Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Considerações sobre a moda chinesa…

Outro dia recebi um e mail de uma leitora querendo saber como se vestem as chinesas. Ela viria para cá a trabalho, ficar um período relativamente longo para uma viagem de negócios, e estava um pouco ‘sem rumo’ no quesito como se vestir. E ainda me colocou que alguém havia dito que aqui elas não usavam salto, que não podia decote etc etc etc.

Eu me diverti lendo o e mail, porque ainda há no ocidente alguns mitos em relação aos hábitos chineses. E a maneira de se vestir está entre eles. O que as pessoas não sabem, é que a China é o país mais democrático que existe no quesito vestuário! Sim, pode ser ditadura em outras instâncias, mas para se vestir nunca vi tanta democracia e liberdade de expressão como aqui.

Sinceramente, em se falando de ditadura da moda, o Brasil ganha em disparada de qualquer lugar do mundo… e só quando vivemos fora, saímos do ‘quadrado’ que isso se mostra de uma maneira assustadora, às vezes.

E em termos de comparação entre os dois países que me dizem respeito, a coisa ficou entre o 8 e o 80…hehehe. Sinceramente prefiro o meio termo.

Mas voltando a China, o interessante, o que mais me impressiona, é que ninguém está ‘nem aí’ para o que os outros pensam, acham ou comentam. Vocês podem notar nas fotos que coloco abaixo, que muitos ainda fazem pose para a foto. Quer fotografar? Que seja no meu melhor ângulo, então. E claro que essa é mais uma chance para eles poderem nos fotografar sem receio também…

Quanto aos receios da leitora, que citei no inicio, salto alto não é problema nenhum aqui. Elas usam mesmo, apesar de não saberem andar com eles. Acho que pelo hábito de sentar de cócoras desde pequenos, muitos chineses tem as pernas arqueadas. E isso combinado com saltos altos, não dá liga!

O que realmente ainda assusta aos chineses são os decotes. Elas mostram as pernas desde a cintura (exagero, né?) mas as blusas são grudadas no pescoço.

Ainda assim, mesmo as roupas muito curtas que as chinesas possam usar, acabam não chamando tanta atenção, pois elas não tem quadril largo, nem bumbum, nem coxas grossas. Está aí a diferença.

E mais uma coisa: elas usam meia calça sempre. No inverno, as grossas. No verão as de nylon. Não importa o tipo de roupa, nem de sapato.

Essas fotos que coloquei nesse post foram TODAS tiradas no mesmo final de semana, na nossa viagem a Leshan e Emei Shan. Aqui em Shanghai, a moda é um pouco mais ‘fashionista’, estão cada vez mais ocidentalizando as tendências. Mas quando vamos para o interior, num feriado ainda, a quantidade de ‘looks’ que nos deparamos é de enlouquecer qualquer um.

Sobre os saltos, vale ressaltar que se elas usam, sem cerimônia, para subir uma montanha… o que dirá para trabalhar!

Saltos para subir montanhas em escadas de pedras irregulares...

Saltos para subir montanhas em escadas de pedras, em alguns pontos irregulares.

E mesmo admirando a capacidade de abstração do chinês para se vestir, não tem como não ficar estarrecida com algumas combinações, ou com o senso estético mesmo. Às vezes a impressão que tenho é que elas abrem o armário e olham tudo o que gostam, e vão colocando… independente se uma coisa combina com a outra, ou se tênis fica bem com saia de crepe de seda. Gostou, está afim, colocou e saiu! E o “tô nem aí” rolando solto.

Juro que admiro. Mas ainda tenho muito a evoluir para alcançar esse grau de desprendimento. Como disse no início, nem o 8, nem o 80. Meio termo ainda faz minha cabeça. E olha que esses anos de China, já me fizeram mudar muiiiito!rs

Bom, as fotos falam por si só…

Divirtam-se!

Slide2

Namorados andam de roupa igual, inclusive existem lojas que vendem as camisas aos pares…

Slide3

E os homens não fazem objeção alguma em carregar a bolsa da companheira. Mesmo sendo uma mochila de oncinha da Hello Kitty! E esse bebê, gente? Muita fofura, não resisti…

Slide17

Saltos e meias…

Slide16

Slide11

As meias de nylon soquete, também são o ‘must’ no verão chinês.

