Blog/China/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens/viver na China

Qual o melhor trajeto Brasil-China?

Depois de quase um mês fora, apesar de terem sido somente 17 dias no Brasil, a vida tem que voltar ao normal. E vamos driblar esse fuso maluco de 11 horas, organizar a agenda e voltar a rotina diária.

Como está tudo fresco na minha memória e é uma pergunta frequente dos leitores do blog, resolvi escrever um pouco sobre as rotas possíveis que ligam um lado ao outro lado do mundo.

Para começar, vou deixar claro que estou falando da minha experiência e percepção dos serviços que já usufrui, itinerários e aeroportos.

Bem diferente de 14 anos atrás, quando iniciamos nossas travessias mundo afora, muita coisa mudou, muitas empresas aéreas surgiram e mais opções nos sãos oferecidas diariamente.

A longa jornada

Independente de como e por onde se escolha fazer essa viagem, uma coisa é fato: teremos que encarar, em média, 24 horas de voo (divididos em 2) para percorrer o trajeto Shanghai ou Beijing / São Paulo ou Rio de Janeiro.

Quem vive fora dessas cidades, acaba tendo um acréscimo de horas substancial.

Fora as 24 horas de voo, ainda temos que considerar o trajeto de casa/aeroporto/casa (no meu caso, chego em SP e vou para Santos, o que dá quase 2 horas de carro) e as conexões que variam de 2 a infinitas horas… tudo depende da companhia aérea. Pessoalmente, prefiro conexões de 3 a 4 horas, que nos dão tempo suficiente para uma esticada de pernas e o deslocamento dentro desses aeroportos gigantes.

Resumindo, no meu caso, são necessárias 36 horas para completar a viagem. Contando ida e volta, gastamos 72 horas da nossa vida viajando. Esse é um dos motivos para se planejar e ficar ao menos 15 dias no seu destino.

Sim, porque fora essas horas todas, ainda tem os dias de ajuste de fuso… mas isso é outra história.

airport-2373727_960_720

Os itinerários

Como escrevi no início, hoje as opções de companhias aéreas são muitas, mas as rotas possíveis são basicamente 3: Europa, Estados Unidos e Oriente Médio. Pela primeira vez, nesses anos todos, fiz a rota dos EUA, e foi isso que me motivou a escrever esse artigo, afinal agora posso dizer que já testei quase todas as possibilidades…  Quase todas, pois também há ofertas pela África, mas não é muito popular entre os brasileiros.

Europa

São inúmeras as possibilidades tanto de escala quanto de companhias aéreas. Muitas pessoas que vivem aqui, gostam de variar as cias e, em cada viagem parar alguns dias no local de conexão, no hub da empresa. Por exemplo: a Air France é em Paris, KLM em Amsterdam, Lufthansa em Frankfurt e assim por diante.

De todas as rotas, acho as da Europa as menos cansativas, principalmente para quem faz a viagem sem dar a paradinha de alguns dias (eu). São dois voos de 10 a 12 horas cada (não lembro exatamente o tempo de cada um, mas sei que são quase iguais).

Minha experiência sempre foi com a Air France, gosto muito de voar com eles e o programa de milhas é um dos melhores. O número de parceiros é grande e mesmo nas viagens que faço pela Ásia com companhias chinesas consigo acumular milhas.

O aeroporto em Paris é meio confuso (sou otimista), mas na época que a Air France era quase a única opção, aprendi a lidar com ele!

Oriente Médio

Depois de 2009, quando mudamos para Shanghai, as empresas do Oriente Médio passaram a ser uma ótima opção para os brasileiros. Na época, a Emirates oferecia um serviço impecável e os preços eram mais que atrativos. Depois a Qatar e a Etihad também entraram na briga pelos viajantes.

Hoje a Etihad não tem mais a rota Abu Dhabi/São Paulo, então nos restam a Emirates e a Qatar. Já viajei pelas três companhias e a Emirates sempre foi a melhor. O problema é que os preços dessas cias já não são tão convidativos e o sistema de milhas deles é muito restrito.

E vamos combinar que ter um bom programa de milhas, que te dê flexibilidade de escolha, vale muito para quem gosta de viajar.

Na questão de tempo de viagem, as rotas pelo Oriente Médio são bem cansativas: 14 + 8 horas (vindo do Brasil), com pelo menos 3:30 horas de conexão.

Estados Unidos

Pela primeira vez em 14 anos usei essa rota. Ela é a mais longa das três (ao menos no itinerário que fiz): 14 + 10 horas (saindo de Shanghai, via Detroit). E na volta ainda fiz duas conexões (Atlanta e Los Angeles), pois não conseguimos comprar o mesmo itinerário da ida.

As companhias aéreas dos EUA são American Airlines, Delta e United. Escolhemos a Delta, por ser parceira do programa de milhas da Air France (Flying Blue), além dos preços estarem imbatíveis.

O empecilho para algumas pessoas em voar pelos EUA, é que tem que ter o visto americano. Sem ele não se pode usar essa rota, já que, mesmo não saindo do aeroporto, temos que fazer o processo de imigração.

Sinceramente eu sempre tive restrições em voar pelos EUA, mesmo tendo o visto americano, pois além de ser mais longa a jornada, o processo de conexão dentro dos aeroportos é bem mais cansativo, já que você precisa retirar sua bagagem e despachar novamente (pelas demais rotas, a mala vai direto para seu destino final). Só que dessa vez, queríamos visitar uns amigos e não teve outra opção.

