Blog/China/Compras/Cultura Chinesa/viver na China

Chá.

Há um provérbio chinês que diz que “é melhor ficar três dias sem comida do que sem chá por um dia”. Por aí já dá para perceber o quanto essa bebida é essencial aqui. O chá é mais do que uma bebida, é um estilo de vida.

DSC09674

Foto da Liliane, preparação do chá numa loja especializada.

O chá está incluso numa lista das sete necessidades básicas para o chinês viver bem (quase a nossa cesta básica), são elas: lenha, arroz, óleo, sal, molho de soja, vinagre e chá.

A origem histórica do chá começa com uma série de lendas e mitos envolvendo um Imperador e a acidental preparação das folhas do chá. Mas o que é certo é que o primeiro chá preparado na China foi há mais de 4000 anos atrás e foi popularizado pela família Imperial na Dinastia Tang.

Quando as pessoas se surpreendem com a quantidade de café que tomo, o espresso em especial, sempre explico que o café está para o brasileiro como o chá está para o chinês.

E uma coisa interessante é que a escrita em pin yin é a mesma: “chá”, só que a pronuncia se assemelha a /txá/. Então quem vier à China, pelo menos poderá pedir um chá e ser compreendido. J

Claro que no dia a dia o consumo se faz em simples canecas, copos plásticos apropriados, que já vem com a peneirinha acoplada (por que por aqui não existe essa coisa de “saquinho”, o chá vem a granel) ou pequenas garrafas térmicas. Mas na realidade tomar o chá requer um ritual. Existem as casas de chá onde moças preparam e servem o chá na mesa, munidas de bandejas com suporte para água, muitas tacinhas, bules e colheres de vários tipos. Para acompanhar somente sementes e frutas secas.

imagesCAZ9XX7R

Utensílios básicos para preparo do chá.

A primeira coisa que aprendi sobre chá aqui na China, é que temos que “lavar” as ervas. A primeira água que se coloca no recipiente tem que ser jogada fora. Só então colocamos a água que irá preparar de fato a infusão.

Os tipos de chá são muitos e alguns estão famosos no ocidente pelas suas funções terapêuticas: o verde, vermelho, branco e o tradicional chá preto. Agora está em voga o “oolong”, também conhecido aqui como chá azul, por ter propriedades semelhantes ao chá verde e vermelho.

tea

Esse tipo de chá, que parece um caroço de fruta, se transforma em flor após a infusão. E se bebe assim mesmo!

teacup

Mais uma curiosidade: para facilitar o consumo do chá, os ‘porta galões’ de água tem a torneira de água natural e a de água quente (fervendo, diga-se de passagem). Não é necessário esquentar. Água gelada aqui é coisa que não existe!

Tin-tin! J

Anúncios

Um pensamento sobre “Chá.

  1. Pingback: Lenda e curiosidades sobre o chá chinês | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s