Bom, posso começar já corrigindo esse título: na China e, provavelmente, no mundo.
WeChat é o nome internacional do Wēixìn 微 信, que traduzido literalmente, quer dizer: micro mensagem.
Foi criado como um serviço de comunicação de texto e mensagens de voz desenvolvido pela Tencent na China, em janeiro de 2011. E hoje é um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas no mundo. Claro que temos que levar em conta que a população chinesa com quase 1.400 bilhões de pessoas, já tira a chance de qualquer outra coisa fazer sucesso em qualquer lugar do planeta.
O aplicativo está disponível no Android, iPhone, BlackBerry, Windows Phone. Pode-se baixar na Apple Store, por exemplo, em qualquer lugar do mundo.

Página inicial do WeChat.
Em agosto de 2015, o WeChat já contava com mais de um bilhão de contas criadas, 600 milhões de usuários ativos, sendo 70 milhões de fora da China. Afinal, os chineses estão pelo mundo. E os estrangeiros, depois que entram na onda do aplicativo, dificilmente abandonam. Como tudo na China, o app cresceu rápido demais.
Resumindo, hoje o aplicativo faz todas as funções do Whatsapp (que não é conhecido entre os chineses) e Facebook (que é proibido na China). Isso só falando do social, pois na realidade ele tem mil e uma funções e com ele você pode fazer novos amigos, comprar e vender, receber e enviar dinheiro, fazer saque da sua conta bancária (precisa cadastrar) e… sei lá. Às vezes me perco no monte de facilidades desse negócio! (rindo de mim mesma aqui!)
Abrindo um parênteses – A tecnologia está nos testando a cada momento e você tem que ser rápido. Ganhei um livro muito interessante sobre esse assunto: “O mundo mudou… bem na minha vez”, de Dado Scheneider, o qual recomendo a todos que tem mais de 20 e menos de 80 anos! Ou você se atualiza, ou vai ficar perdido no meio da selva digital. – fechando o parênteses.
Outra facilidade é que se pode usar o aplicativo no tablet e no PC também.
Marketing
Como o Facebook, o WeChat é uma poderosa ferramenta para as marcas, restaurantes, hotéis, agências de viagem e todo mundo que queira ser visto pelos milhões de pessoas que usam o aplicativo.
Para compreender WeChat como uma plataforma de marketing, é importante primeiro entender como funciona o app e porque as pessoas usam essa ferramenta.
Todo o usuário de smartphone possui dezenas de aplicativos instalados para ‘n’ funções: de previsão do tempo a contas bancárias, tudo pode ser controlado pelo aparelho. Checar e-mails, tirar fotos, mensagens de texto e a lista não termina.
Na China, o WeChat reúne todos os aplicativos em um só e, muitas vezes é o único app que o usuário usa. Por isso todos os locais estão fazendo suas contas, criando programas de fidelidade, aceitando pagamentos, divulgando promoções e sorteando brindes via WeChat.
Aqui está uma pequena lista de coisas que o aplicativo permite que pessoas fazem:
- Pagar contas e gerir as suas contas bancárias.
- Pedir comida para entrega em casa (restaurantes e supermercados).
- Comprar desde roupas a ingressos de cinema.
- Pedir um táxi.
- Agendar consultas médicas.
- Postar em mídia social.
- Enviar dinheiro para amigos/fornecedores.
- Fazer check-in para voos.
- Ler as notícias de jornais e revistas.
Claro que para fazer tudo isso, um conhecimento do mandarim escrito é fundamental. Mas cada vez mais, serviços em inglês estão sendo disponibilizados.
Facilidades
Tradução – Como todos sabem, falar o mandarim já não é tarefa fácil. Escrever então é uma loucura. E a comunicação é um transtorno.
Mas com o WeChat seus problemas acabaram: ele traduz tudo, para o idioma que escolher. Clica em cima da mensagem e vai aparecer uma série de opções, entre elas o ‘translate’, clica nele e seja feliz! Claro que é preciso de um pouco de criatividade, pois a tradução do mandarim para outro idioma, geralmente fica meio confusa. Mas se é alguém com quem você sabe o que está falando, é fácil decifrar o enigma!
Novos amigos – está se sentindo sozinho? É só balançar seu telefone, com a função ‘people nearby’ ativada, que ele vai detectar todos os usuários que estão a sua volta. Aí é só convidar para ser amigo! Simples assim.
Grupos de compra e venda – existem milhões deles. Aqui se compra e vende coisas usadas ou novas com a maior facilidade do mundo. As pessoas colocam a foto, o preço. Se interessa, os interessados se adicionam mutuamente, acertam como será feita a entrega e o pagamento é feito ali mesmo, como transferência automática em tempo real.
Grupos de discussão – também é bem interessante e funciona nos moldes dos grupos do Whatsapp, com a vantagem de que no meio da confusão das mensagens, se precisar chamar a atenção de uma pessoa do grupo, é só digitar o ‘@’ e nome de registro dela. Assim ninguém fica perdido no meio de dezenas (às vezes centenas) de mensagens. E desde ajuda mútua, até convites de aniversário, se cria grupos para tudo por aqui!
QR code – gente, QR code é vida! Aqui tudo se conecta através dele. Quer me adicionar e não me acha? Peça o meu QR code (gerado pelo próprio app, e escaneie. Pronto. Existem as funções de escanear o código direto de um cartaz ou website, como copiar automaticamente.
Mídia Social – da mesma forma que o Facebook, você tem sua ‘timeline’ e recebe as atualizações de seus amigos.
