Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

E vem chegando o… inverno, na China!

Na realidade essa frase é daquela música ‘vem chegando o verão…’, mas aqui, nessa época do ano, o que chega mesmo é o inverno.

Uma das coisas que as vezes ainda me deixam confusa, nasci no inverno, mas aqui passo meu aniversário num calor de 40°C na sombra… é, como já escrevi uma vez, estamos do lado de cima do Equador.

Fora isso, desse lado do mundo, o norte é mais frio que o sul (pode isso?rs), no Natal e Ano Novo, temos apenas uma parada de 10 dias nas aulas (nas escolas internacionais, claro). Mas ao menos o Papai Noel usa as roupas certas para o clima, né?

O que acho interessante é que, diferente do Brasil, as estações são marcadas e as mudanças claramente perceptíveis. Não só no clima, na temperatura, como também na paisagem e a maneira como as pessoas se comportam, se vestem.

Acho que já escrevi isso em algum momento, mas a sazonalidade é uma característica marcante na China. Por isso, desde a ultima semana de setembro, quando começou o outono, não se vê mais roupas de verão nas lojas (somente nas liquidações, que são de verdade!), sandálias, bermudas ninguém mais usa, mesmo a temperatura estando em 24°C.

outono2

Foi o caso de sábado passado, que sai para andar e estava de bermuda. As pessoas passavam por mim e olhavam, quase me perguntando se eu não sabia que a estação havia mudado!

Os supermercados mudam suas gôndolas mais visíveis para cremes hidratantes especiais para o frio, pantufas e jaquetas. Até a parte de alimentação sofre uma reorganização, pois existem alimentos que o chinês só come no verão, outros somente no inverno. Saem os sorvetes, entram os dumplings.

outono5

outono4

Nas ruas, a mesma coisa: todo mundo já sai com seu casaquinho, as botas começam a aparecer e até as scooter já recebem seus protetores de pernas e mãos. Fora o cheirinho de batata doce que se espalha no ar, que aqui é muito comum venderem assadas, em carrinhos de rua.

outono1

outono

12112243_10153668749209819_5361854126073718494_n

Foto de Mauren Zselinszky.

Eu tento segurar o uso de casacos e botas o mais que posso, porque são muitos meses de frio. E no final a gente fica sonhando em colocar uma sapatilha nos pés, andar com menos roupa, sem ter que carregar luva, casaco e cachecol toda vez que vai dar uma voltinha. E olha que aqui em Shanghai nem neve têm e as temperaturas ficam perto do zero, com alguns dias que descem um pouco mais, geralmente na época do Ano Novo Chinês (fevereiro). Claro que existem locais na China que são muito mais frios, como Chang Chun, onde estávamos primeiro. Lá a temperatura atinge os -25°C fácil, fácil e o outono é bem mais frio.

No Brasil, eu sempre gostei do inverno. Sim, nasci na praia e não gosto de verão! Mas aqui prefiro o outono e a primavera, pois é o frio que se assemelha às baixas temperaturas santistas… hehehe

Agora em outubro, e em maio, são as épocas mais felizes para quem vive em locais de inverno rigoroso: ainda é possível usar roupas leves de inverno e sapatos comuns, os restaurantes colocam mesinhas na calçada e a temperatura é ideal para aproveitar a brisa, andar e explorar os locais de lazer ao ar livre e, o melhor, não precisamos usar nem o ar condicionado e nem o aquecedor, janelas abertas e ar fresco (quando os níveis de poluição não estão nas alturas… mas isso é só um detalhe).

A cidade fica linda…

11997114_10153611553184819_1305889602_n

Foto de Mauren Zselinszky.

E ainda nos deparamos com coisas poéticas assim na rua…

outono3

E você, qual a estação que te faz mais feliz?

Em tempo:

Para quem não viu no facebook, tem um vídeo de uma entrevista minha no canal do 2 A Mais na China, esse link é da primeira parte (eu falo demais, gente…). A segunda parte será publicada no mesmo canal dia 15 de outubro, quinta feira.

Curtam lá!

Zái Jián!

Anúncios

14 pensamentos sobre “E vem chegando o… inverno, na China!

  1. Ola,Christine….

    Estou passando uma temporada aqui EM Changchun. …Estou amando esse friosinho com o sol…sempre saio para pegar um Ar fresquinho com aß criancas. ..vc teria algum lugar para me indicar por aqui?ou algum Restaurant itliano? Rsrss meu filho ama. ..um abraco!

