Já escrevi muito aqui sobre as superstições chinesas e os símbolos de boa sorte que são respeitados e usados sempre que a ocasião permitir pelos chineses, independente de crenças e religião. Na realidade esses símbolos todos ficam meio num ‘limbo’ já que oficialmente a China não tem religião.
Bom, mas vamos a esse que descobri agora. Na realidade sempre vejo e chamo atenção em fotos de telhados, para os animais enfileirados que, até onde eu sabia, representam a proteção da construção. Mas como aqui aprendemos todos os dias, agora sei que esses animais são alguns dos filhos do dragão enfileirados e realmente representam proteção. Além de haver outros usos para cada um deles que, sozinhos, tem sua simbologia própria.
De acordo com as lendas chinesas, do folclore popular, o Dragão têm nove filhos e cada um deles possui suas próprias características. Eles são muito comuns nas pinturas e esculturas chinesas. Há várias versões para essa história e os nomes podem mudar um pouco. Mas de modo geral, o que encontrei com mais frequência foram os listados abaixo.
Bixi ou Baxia
É o filho mais velho. Ele se assemelha a uma tartaruga e adora carregar pesados objetos nas costas. Muitos placas de pedra da antiga China estão dispostas em parques e jardins sobre as costas de uma tartaruga (muito comum nos parques e jardins). Ele é o símbolo da longevidade.
Chiwen
O segundo filho, um animal estranho com uma grande boca e um corpo curto. Acreditam que ele é capaz de extinguir o fogo, por conta disso é muito usado em entradas de palácios e um dos mais ‘queridos’ para os cumes de telhados.
Pulao
O terceiro filho é o mais parecido com um dragão. Dizem que ele gosta de uivar, por isso é comumente usado no topo dos sinos e dão aos sinos um som mais ressonante.
Bi’an ou Xianzhang
O quarto filho lembra um tigre. Ele é justo e capaz de diferenciar o certo do errado. Sua imagem é muito usada par decorar portas de prisões (!) e de salas de audiência.
Taotie
O quinto filho, é tido como um comilão… e sua imagem usada para decorar utensílios de comida e bebida. Os antigos acreditam que usar essa imagem nas travessas de comida e jarros de vinho, adverte contra a ganância ( e a gula!).
Gongfu
O sexto filho adora água e sua imagem é usada para decorar pontes e fontes.
Yazi
O sétimo filho é um guerreiro. Sua imagem era usada para decorar armas e escudos com o objetivo de intimidar os inimigos.
Suanni ou Jinni
O oitavo filho lembra um leão. Ele gosta de incenso e de fumo e é usado para decorar porta incensos e santuários budistas.
Jiaotu ou Pushou
O nono filho gosta da solidão. Sua imagem é usada para decorar portas, sendo usado como ‘batedor’ (que eu adoro… são um charme a parte). O objetivo é ter certeza que as portas estão bem fechadas, representando a tranquilidade para o Buda.
Outros dois que encontrei em vários textos são:
Qiuniu
Ama música e é usado para decorar os instrumentos musicais.
Xifu
É o representante da literatura e beleza, por isso muito usado para decorar as placas pedras com poemas e histórias (como o primeiro filho descrito acima, que lembra a tartaruga. Talvez possa ser uma variação de nome.
E cada dia olhando as coisas com outros olhos… até nos parques e ruas da cidade!
Onze anos aprendendo coisas novas sempre. Essa cultura é infinita mesmo!
Zái Jiàn!
Pingback: Lenda chinesa: Os nove filhos do Dragão
Pingback: Algumas curiosidades sobre o dragão chinês. | China na minha vida
oi!
boa tarde por aqui! chove e a temperatura está bem mais amena.
Vc não imagina o auê que Anselmo está fazendo! A matéria é muito legal!
Com calma, vou escrever os nomes e ver se acho mais ilustrações, e quem sabe colocar
algum no meu telhado! Vou te passar por email, um blog com uma matéria muito
gostosa e carinhosa obre mim e mais dois colegas escultores!
……………………..beijo grande para vc e familia! escreva muito!
e.monaco
CurtirCurtir
Sim, Edson. No google vc pode digitar ‘nove filhos do dragão’ que vai achar tudo. Essas imagens que usei são de lá. Abraço.
CurtirCurtir