Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

Dinastias Chinesas – 221 AC a 581 DC

Sempre que vou procurar algo a respeito das tradições chinesas ou fatos históricos, eles vêm vinculados a uma Dinastia. E tem a Ham, a Qing, Ming… e eu sempre ficava meio confusa com tudo isso. Aí resolvi dar uma resumida, mas bem resumida mesmo, nesse assunto. Acho interessante para que possamos entender certas coisas aqui.

E, vou repetir: quanto mais eu leio sobre a China, mais eu consigo enxergar a relação entre o passado e o comportamento/costumes deles atualmente. Como já escrevi alguns dias atrás, continuo não concordando com muitas coisas, mas hoje consigo entender. E quando a gente entende, fica mais fácil de conviver com os fatos.

Uma das coisas que difere o Imperador Chinês dos monarcas ocidentais é que eles acreditam que têm um ‘Mandato do Céu’, traduzindo é que se um homem chega ao poder, a ser rei, é porque ele tem o suporte de Deus, passa a ser um ser divino que foi ‘o escolhido’. E isso nada tem haver com herança/titulo de família, o sangue que corre nas veias, ser nobre, que é o usual em nossa cultura.

Partindo desse principio, quando um governante se tornava corrupto, somente olhava para seus interesses e não ajudava seu povo (uiiii), Deus poderia tirar seu poder e escolher outro homem que pudesse conduzir as coisas da maneira correta. Se o governante fosse tirano, qualquer pessoa poderia atacá-lo e tirá-lo do trono, e isso aconteceu inúmeras vezes na história da China. Essa é a razão de existirem tantas dinastias nesse país.

São 8 dinastias e 2 períodos de ‘desunião’ ou governos paralelos, que dividi em 3 posts, para ficar mais simples (e menos cansativo, né?)..

Guerreiros de Xi'an - Dinastia Qin

Guerreiros de Xi’an – Dinastia Qin

Dinastia Qin – 221 a 207 AC – durante esse período foi construída a Muralha da China, o governo passou a ser centralizado pela primeira vez na história da China, unificados a escrita e o dinheiro (principalmente para o comércio), além da abertura de estradas e canais para facilitar a locomoção e o comércio. Em contrapartida, um dos imperadores dessa época, destruiu os livros e fechou as escolas (passado e presente se encontrando). Essa dinastia também foi responsável pelos Guerreiros de terracota que representavam todos os serviçais do imperador em vida.

Rota da Seda - Dinastia Han

Rota da Seda – Dinastia Han

Dinastia Han – 202 AC a 220 DC – um dos principais feitos dessa dinastia foi a ‘rota da seda’  para facilitar o comercio, já que o ocidente vinha descobrindo os tesouros chineses. Hoje é um dos roteiros turísticos mais procurados da China.

Durante o período entre 220 a 581 DC, houve a Era da Desunião, onde vários reinos surgiram e foram depostos, como também uma divisão entre norte e sul do país. Apesar disso a produção do chá se tornou forte e as religiões (budismo e taoísmo) se expandiram.

 Zài Jiàn!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Dinastias Chinesas – 221 AC a 581 DC

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s