Slide14

A chegada do sol, do verão, tempo mais quente, coloca o chapéu com um item indispensável da produção.

Slide6

Slide7

Slide8

Slide9

Slide5

Slide15

Slide10

Slide13

Slide12

Me fotografa que eu te fotografo! Justo!

E claro que devemos estar presentes nas recordações de viagem de centenas de chineses nesse dia! Acho que eles devem pensar: Mas esses estrangeiros se vestem tão sem graça! hehehe.

Slide4

No início do blog escrevi um post sobre moda chinesa… mas acho que hoje tenho outros olhos para ela.

Só sei que uma das coisas que aprendi aqui, foi conviver melhor com as diferenças.

E isso faz um bem danado!

E você, o que acha disso tudo? Deixe seu comentário…

Zài Jiàn!

 

Siga China na minha vida no Instagram: @chinanaminhavida

Anúncios

18 pensamentos sobre “Considerações sobre a moda chinesa…

  1. Oi, Christine!

    Adorei esse post
    Aliás, adoro todos, estou lendo tudo de novo, pq agora eu sempre tenho uma lembrança, uma foto… Que delicia!

    Morri de rir com as meias soquete fininhas!! Kkkkk Como pode, né, por aqui é aquela luta para que ninguém as veja escapando do sapato e por aí, são exibidas com maior orgulho! Vi anúncios de meinhas no metrô! Rsrs

    Vimos muito sapato esdrúxulo, glitter/laços/tule, muito salto, mas também muito chinelão confortável. Tudo, sempre, claro, de meinha! Kkkk

    Outra coisa: tirarem foto nossa, na nossa cara!!! 😯
    Último dia, última selfie com os led da east nanjing road… Eis que surge uma lente! Ops
    Mas tá bom… Liguei o f*-se Tb e entrei na brincadeira! Kkkkk

    Ainda tenho muito mais a comentar em vaaarios posts!! Rs
    Bjos

    Curtir

  2. Pingback: Chineses e seus carros… | China na minha vida

  3. nossa! achei muito bacana o modo delas se vestirem colocando tudoêo que gostam e afinal todas ficaram belas, mesmo com tênis e saia de seda… por isso que as brasileiras sempre dizem que não têem nada para vestir, mesmo tendo o armário lotado… elas ficam em duvida do quê combinar com o quê rsrsrrsrs grande abraço, Chris, continue nos atualizando!

    Curtir

  4. oi!
    nunca me liguei em moda, mas com vc aprendi a identificar coisas da China! Inacreditável, entrar numa loja e perceber que tudo o que tem brilho é da China! o interessante é que os brasileiros consomem tudo o que aparece sem questionar, pelo menos é o que percebo! já tem muitos anos, acho que uns 30, as confecçoes do Bráz, em SP, foram para as mãos do coreanos…………….adorei o post! Beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  5. Que post maravilhoso! Sempre fico fascinada pelos seus posts e triste por achar eles curtinhos quando termino, ainda mais sobre um sobre moda! ♡ Fiquei fascinada com a ousadia deles para vestir, e impressionada com a quantidade de saias rodadas e de tule (até com tênis!). Realmente, sempre achei que o povo brasileiro é um dos mais chatos do mundo para se vestir – quase todo estrangeiro que conheci se vestia de forma muito mais liberal do que nós. Aqui se você usa meia calça o pessoal fica te encarando :/ Outra coisa que é interessante é o fato de não termos costume de usar chapéu mesmo com um sol tão quente no verão – provavelmente é cultural mesmo! Será que as chinesas não toleram muito decotes por causa dos longos anos que a roupa comum da China foi o qipao e depois as túnicas e casacos ao estilo Mao? Continue escrevendo sobre esse assunto, ficou maravilhoso e você escreve muito bem! *-*

    Curtir

    • Obrigada Dany! Vou tentar buscar mais referências sobre a moda aqui e os costumes de vestuário. Olha, eu não sei bem sobre o motivo dos decotes, mas lendo histórias e relatos do passado, esse sempre foi um ponto marcante nas roupas femininas. Abraço.

      Curtir

  6. Adorei! Realmente uma democracia sem igual, com muita cor, detalhes, babados, “frufrus” e brilho. Itens do tipo “quem usaria isso?” nós vemos muito por aqui!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s