Todos sabemos que a China é a terra do chá (茶 – cha) – e é a única palavra em mandarim muito parecida com o português.
Curiosidades
A etimologia da palavra – Mas isso se explica pela história (como sempre). As missões comerciais a Macau (colônia portuguesa na China), precisavam de um nome para esse produto e simplesmente repetiram a forma como escutavam os chineses falarem a palavra. Portugal foi um dos principais comerciantes de chá com a China. E vale lembrar que na região sul da China, incluindo Macau e Hong Kong, eles usam o cantonês.
Já a palavra em inglês ‘tea’ para chá, vem do mandarim também, mas como na China há muitos dialetos, a região onde o chá era comercializado com os ingleses – Fujian, sudeste da China, o som da palavra usada era algo como /te’/. O interessante é que outros idiomas também foram influenciados por essa pronúncia, como o ‘té’ espanhol, o ‘thé’ francês, o ‘tè’ italiano, e o ‘tee’ alemão.
Como preparar seu chá – para quem não sabe, os chás precisam ser lavados. Sim, não é bom tomar a erva ou flores secas, sem antes fazer o procedimento de lavagem.
Como lavar o chá? Simplesmente colocando água quente sobre ele, agite o pote uma ou duas vezes, em seguida, despeje a água fora. Em seguida, coloque outra porção de água quente para fazer o seu chá de fato. Por conta disso, as bandejas tradicionais de chá, possuem uma outra bandeja em baixo da madeira (quase como uma assadeira) para que se possam jogar a água por cima dos copinhos e despejar ali mesmo. Isso também ajuda a deixar os copos aquecidos para receber o chá.
Se as ervas usadas forem de boa qualidade, pode-se colocar aguá por umas 3 ou 4 vezes no mesmo chá. Aqui isso é muito comum, quando se compra um bule ou um copo de chá, enquanto se estiver no local, as pessoas vão repondo a água. Outro costume aqui na China, são os ‘copos’ para chá com tampa e, muitos, com a peneira acoplada. As pessoas saem pela manhã com seu copo e vão enchendo de água durante o dia. Quase todos os locais públicos, como estações de metro, shoppings, possuem bebedouros com água quente.
História e lenda
Além de ser parte integrante da ‘cesta básica’ chinesa, como escrevi aqui, a história da China, sua economia, lendas e rituais estão intimamente ligados a essa cultura. Em um outro artigo também escrevi sobre os mercados de chá chineses. Se você gosta desse tema, vale à pena conferir.
A história dos chás chineses começou a ser contada próximo do ano 350 dC, devido aos esforços de Lu Yu (陸羽) que buscou informações e escreveu o livro – ‘O clássico do chá’, tradução literal de “The Classic of Tea” (茶 經), que incluiu informações sobre o cultivo, o processamento, e os usos do chá.
Mas a primeira xícara de chá parece ter surgido a partir de um acidente, há milhares de anos: reza a lenda que, em 2737 aC, houve um imperador chinês chamado Shen Nung-(神農) que colocou um pouco de água para ferver com intenção de purificar, limpar a mesma. Mas algumas folhas de um arbusto próximo caíram dentro do pote e o imperador não percebeu, tampando o mesmo para esperar a ebulição. Pouco depois, ele sentiu o aroma vindo do pote, ficou curioso e provou. Desde então o costume do chá começou a ser difundido na China. É a lenda…
Mas além dos chás básicos e que podem ser realmente chamados de chá, existem uma variedade de ervas e flores que no procedimento de infusão, proporcionam inúmeros beneficios à saúde. Entre eles o de gengibre – 姜 Jiāng, camélia – 茶花 Cháhuā e camomila –黄春菊 Huáng chūnjú.
Você gosta de chá? Qual seu preferido? Conte para nós!
Zài Jián!
Pingback: China – um resumo de fatos interessantes | China na minha vida
Ola, adorei a matéria sobre a diferença chá verde, branco, preto e vermelho! Poderia explicar sobre o pu’er e as ervas utilizadas!? Parabéns pelo blog, estive na China uma vez, amei e quero voltar outras varias, o país, povo e cultura são muito interessantes! Você aínda mora ai?
CurtirCurtir
Olá Nivea,
O pu`er é uma espécie do chá verde. Mas vou pesquisar mais para poder dar informações corretas!
abraço
CurtirCurtir
Sempre fiquei curioso sobre o chá que levou a guerra do ópio.
Afinal chá de que????
Que erva era esta que tinha que ser trazida do oriente?
Aqui bebo muito no inverno o Mate e a camomila.
e ai, qual o chá mais bebido?
CurtirCurtir
Olá Aristóteles,
Na realidade os europeus trocavam o chá chinês pelo ópio, até que a população chinesa se tornou dependente do ópio. Vou uma época bem complicada para o Império chinês. Aqui o chá mais consumido é o pu’er, oloong, verde e branco. Na realidade todos são a mesma planta, variando a época da colheita. Aqui tem um post que fala disso:
https://chinanaminhavida.com/2012/04/09/mercado-do-cha/
Abraço.
CurtirCurtir
oi!
lembro de uma outra matéria sobre chá, das flores que se abrem!
como sempre vc escreve bem!
beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
Obrigada Edson!
Beijo grande.
CurtirCurtir
Aprendi a gostar de chá na China, amei cada um e foi uma das coisas que eu trouxe comigo para o Brasil…
Como sempre digo, a China mudou a minha vida e não vejo a hora de voltar ❤ vou muito precioso achar esse blog
CurtirCurtir
Venha mesmo! E avisa para tomarmos um chá juntas… tipo assim, quando vou ao Brasil peço chá com a comida e garçom olha para mim com uma interrogação enorme na testa! hahaha
Abraço.
CurtirCurtir
Passei pela a estranheza também kkkkk e ai eu ia nos lugares e toda vez que eu terminava um xícara eles logo enchia novamente, teve um dia que só depois de umas 5 xícaras que percebi que podia deixar um pouquinho para eles nao encherem mais kkk será um prazer tomar um chá com você e sinceramente espero que não demore rs
CurtirCurtir
Estou esperando! Beijo .
CurtirCurtir
Este site é maravilhoso! Obrigado por essa matéria belíssima.
CurtirCurtir
Obrigada, Lairton! Volte sempre, e se gostou, divulgue entre seus amigos.
Abraço.!
CurtirCurtir