Blog/China/Cultura Chinesa/Viagens/viver na China

HANGZHOU

Depois de falar de chá, eu só poderia contar um pouco sobre Hangzhou, uma cidade que fica a duas horas de carro de Shanghai e é famosa por suas plantações de chá.

No guia de viagem que recebi quando fui visitar diz que, além disso, Hangzhou é uma das oito cidades mais antigas da China, capital do amor, a cidade com a melhor qualidade de vida, e está na rota da seda. Podemos ver que tem uma série de atributos.

Mas como fizemos a besteira de ir visitar num dos feriados chineses, onde todos os chineses resolvem viajar também, tive sorte de conseguir aproveitar o grande lago e fazer um passeio de barco e conhecer uma plantação chá.

 hangzhou1

A cidade surgiu há 8000 anos atrás e teve vários nomes e mudanças de governo (dinastias). Efetivamente Hangzhou foi fundada em 1927. Uma cidade pequena com 7 milhões de habitantes, dá para imaginar?

Como toda cidade chinesa que se preze, tem templos budistas, pagodes e palácios da época do Império.

Também há uma “lenda” que Marco Polo visitou a cidade no auge do seu desenvolvimento e a descreveu como ‘cidade do Céu, a mais magnífica de todo o mundo’. Há controvérsias sobre essa informação pelos próprios chineses, mas pelo sim, pelo não, eles colocaram uma estátua de Marco pólo numas das praças que circundam o Lago Oeste.

Muito da cidade foi destruída na rebelião de Taiping, mas foi criado o ‘West Lake Scenarium’, Cenário do Lago Oeste, onde muitas das construções foram restauradas ou totalmente reconstruídas.

 hangzhou

O fato é que queremos voltar nessa cidade num final de semana normal, onde somente os habitantes locais estarão andando em volta do lago e visitando os templos e museus. Mas já é gente suficiente, não acham? Imaginem quantas pessoas tinham quando fomos.

Uma curiosidade: apesar de ser praticamente ‘colada’ com Shanghai (120 km), quase não há estrangeiros na cidade. Isso nos fez lembrar a época de Chang Chun, onde a cada dez ou vinte passos, tínhamos que parar para uma foto! J

Zai Tián!

Anúncios

2 pensamentos sobre “HANGZHOU

  1. Pingback: Voltando a ser turista na China! | China na minha vida

  2. Pingback: Patrimônios da Humanidade na China – UNESCO 11 | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s