Depois de falar de chá, eu só poderia contar um pouco sobre Hangzhou, uma cidade que fica a duas horas de carro de Shanghai e é famosa por suas plantações de chá.
No guia de viagem que recebi quando fui visitar diz que, além disso, Hangzhou é uma das oito cidades mais antigas da China, capital do amor, a cidade com a melhor qualidade de vida, e está na rota da seda. Podemos ver que tem uma série de atributos.
Mas como fizemos a besteira de ir visitar num dos feriados chineses, onde todos os chineses resolvem viajar também, tive sorte de conseguir aproveitar o grande lago e fazer um passeio de barco e conhecer uma plantação chá.
A cidade surgiu há 8000 anos atrás e teve vários nomes e mudanças de governo (dinastias). Efetivamente Hangzhou foi fundada em 1927. Uma cidade pequena com 7 milhões de habitantes, dá para imaginar?
Como toda cidade chinesa que se preze, tem templos budistas, pagodes e palácios da época do Império.
Também há uma “lenda” que Marco Polo visitou a cidade no auge do seu desenvolvimento e a descreveu como ‘cidade do Céu, a mais magnífica de todo o mundo’. Há controvérsias sobre essa informação pelos próprios chineses, mas pelo sim, pelo não, eles colocaram uma estátua de Marco pólo numas das praças que circundam o Lago Oeste.
Muito da cidade foi destruída na rebelião de Taiping, mas foi criado o ‘West Lake Scenarium’, Cenário do Lago Oeste, onde muitas das construções foram restauradas ou totalmente reconstruídas.
O fato é que queremos voltar nessa cidade num final de semana normal, onde somente os habitantes locais estarão andando em volta do lago e visitando os templos e museus. Mas já é gente suficiente, não acham? Imaginem quantas pessoas tinham quando fomos.
Uma curiosidade: apesar de ser praticamente ‘colada’ com Shanghai (120 km), quase não há estrangeiros na cidade. Isso nos fez lembrar a época de Chang Chun, onde a cada dez ou vinte passos, tínhamos que parar para uma foto! J
Zai Tián!
Ola! Parabéns pelo seu blog! Estou pensando em ir para a China neste ano e estou devorando seu blog!rsrs
Estava lendo sobre Hangzhou.. você acha que ir sozinha para lá seria muito difícil? Você indicaria algum guia para ir até lá? muito obrigada!
CurtirCurtir
Olá Debora,
Que bom que o blog está te ajudando.
E sim, Hangzhou é muito fácil de ir de carro ou de trem, cerca de 1 hora de shanghai.
Além dos locais que citei no post, tem um show da serie Impressions no West Lake que é demais. Estou me programando para ir em final de julho e vou postar aqui os detalhes.
Abraço
CurtirCurtir
Pingback: Hábitos e preferências dos turistas que visitam a China | China na minha vida
Pingback: Voltando a ser turista na China! | China na minha vida
Pingback: Patrimônios da Humanidade na China – UNESCO 11 | China na minha vida