    Curtir

    • Olá Katilla,
      Eu vivi em Chang Chun há muitos anos. Muitas coisa mudou. Na época o unico restaurante internacional era no Hotel Shangri-lá. Hoje deve ter mais opções, e sei que tem outros hotéis internacionais. Geralmente, nas cidades de interior, esses hotéis são os melhores locais para bons restaurantes internacionais.
      Abraço

      Curtir

  2. Oi Christine. Cheguei por acaso ao seu blog quando procurava informações sobre o tempo e a temperatura em Changai. É q uma amiga foi morar aí e eu quis saber dessas coisas da cidade. Muito legal sua apresentação, parabens. Surpreso em ter encontrado justamente uma santista. Morei em Santos por um ano e meio e é a cidade que voltaria a morar por opção. Enquanto não for possivel fico somhando com isso, com mimhas caminhadas diárias na praia. Vou te acompamhar na internet. Um gramde abraço.

    Curtir

  3. Christine,
    os blogs sobre a China falam muito da poluição. Principalmente em Xian.
    Dizem para levar mascara e tal.
    Esta poluição é assim tão presente? ela se concentra em alguma época do ano?
    Li no Brasileiras pelo mundo que em Cingapura ocorre o Haze devido a queimadas em uma época do ano específica.
    Meu medo é que ela atrapalhe mais as fotos que a saúde. 🙂

    Curtir

    • Olá Aristóteles…
      Obrigada pela visita e comentário.
      Bom, a poluição existe sim. Xi’an não é a cidade mais poluida da China. Acho que Beijing tem indices mais altos. A questão da máscara é muito pessoal.
      Eu não uso, mas conheço pessoas que usam.
      Geralmente o inverno é um facilitador para a poluição ficar mais concentrada… E olha minhas fotos no IG. @chinanaminhavida
      Vc verá que ela não atrapalha não… Somente se você tiver a ‘sorte’ de chegar aqui num dia de pico…
      Abraço.

      Curtir

  4. Oi, Christine!!!

    Ontem fui pega de surpresa por mais um “lapso” chinês. Abri o App para ver a previsão do tempo em BH (ontem choveu e ventooooouuu!!!) e a cidade que estava como principal era Shanghai.. Queria poder voltar no tempo..

    Logo em seguida veio Beijing com sua previsão de 9o. e logo percebi que o frio estava chegando do lado de lá do oceano

    Aproveite o outono!
    Minha mala estava muito mais adequada ao tempo que está fazendo por aí agora..kkkk

    Bjos

    Curtir

  5. Ni Hao Christine. tudo bom com voce?

    Primeiro tenho de falar que depois de pesquisar e ler muito sobre a China, minha passagem esta marcada, dia 21\03\2016 estou pousando em Beijing, ficarei 6 dias na cidade, gostaria muito de ir a Xian, Xangai, Hong Kong…, mas só tenho 15 dias de férias e o vou aproveitar para ficar em Dubai que fica na minha conexão e também sempre tive vontade de conhecer.
    E nas minhas lidas claro que o CHINA NA MINHA VIDA sempre esteve presente, a maneira que escreve fez minhas leituras sempre mais agradáveis e vendo sua conversa com 2 A MAIS NA CHINA, que prazer em conhece-la.
    Quando falo para as pessoas que vou para China, a maioria estranha, fica com cara de…mas o que você vai fazer la ?!?!
    Mas digo para voce que estou pronto para encarar Beijing, vou de mente aberta, eu quero sair da minha zona de conforto!
    A única coisa que esta me preocupando é a época que ficarei na cidade, pois não gosto de frio!
    Alguma recomendação para mim?
    Parabéns pelo blog e muito obrigado por dispor de seu tempo para escrever para nos.
    Abçs

    Curtir

    • Olá Alan,
      Obrigada pelo seu depoimento.
      Acho que tudo que fazemos com prazer fica mais leve e as pessoas sentem isso. =]
      Bom, final de março, em Beijing, o frio é mais ameno. Acho que você conseguirá aproveitar bem, com casacos leves. Shanghai já estará em torno de 20°C . Acho que não terá muitos problemas não!
      Abraço e boa viagem…

      Curtir

  6. oi!
    acabei de ver a entrevista e curioso para ver a outra parte amanhã!
    eu já não sei como elogiar, que palavras usar, mas com certeza, a melhor coisa
    que voce e familia fizeram foi ter ido para aí!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  7. Olá Cris, adorei o post. Sou como voce amo de paixão o outono e inverno,onde as temperaturas estão mais baixa e o ar fica mais úmido pra eu que tenho complicações respiratórias rsrs . Ah aliás sobre o vídeo eu já assisti e dei um like, estou ansiosa esperando a segunda parte rs. Beijos 😘

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s