedir para ela trazer uma câmera e três lentes para mim. É muito complicado para trazer para o Brasil? O que é necessário?

    Curtir

  2. Oi Christine
    Depois de alguns dias eu já estava craque nessa arte. Fazia o maior teatro, fingia que não queria mais e que ia embora. Eu sempre conseguia baixar bastante o preço. Às vezes eu chegava ao extremo de colocar na calculadora apenas um décimo do preço inicial. A minha namorada ficava até com vergonha da minha cara de pau. Mas deu certo várias vezes. Aliás, tenho a impressão que eles gostam mesmo é quando a gente barganha. Em Xian cheguei a pagar menos de um terço do preço inicial (que era 600 Yuan) por um par de leões entalhados em pedra de uns 20 cm de altura, um trabalho incrível, feito a mão. Devo ter pago caro ainda, mas achei justo. Fiquei muito satisfeito. Estão na sala de casa agora.
    Mas tem uma hora que cansa mesmo… e a gente começa a procurar os lugares com preço fixo…
    Abraço

    Curtir

    • Arnóbio, tenho uma amiga que fez uma média e só paga 20% do valor que eles pedem. E sabe que dá certo? Então hoje tenho essa referência. Fica um pouco mais fácil. Só que tenho a vantagem que se não conseguir comprar hoje, volto amanhã ou na semana que vem. Mas o turista, não pode perder seu objeto de desejo e acaba pagando mais caro mesmo…rs
      Abraço.

      Curtir

  3. Isso é bem verdade Chris! Minha mãe e minha vó que vieram pra cá, levaram pro Brasil váários souveniers!! Adoraram! E adoravam me ver barganhando os preços em chinês nas lojinhas!! hehhe Mas na verdade, cansa fazer isso todo dia… Ando evitando mesmo. Algumas vezes pergunto apenas por perguntar nas lojinhas do metrô e vou embora, mas quem disse que não me entregam a calculadora?? kkkk Fico até sem graça, pois às vezes nem estou com dinheiro pra comprar, só passei rapidinho e fiquei curiosa! hehehe 🙂

    Curtir

  4. Nossa, é exatamente isso que você descreveu. Chega uma hora que cansa mesmo e eu sou igual você, não consigo comprar por impulso e as vezes que fui ai, apesar de barganhar, sempre saia com a sensação que paguei mais que devia RS. Mas com isso vai que muitas vezes não temos noção do valor das coisas. Quando eles fazem aquela pergunta, quanto você paga, nossa de me endoidecer, pois quero pagar um preço bom p mim e ai comecei a ver que não tinha tanta noção do quanto devia valer o eu e queria comprar. Mas cansa mesmo ..
    Amei o que escreveu, falou de um jeito que me senti ai tentando comprar algo :).
    Bjos e bom semana

    Curtir

  5. ….adoraria fazer umas comprinhas! As peças de cerâmica e porcelana
    !!!!!!!!!!!!
    Por aqui cobram o olho da cara! Preciso te mandar email! Beijão!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s