Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

A Lenda do Dragão.

Já sei que vocês não agüentam mais histórias de dragão, mas essa é a ultima (acho…), até porque explica de onde veio toda essa fama e vida de pop star que esse ‘animal’ tem na China. E quem começou a ler o blog agora, vale à pena dar uma conferida nesses posts aqui, (são 5 postagens) tem bastante informação sobre as tradições do ano novo chinês. Então, era uma vez…

Na China, o dragão não é simplesmente um animal fabuloso. Ele é um mito, uma proteção, um amuleto e uma representação de poder. Desde que o primeiro imperador, Qin Shi Huang, associou-se à sua imagem, o dragão foi um símbolo da realeza, do país, de seu povo, de sua força. Hoje ele representa a paz, o poder e a prosperidade, e por isso é festejado a cada Ano-Novo, independente de ser o signo do ano que começa.

dragoages

Existe uma lenda chinesa sobre o nascimento do dragão, que conta que no tempo em que esses seres ainda não existiam, os chineses viviam em tribos sob a proteção de espíritos bondosos representados por animais e dividiam o trabalho de cuidar deles e da natureza. Assim cada qual ficou como defensor do seu animal protetor: os pescadores cuidavam dos peixes; os homens comuns, das montanhas e dos pássaros; os cavaleiros, das planícies e dos cavalos; os dos planaltos, das serpentes; e os camponeses dos arrozais dos búfalos. Mas para defender seus animais protetores, eles faziam guerras sem fim. Até que as crianças resolveram guerrear contra a guerra. Elas criaram um animal (e viva a inocência e a criatividade das crianças) que protegia todos ao mesmo tempo, e que era vivo como o peixe, esperto como a serpente, livre como o pássaro, rápido como o cavalo e forte como o búfalo. Elas pegaram o corpo da serpente e colaram nele as escamas do peixe; acrescentaram a cabeça do cavalo e colaram os chifres do búfalo nela e adicionaram patas do pássaro. A este animal, que poderia enfrentar os mares, voar pelos céus e cavalgar pelas montanhas, deram o nome de DRAGÂO.

Na primeira vez que visitei a Cidade Proibida, o guia havia explicado que os animais de bronze que circundavam os palácios e as cumeeiras dos telhados eram colocados estrategicamente para proteção daquele prédio e por isso eles eram esculpidos com a parte mais forte de cada animal. Mas essa lenda que encontrei por acaso, é muito mais encantadora e faz mais sentido, até pela importância e veneração que o Dragão conquistou na cultura chinesa.

Então cada vez fica mais claro o porquê do nosso amigo dragão ter toda essa fama e causar todo esse furor entre os chineses. Nunca havia visto um animal ser tão ‘badalado’ com a entrada do seu ano. J

E que venha o ANO DO DRAGÂO!

dragonstamp

Agora o endereço é http://www.chinanaminhavida.com

 

Anúncios

Um pensamento sobre “A Lenda do Dragão.

  1. Pingback: Algumas curiosidades sobre o dragão chinês. | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s