Pagar contas – desde as contas de luz e água, até supermercado. Só escanear o QR code ou o código de barras da sua conta.
Sorteios – essa função eu nunca usei, mas fiquei boquiaberta quando uma amiga me contou que no jantar de confraternização da empresa, os sorteios dos prêmios foram feitos por ‘shake’. Sortear números, coisa do passado. O animador dá o comando e todo mundo que escaneou o QR code do prêmio em questão começa a sacudir o seu smartphone o mais que puder. Quem for mais intenso nas sacudidas, dentro do tempo estipulado, ganha o prêmio. É mole?
Bom, eu poderia ficar horas aqui escrevendo sobre todas as possibilidades desse aplicativo. Mas se quiserem entender mais, vale à pena entrar no website oficial e buscar no blog e no ‘help center’. A página do facebook também dá dicas e no you tube tem vários videos que mostram como tirar o melhor proveito de cada recurso oferecido. Nesse link (em inglês) tem um infográfico bem legal sobre o uso do WeChat.
E aí, se animou?
Baixe o aplicatvo e comece as descobertas… Tenho certeza que em breve, muito breve, o mundo todo estará usando WeChat, e você poderá ser pioneiro nisso entre seus amigos.
Conte para a gente sua experiência!
Zái Jián!
Oi Christine, sou autor de histórias em quadrinhos e gostaria de traduzí-las pro mandarim e vendê-las em alguma plataforma de internet chinesa (tipo amazon.com), você saberia me indicar? Parabéns pelo excelente blog.
CurtirCurtir
Olá Eduardo.
Eu não conheço esse tipo de plataforma, e sei que o que funciona bem aqui é o taobao. A Amazon chinesa não tem o mesmo alcance. Só que até onde eu sei, um livro digital, vc consegue cadastrar na Amazon sem muita burocracia, só não tenho familiaridade com a Amamzon chinesa.
Se eu souber de algo à respeito de HQ ou publicações, te aviso.
CurtirCurtir
Pingback: A revolução do dinheiro chinês | China na minha vida
Pingback: Transportes públicos na China | China na minha vida
Ola,Christine tudo bem? caso você puder pode me passar seu ID do WeChat? eu pretendo ir para China e gostaria de tirar algumas dúvidas. obg!
CurtirCurtir
Olá Tatiane,
Me contata inbox na fan page do facebook.
https://www.facebook.com/ChinaNaMinhaVidaBlog/
Abraço.
CurtirCurtir
Pingback: Os mal entendidos com a cultura chinesa – pelos olhos chineses | China na minha vida
Pingback: China – Conquistando o mundo virtual
Pingback: Produtos brasileiros na China: tem sim senhor, no Taobao! | China na minha vida
Oi Chris,
E o Line? Não usam na China?
Bj.Li.
CurtirCurtir
Não conheço Li. Mas o wechat ganhou muita força aqui… hoje paguei todas as minhas contas de casa com ele. São muitas facilidades…
Beijo
CurtirCurtir
Olá Chen Li. O line é proibido na China. Ele é muito usado em Taiwan, Japão e Filipinas. Não sei informar o motivo. Aqui na china é mais o Wechat ou o QQ, porém o Wechat possui todas essas funcionalidades muito bem descritas pela Christine!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Rafael, pelo esclarecimento… eu não conhecia esse app. Abraço.
CurtirCurtir
Ola, tudo bom Christine?!
Estarei em Beijing em março e seguindo suas dicas vou utulizar muito App no celular, vou contratar um servico de VPN, mas minha duvida é se o WhatsApp também é bloqueado?
Outra coisa, a respeito de recarregar a bateria da camera e do celular, que tipo de adaptador devo levar? Se puder me responder agradeço muito.
Abraços.
CurtirCurtir
Oi Alan, aqui vc encontra todos os tipos de tomadas. Mas é sempre bom ter um adaptador universal. E, sim, o whatsapp funciona aqui. Tenta baixar o BETTERNET, é um VPN free que tem funcionado muito bem.
Abraço.
CurtirCurtir
Boa tarde Christine, muito obrigado pelas dicas, vou segui-las e depois que voltar de viagem passo aqui para comentar o que achei sobre Beijing.
Abçs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
oi!
bom dia por aqui!
chove muito, depois de dias de calooooooooorrrrrrrrrr! apesar que não refrescou muito!
muito interessante o post, e a rapidez com que a tecnologia caminha!
beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
Vc precisa conhecer isso…hahaha dá um google no Youtube. Beijo.
CurtirCurtir
Gostei muito do seu artigo, como de costume. Já tenho o WeChat instalado mas apenas uma amiga, uma chinesa que foi quem me indicou o app. Meus amigos só querem usar o whatsapp e assim fica difícil passar a usar este aplicativo.
Mas vou continuar tentando.
Obrigado pelo artigo, muito amplo!
CurtirCurtir
De nada Lairton. Vc tem que conhecer mais brasileiros que moram aqui… por enquanto. Acho que em pouco tempo ele vai ganhar o mundo!
CurtirCurtir
Gostei muito das informações, vão me ajudar muito. Tenho escrito para você falando da minha intenção de ir a China e encontrar-me com você… Vai rolar??? Não tenho outras intenções que não sejam de um bom papa. Sou uma senhora de 71 anos. Abração, arcelinahelena@uol.com.br
CurtirCurtir
Arcelina,
Respondi todos so seus comentários…rs e te adicionei no facebook. Vou te enviar um email! =]
CurtirCurtir