Asia/Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Ginseng Chinês

Desde que chegamos na China, e lá se vão 10 anos, meu marido já recebeu dezenas de caixas lindas de madeira, lacradas com selos dourados e quando abrimos nos deparamos com raízes de ginseng cuidadosamente acondicionadas em estojos de veludo vermelho e presas com arames dourados.

IMG_1958

A maioria vem numerada, com certificado de procedência (que para nós não faz muita diferença, já que está tudo em mandarim) e com muitos carimbos que endossam sua veracidade. Como tudo que o chinês quer dar mais valor e importância.

Como vocês podem notar deve ser um presente caro e de muita importância, eles adoram dar isso de presente nas reuniões de negócio.

IMG_1957

A palavra Ginseng vem do nome chinês “Renshen”, que literalmente se traduz em “raiz do homem”. Acredita-se que foi dado este nome porque a raiz da planta se parece com o corpo humano. E acho que é por isso que elas vem tão bem arrumadas, para dar essa impressão.

Mas o que é o ginseng?

Acredita-se que o ginseng foi descoberto nas montanhas do norte da China (Manchúria) mais de 5000 anos atrás. Provavelmente foi usado pela primeira vez como um alimento. Pesquisas mostram que foi usado para fins medicinais há mais de 3.000 anos. O velho compêndio de Medicina Chinesa afirma que o ginseng fortalece a alma, clareia os olhos, abre o coração, expulsa o mal, beneficia a compreensão e, se tomado por períodos prolongados de tempo irá revigorar o corpo e prolongar a vida.

A erva foi considerado como sendo um símbolo de harmonia divina e sua forma humana era altamente desejável. Os benefícios do ginseng foram documentados pela primeira vez durante a dinastia Liang da China (220-589 AD).

Entre todas as ervas chinesas, a fama do ginseng chinês é a maior e  a mais valorizada. Um dos principais motivos era que os imperadores chineses reverenciavam essa raíz e estavam dispostos a pagar por ginseng com o seu peso em ouro. Era tida como um remédio para todas as doenças e, além de tomada na forma de chá, era usada em sabonetes, loções e cremes.

Claro que uma indústria próspera surgiu séculos atrás. A demanda da China pela raiz selvagem, não foi suficiente com a própria produção, e  a Coreia aproveitou a oportunidade de cultivar e comercializar a raiz em proporções que a levaram a ser uma das principais fornecedoras da raiz ao mundo.

Ginseng Americano

No mundo ocidental o ginseng foi reconhecido apenas no século 18. Em 1716, um padre jesuíta no Canadá ouviu sobre o Ginseng e procurou a erva em áreas do Canadá francês – semelhante ambientalmente a Manchúria. Depois de três meses de busca, ele finalmente encontrou uma erva quase idêntica ao ginseng asiático perto da cidade de Montreal – a erva encontrou ficou conhecido como Ginseng americano.

Mas porque o chinês dá esse presente?

Bom, acredita-se que o ginseng traz vitalidade, proporciona energia e previne o cansaço, a fadiga. Daí para ele ser associado com estimulante e revigorante  sexual foi um pulinho, né?

Achei um artigo (em inglês) que diz que isso é lenda. O ginseng possui bom efeitos terapêuticos, mas ainda há controvérsias em relação ao uso para curar disfunções sexuais. Na realidade os sites que pesquisei sempre chamam atenção aos efeitos colaterais do ginseng como, dor de cabeça, náuseas, insônia e aumento dos batimentos cardíacos.

Mas mesmo assim o ginseng é visto como um tônico de virilidade pelos lados de cá! E os preços… sim, são exorbitantes! Numa pesquisa rápida no Taobao (onde você encontra tudo que precisa, e que não precisa também…) achei a raiz a granel mais barata(sem a embalagem rebuscada) e as tias caixas lindas que chegavam a RMB 1000,00 (cerca de R$ 430,00), por uma raiz. E o chinês gosta de dar presentes caros (e a maioria vem com preço…).

ginseng

Além disso encontrei uma variedade de cremes, loções, geléias, balas…

Não podemos dizer nada à respeito do uso pois nunca tiramos um da caixa… Sinceramente não lembro o que fiz com tantas caixas… Algumas levei ao Brasil e demos de presente (porque só nós vamos ganhar presentes exóticos? Dividimos com os amigos!). Outras se perderam sabe-se onde…

E esse faz parte dos tantos presentes chineses que ganhamos e simplesmente não sabemos o que fazer com eles… Caixas e mais caixas de madeira, lindas, com coisas completamente sem utilidades. Geralmente fico com as caixas…hahaha. Mas isso é história para outro artigo!

Zái Jiàn!

Anúncios

8 pensamentos sobre “Ginseng Chinês

  1. Pingback: As ervas da Tradicional Medicina Chinesa – TCM | China na minha vida

  2. pela fotos as embalagens são realmente muito bonitas! tem muito tempo, um conhecido tinha uma loja de produtos naturais, e ganhei uma série de latas que vinham com ginseng! muito bonitas as latas! pelo visto vc nunca fez o chá! já ouvi falar muito a respeito, mas nunca tive a curiosidade de experimentar! uso muito gengibre!………como sempre muito gostoso te acompanhar! beijo grande para voce e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s