Já escrevi um artigo sobre as quatro principais invenções chinesas, que foram o papel, a pólvora, a bússola e a imprensa. E vamos combinar que desde os mais remotos tempos os chineses estão marcando seu espaço na sociedade.
Só que outro dia, descobri mais algumas invenções chinesas e que, da mesma forma, impactam na nossa vida diária. Claro que houve os avanços, a tecnologia, novos caminhos… Mas a semente, o primeiro empurrão veio da China.
Alguns dos itens fazem todo o sentido, devido à própria cultura e hábitos que ainda estão presentes no dia a dia, como:
SERICICULTURA – há vestígios arqueológicos que mostram que as técnicas de criação de larvas para a obtenção de seda já existiam por volta do ano 5.000 a. C. Na China. O produto era a mercadoria mais cara da China e que abriu muitos caminhos para o comércio chinês com o resto do mundo.
SINOS – Foram inventados em meados de 3.000 a.C. e eram chamados de lings. Um dos exemplares mais antigos foi encontrado em Henan, na China Central. E também escrevi um post sobre os sinos, que na realidade são instrumentos musicais chineses.
PIPA – Foi inventada na China há cerca de três mil anos. A primeiro texto que descreve o objeto foi escrito pelo filósofo Mo Tzu. E realmente não há um parque nesse país onde, até hoje, não se veja muitas pipas voando nos finais de semana.
FOGOS DE ARTIFÍCIO – Foram inventados na China há cerca de mil anos, logo após a invenção da pólvora. Bom, isso ficou meio óbvio, e eles são mestres na arte de ornamentos com fogos de artifício. Além de que aqui se nasce um bebê, soltam fogos (se for menino então…), se mudam de casa, soltam fogos, se compram um carro, abrem uma loja, fazem aniversário, tá lá a explosão nos nossos ouvidos. Tudo é motivo para se acender o rojão!
DOMINÓ – O jogo foi criado pelo soldado chinês Hung Ming, que viveu de 243 a.C. a 182 a.C. E tem muito em comum com os demais jogos chineses como mahong e xadrez chinês.
JOGOS DE CARTA – Os primeiros jogos de carta foram encontrados no século 9, durante a Dinastia Tang. E olha que até hoje o povo gosta de uma aposta aqui… em cada esquina tem uma mesinha e quatro banquinhos!
TINTA – Foram inventadas pelos chineses há 4.500 anos, combinando fuligem, óleo de lampião, gelatina e almíscar.
ÁBACO – O suan-pad chinês, criado por volta de 1200, era usado para fazer cálculos. Outras formas de ábacos foram criados no mundo após esse.
Algumas invenções, eu não fazia ideia, mas também fazem sentido…
PAPEL-MOEDA – Devido à falta de cobre, a dinastia Tang introduziu esse novo sistema monetário no ano 806; mais de 800 anos antes de o papel-moeda surgir na Europa.
MACARRÃO – De acordo com a lenda, o explorador italiano Marco Polo levou a massa da China para a Europa no ano 1292. E não há local que se como mais massa do que aqui… acho que nem na Itália mesmo!
CARDÁPIO – O primeiro menu de restaurante foi criado há cerca de mil anos, durante a Dinastia Song. A solução foi criada para descrever a abundância de alimentos da culinária chinesa.
Mas, espanto mesmo, me causaram os itens a seguir. Tanto pela questão de higiene pessoal aqui (apesar de estar melhorando muito), pela educação – porque escovar os dentes e ir ao dentista ainda não é hábito da população chinesa comum e o terceiro, porque coisa difícil de se achar em um restaurante chinês são talheres! Vejam só:
PAPEL HIGIÊNICO – O registro mais antigo do uso de papel higiênico é chinês, do século 6, quando Yan Zhitui, erudito e oficial do governo, emitiu um alerta contra usar textos com dizeres filosóficos para limpar o traseiro. Só que há 10 anos atrás, papel higiênico como conhecemos, ainda não existia por aqui. E até hoje é muito comum encontrar papéis com a mesma qualidade dos rolos, mas em fardos (como lenço de papel).
ESCOVA DE DENTES – Surgiu no século 15 na China. Uma enciclopédia chinesa de 1498 descreve como pelos curtos e grossos do pescoço de um javali siberiano eram presos a um cabo feito de ossos de animais.
GARFO – Os primeiros utensílios, feitos de ossos, foram encontrados em sítios arqueológicos chineses de cerca de 2.400 a.C.
Bom, é isso…
Então a China não está somente presente na nossa vida depois da abertura econômica e a invasão no comércio ocidental. A China já estava na nossa mesa, no nosso bolso e na nossa vida há séculos!
As informações desse texto foram reproduzidas da Revista Superinteressante.
Zái Jiàn!
Pingback: China – um resumo de fatos interessantes | China na minha vida
Pingback: O que a China descobriu antes do Ocidente | China na minha vida
Eu sempre imaginei que a pipa fosse brasileira. ( mineira…kkkkk) Eu nasci soltanto e fabricando pipa..Porisso as pipas da china são tao lindas.. Eu tenho uma, mas nem tiro da caixa..kkk
CurtirCurtir
Ah, Izabel, são lindas mesmo… Na primavera em especial, se você vai nos parques aqui fica maravilhada!
Abraço e obrigada pela visita!
CurtirCurtir
gostei muito tb.,mas como para os chinesed tudo tem um explicacao e associacao,gostaria de saber se vc conseguiria escrever mais sobre as relacoes dessas invencoes.
CurtirCurtir
Vou dar uma pesquisada Marta. Mas invenções nascem assim de uma necessidade do momento. O papel, a tinta e a tipografia encaro como consequências… o cardápio já foi uma necessidade de fazer a lista, e assim vai…
Abraço e obrigada pela visita!
CurtirCurtir
Republicou isso em MariaLDario's Bloge comentado:
Antropologia
Hábitos, costumes e tradições de diferentes povos e países.
A pipa e o dominó… Até nisso os chineses saíram na frente.
CurtirCurtir
Obrigada Maria pela republicação! =]
xie xie pèngyóu!
CurtirCurtir
Muito interessate Chris mais o mais incrivel é saber que eles inventaram a escova de dente e eles pouco a usam até hoje kkk bjs
CurtirCurtir
Pois é… quase cai da cadeira quando li! hahaha
Beijo
CurtirCurtir
Muito legal. Obrigada por postar!
CurtirCurtir
Obrigada vc por estarsempre presente!
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Christine, o texto foi bem escrito e informativo. Você está ficando cada vez mais chinesa do que os chineses, quais nem têm tanto conhecimento sobre a China. Parabéns!
CurtirCurtir
Ahhh… assim não vale! =]
Xié xié, Laoshi.
CurtirCurtir
oi! bom dia por aqui! muito legal saber disso! a tinta que chamamos de Nanquin por aqui, é muito legal para trabalhos de arte………..fazer aguadas com êle!
os pincéis para escrita e desenho são muito bons de se usar, feitos de bambu!
…………………….nanquin muito usado nos desenhos técnicos! tem muito tempo que não faço minhas aguadas! quem sabe retomo! beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
É verdade Edson, Nanquin era capital da China, hoje chamada Nanjing… faz todo sentido, não é?
Beijo
CurtirCurtir