China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Lenda e curiosidades sobre o chá chinês

Todos sabemos que a China é a terra do chá (茶 – cha) – e é a única palavra em mandarim muito parecida com o português.

Curiosidades

A etimologia da palavra – Mas isso se explica pela história (como sempre). As missões comerciais a Macau (colônia portuguesa na China), precisavam de um nome para esse produto e simplesmente repetiram a forma como escutavam os chineses falarem a palavra. Portugal foi um dos principais comerciantes de chá com a China. E vale lembrar que na região sul da China, incluindo Macau e Hong Kong, eles usam o cantonês.

Já a palavra em inglês ‘tea’ para chá, vem do mandarim também, mas como na China há muitos dialetos, a região onde o chá era comercializado com os ingleses – Fujian, sudeste da China, o som da palavra  usada era algo como /te’/. O interessante é que  outros idiomas também foram influenciados por essa pronúncia, como o ‘té’ espanhol, o ‘thé’ francês, o ‘tè’ italiano, e o ‘tee’ alemão.

Plantação de chá em Moganshan.

Plantação de chá em Moganshan.

Como preparar seu chá – para quem não sabe, os chás precisam ser lavados. Sim, não é bom tomar a erva ou flores secas, sem antes fazer o procedimento de lavagem.

Como lavar o chá? Simplesmente colocando água quente sobre ele, agite o pote uma ou duas vezes, em seguida, despeje a água fora. Em seguida, coloque outra porção de água quente para fazer o seu chá de fato. Por conta disso, as bandejas tradicionais de chá, possuem uma outra bandeja em baixo da madeira (quase como uma assadeira) para que se possam jogar a água por cima dos copinhos e despejar ali mesmo. Isso também ajuda a deixar os copos aquecidos para receber o chá.

Se as ervas usadas forem de boa qualidade, pode-se colocar aguá por umas 3 ou 4 vezes no mesmo chá. Aqui isso é muito comum, quando se compra um bule ou um copo de chá, enquanto se estiver no local, as pessoas vão repondo a água. Outro costume aqui na China, são os ‘copos’ para chá com tampa e, muitos, com a peneira acoplada. As pessoas saem pela manhã com seu copo e vão enchendo de água durante o dia. Quase todos os locais públicos, como estações de metro, shoppings, possuem bebedouros com água quente.

Bandeja tradicional para servir chá.

Bandeja tradicional para servir chá. (foto taobao.com.cn)

História e lenda

Além de ser parte integrante da ‘cesta básica’ chinesa, como escrevi aqui, a história da China, sua economia, lendas e rituais estão intimamente ligados a essa cultura. Em um outro artigo também escrevi sobre os mercados de chá chineses. Se você gosta desse tema, vale à pena conferir.

A história dos chás chineses começou a ser contada próximo do ano 350 dC, devido aos esforços de Lu Yu (陸羽) que buscou informações e escreveu o livro – ‘O clássico do chá’, tradução literal de “The Classic of Tea” (茶 經), que incluiu informações sobre o cultivo, o processamento, e os usos do chá.

Ingredientes para chá, segundo a TMC.

Ingredientes para chá, segundo a TMC.

Mas a primeira xícara de chá parece ter surgido a partir de um acidente, há milhares de anos: reza a lenda que, em 2737 aC, houve um imperador chinês chamado Shen Nung-(神農) que colocou um pouco de água para ferver com intenção de purificar, limpar a mesma. Mas algumas folhas de um arbusto próximo caíram dentro do pote e o imperador não percebeu, tampando o mesmo para esperar a ebulição. Pouco depois, ele sentiu o aroma vindo do pote, ficou curioso e provou. Desde então o costume do chá começou a ser difundido na China. É a lenda…

Mas além dos chás básicos e que podem ser realmente chamados de chá, existem uma variedade de ervas e flores que no procedimento de infusão, proporcionam inúmeros beneficios à saúde. Entre eles o de gengibre – Jiāng, camélia – 茶花 Cháhuā e camomila –黄春菊 Huáng chūnjú.

Chá de flores, foto de Renata Fávaro.

Chá de flores, foto de Renata Fávaro.

Você gosta de chá? Qual seu preferido? Conte para nós!

Zài Jián!

Anúncios

10 pensamentos sobre “Lenda e curiosidades sobre o chá chinês

  1. Sempre fiquei curioso sobre o chá que levou a guerra do ópio.
    Afinal chá de que????
    Que erva era esta que tinha que ser trazida do oriente?
    Aqui bebo muito no inverno o Mate e a camomila.
    e ai, qual o chá mais bebido?

    Curtir

  2. Aprendi a gostar de chá na China, amei cada um e foi uma das coisas que eu trouxe comigo para o Brasil…
    Como sempre digo, a China mudou a minha vida e não vejo a hora de voltar ❤ vou muito precioso achar esse blog

    Curtir

      • Passei pela a estranheza também kkkkk e ai eu ia nos lugares e toda vez que eu terminava um xícara eles logo enchia novamente, teve um dia que só depois de umas 5 xícaras que percebi que podia deixar um pouquinho para eles nao encherem mais kkk será um prazer tomar um chá com você e sinceramente espero que não demore rs

        Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s