Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Instrumentos Musicais – Bianzhong

Os sinos sempre foram usados nas celebrações do império e nas campanhas militares na China. O Bianzhong 编钟 , que na tradução literal quer dizer ‘grupos de sinos’, apareceu na história há aproximadamente 3500 anos atrás, durante a Dinastia Shang.

Esse sino de bronze difere dos demais tanto no som que emite, como na forma que possui. Seu formato ovalado não permite que as vibrações do som durem por muito tempo, além do que ele emite dois sons diferentes quando tocado por diferentes lados.

 Usado para armadura e armas, o bronze tinha um valor inestimado na China antiga, e a construção do Bianzhong cessou durante a Dinastia Han (206AC – 220DC), já que as guerras consumiram muito das riquezas e um sino desses poderia ter centenas de kilos.

 Graças a tecnologia moderna, pessoas com dinheiro suficiente podem encomendar seu próprio Bianzhong hoje em dia de algumas seletas fábricas de instrumentos. Aqui em Shanghai, no Bund, onde os prédios são do inicio do século 19, há um deles que ostenta um conjunto desses sinos, que foram encontrados na província de Henan, por volta de 1957. A cada 15 minutos, o relógio da torre toca um pequeno trecho de ‘The East is Red’.

O Bianzhong mais famoso da China, provavelmente é o de ‘Tomb of Marquis Yi of the State of Zeng’, o túmulo com os restos mortais do Marques Yi Zeng, um dos poucos encontrados intactos. Datado de uma época onde os nobres eram enterrados com seus tesouros de bronze, incluindo muitos instrumentos musicais, como esse bianzhong. Calcula-se que esse conjunto de 65 sinos, com peso total de 2,5 toneladas, é de antes de 433AC e foi encontrado em 1977.

Desde então ele foi ouvido somente 3 vezes: em 1978, logo após sua descoberta; em 1984 por ocasião das celebrações de 35 anos do PRC (Partido da Republica da China); e em 1997, quando Hong Kong voltou a pertencer à China. E usado uma vez na apresentação da ‘Symphony 1997: Heaaven, Earth and Mankind’, composta por Tan Dun.

 Mais uma raridade da musica chinesa. =]

Zài Jiàn!

Anúncios

Um pensamento sobre “Instrumentos Musicais – Bianzhong

  1. Pingback: China e mais das suas invenções… | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s