Já fui preparada para todos os ‘perrengues’ possíveis e, para minha surpresa, a viagem foi excelente. Só teve um atraso na volta, mas foi pequeno e não afetou nossa conexão. O atendimento não se compara às demais companhias aéreas que já usei, mas não dá para reclamar. No final o balanço foi bem positivo.

aircraft-513641_960_720

Companhias chinesas

 Já me perguntaram sobre voar por companhias aéreas chinesas, mas para o Brasil, até onde sei, somente a Air China faz. Eu tive uma péssima experiência com a Air China em 2015 e realmente não tenho planos de fazer a viagem por ela, até porque os voos para São Paulo saem de Beijing, o que fica mais cansativo para nós, já que temos tantas opções saindo de Shanghai.

Nas viagens dentro da China e até pela Ásia, costumo usar a China Eastern (que também é parceira do Flying Blue), mas em geral as aéreas chinesas estão cada vez melhores em todos os sentidos.

E para finalizar

Essa viagem (Brasil/China) é muito desgastante, cansativa e chata. Muitas horas dentro de um avião, ninguém merece. O ideal seria se todos pudéssemos viajar de Executiva (sonho de consumo), mas o valor é absurdo para quem vai pagar do próprio bolso.

O negócio então é saber usar os programas de milhas e/ou usar as novas opções que algumas empresas estão oferecendo: a econômica plus ou confort. Nesses assentos, que são mais caros, mas em valores acessíveis, se ganha em espaço para pernas e a inclinação do encosto. Só isso já faz uma diferença e tanto, mas algumas empresas ainda oferecem um cardápio diferenciado e algumas vantagens, como maior numero de milhas, embarque prioritário, para seus passageiros.

Vale a pena pesquisar.

E aí? Animado para agendar sua viagem à China?

Te espero por aqui!

Zài Jián!

Quer saber mais como é viver na China?

Leia o livro que escrevi:

China na minha vida vida – o que aprendi com o Dragão, disponível na

SBS – Vila Madalena, só clicar.

wechat-image_20171121105936-e1525169239730.jpg

Anúncios

12 pensamentos sobre “Qual o melhor trajeto Brasil-China?

  1. Chrisss
    Não consegui comentar no blog não sei pq?!!
    Mas só queria dizer q têm voos tbm pelo Canada!
    Sempre fazemos, tanto de Bj qto Sh p Toronto e Toronto – São Paulo, feitos pela Air Canada. Gostamos bastante! Fica a dica p vc experimentar uma próxima vez. Bjsss e vamos marcar algo qdo voltarmos p aí!

    Sent from Ci’s iPhone

    Atenciosamente
    Best Regards
    致以友好问候
    – – – – – – – – – – – –
    Cibele Câmara
    西子

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vamos lá… para viajar tendo como destino a China é necessário antes de comprar a passagem preparar o espirito, eu sempre faço isso antes de partir e acabo sempre fazendo uma viagem tranquila, pois nada vai mudar esta realidade. Embarco no proximo dia 16 de junho para a minha nona viagem a este país que aprendi a amar. Já experimentei todas as rotas, desta vez faço escala na Africa pela Etiopan, a opção não foi apenas preços, mas e tempo de escala, apenas 2:30h tanto na ida como retorno.
    Assim, partiu China… alegria!!!

    Curtir

  3. Esta é a lembrança mais desanimadora . Muitas horas de voo e na segunda perna de viagem quando os chineses acabam esquentando o nodoos e o cheiro e o calor no avião fica bem desagradável. O importante é lembrar que o sacrifício deste voo vale ao chegar e conhecer a China que muito tem a encantar

    Curtido por 1 pessoa

  4. Querida Christine….muito interessante suas informaçoes, embora nào esteja no meus planos de velhinha fazer uma viagem assim tão longa. Atualmente me alegro em escrever sobre China.
    Ah! por falar em velhinhas tem uma monte de vantagens em todos os aeroportos internacionais por onde passei e ando passando através do Brasil: nós temos um monte de direitos. Eu usei a cadeira de rodas em todos esses enormes aeroportos. O pessoal que empurra é simpático, sempre dá para ter uma conversa em inglês. E nào precisamos empurrar malas de cima para baixo. Se formos espertas podemos pedir um assento especial onde podemos esticar as pernas….
    Não chore nào amiga, um dia você chega lá.
    beijos
    arcelina

    Curtir

  5. Olá! Estive em Abril na China. Hong Kong e Macau. Tenho contado como foram minhas aventuras em meu blog: http://www.omiaudoleao.wordpress.com
    Tb na página no Facebook o miau do leão e no grupo viajando pela Ásia.
    Bem, eu parti da Bélgica. Foram cerca de 12 hs direto. A ida foi tranquila, mas a volta não conseguia descansar, nem ver filmes, jogar…. A companhia Cathay Pacific foi impecável.
    Abraços

    Curtir

    • Ola!
      Realmente, partindo da Europa tem mais opções. E eu sempre recomendo que se voe com a mesma cia aérea do início ao fim da viagem, assim fica mais simples lidar com atrasos, cancelamentos. Quando compramos tudo junto, a empresa se responsabiliza.
      Vou olhar seu blog! 😘

      Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s