Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

Dinastias Chinesas – 581 a 1368 DC

Aqui estão mais 4 dinastias e o segundo período de desunião:

Peça da Dinastia Sui, Museu Guimet (Paris)

Peça da Dinastia Sui, Museu Guimet (Paris)

Dinastia Sui – 581 a 618 DC – essa dinastia só durou 4 décadas, mas conseguiu unificar o pais depois de 400 anos em guerra e desunião política. Nesse período o governo foi centralizado e a moeda unificada novamente. A Grande muralha e o grande Canal foram ampliados, o que estabilizou a economia e as relações políticas.

Imperatriz Wu - Dinastia Tang

Imperatriz Wu – Dinastia Tang

Dinastia Tang – 608 a 907 DC – foi um período de estabilidade política e economia em crescimento, o que trouxe ao país um desenvolvimento cultural e artístico como nunca havia se imaginado. Até a sua derrocada, no século 9, essa dinastia tentou manter as conquistas da dinastia Sui. O cultivo do chá teve mais incentivo, e além do budismo e taoísmo, o confucionismo também foi incentivado, crescendo ainda mais a força religiosa na China. O Grande Canal também cresceu e se solidificou como rota de comercio. As artes, em especial dança e musica também foram incentivadas. Um fato interessante dessa Dinastia é que ela teve a única mulher que assumiu oficialmente o poder na China, Imperatriz Wu.

Durante 907 e 960 DC, houve outro período critico chamado de ‘Cinco Dinastias e Dez Reinos’ e apesar da confusão política o comercio do chá se fortificou, a porcelana e na arte, a pintura ganhou notoriedade.

Registos de Dōngxuān (Chinês: 東軒錄) da Dinastia Song.

Registos de Dōngxuān (Chinês: 東軒錄) da Dinastia Song.

Dinastia Song – de 960 a 1279 DC – a China foi novamente reunificada e a ordem política voltou a reinar. Foi dividida em 2 períodos, chamados Dinastia Song do Norte, até 1127 (tendo como capital a cidade que hoje é Kaifeng) e Dinastia Song do Sul, de 1127 a 1279 (a capital era na cidade que hoje é Hangzhou, 2 horas de Shanghai). Essa dinastia foi uma das mais sofisticadas da história da China; a música, a literatura e a pintura foram amplamente divulgadas e estimuladas, além da filosofia e religião. Naquela época a população da China cresceu muito, já sendo a maior população do mundo. A economia e o desenvolvimento da ciência e tecnologia eram fortes e dinâmicos. A imprensa, o papel moeda, o compasso, porcelana e a opera chinesa estão entre os destaques desse período.

Imperador Mongol

Imperador Mongol

Dinastia Yuan – 1271 a 1368 DC – pela primeira vez na história a China era governada por estrangeiros, os Mongóis, que expandiam seus territórios sob o comando de Genghis Khan. Apesar deles manterem o desenvolvimento comercial e tecnológico e adotarem alguns hábitos chineses, se recusaram a usar a língua chinesa como oficial e colocaram o povo chinês em condição inferiorizada para tudo. Alguns chineses da etnia Han ainda conseguiam algum cargo de importância, mas nunca além do poder dos mongóis. Isso causou um descontentamento e o ódio pelos estrangeiros que subjugaram o povo chinês. O budismo tibetano foi instituído como religião oficial, mas as demais não eram proibidas. A dinamite e a famosa porcelana branca e azul são desse período. A desestruturação dessa dinastia aconteceu devido a problemas econômicos e desastres naturais, associados a população insatisfeita, que enfraqueceu o governo. A capital era Beijing.

Porcelana chinesa azul e branca (minha preferida!)Dinastia Yuan

Porcelana chinesa azul e branca (minha preferida!)
Dinastia Yu

Mais uma vez, saliento que esses dados são simples ‘pinceladas’ na história da China, com o objetivo de nos situar com os nomes e períodos de cada Dinastia, de uma forma muito simplista até. 🙂

Zài Jiàn!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Dinastias Chinesas – 581 a 1368 DC

  1. A pessoa pesquisa no google “dinastia Song” e o que aparece em quinto lugar?

    Não tive dúvidas, linkei (vai sair no próximo post, sobre os sete clássicos militares da China antiga).

    Abraço!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.