China/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Os profissionais mais bem pagos na China

Já começo esse artigo explicando que não é nenhum artigo cientifico, não foi baseado em pesquisas profundas, mas mesmo assim achei bem interessante o que encontrei e resolvi deixar registrado aqui.

Um post à titulo de curiosidade mesmo, que partiu da proposta de um grupo que participo no Instagram, Elas pelo Mundo, onde o tema da rodada (cada 15 dias escolhemos um tema em comum para mostrar a realidade em cada país) foi as “carreiras mais bem pagas no país do qual falamos/vivemos”.

Bom, pesquisei vários sites, e resolvi usar as informações de 2 em especial, pois um falam das profissões mais bem pagas no país para os locais e o outro das mais procuradas por estrangeiros, por serem muito atrativas em relação a remuneração.

Foto por RODNAE Productions em Pexels.com

Profissionais mais bem pagos

Essa foi uma lista criada pelo Salary Explorer e mostra as carreiras mais bem pagas na China atualmente.

Veja bem, isso não quer dizer que são salários pagos a estrangeiros. Teoricamente, são salários para profissionais nativos, já que um advogado ou Juiz, por exemplo, dificilmente seria um estrangeiro num país como a China e tantos outros no mundo que possuem uma legislação muito especifica e necessita de uma formação local.

No site explica que a maioria dessas profissões envolvem um alto risco e responsabilidades. O advogado por exemplo, pode ter que defender um cliente para que ele não seja condenado a morte (sim, na China tem pena de morte), o médico tem que salvar vidas. Outro fator são os profissionais que detém muito conhecimento e são responsáveis pela formação de outros profissionais (como é o caso dos professores) ou ainda os que fazem parte do crescimento de uma empresa, como os CFO’s ou mesmo os gerentes de marketing.

Resumindo, acontece o que deveria acontecer em todos os lugares: profissionais serem bem remunerados pela competência e o impacto que causam na sociedade e/ou empresa em que trabalham.

Os valores estão em Remembie ou Chinese Yuan (RMB ou CNY, como preferirem). O valor da cotação hoje, 30/08/2021 é R$1,00 – CNY1,26.

  1. Cirurgiões / Médicos
    Faixa salarial: de 51.200 CNY a 172.000 CNY
  1. Juízes
    Faixa salarial: de 43.000 CNY a 145.000 CNY
  1. Advogados
    Faixa salarial: de 34.800 CNY a 117.000 CNY
  1. Gerentes de banco
    Faixa salarial: de 32.800 CNY a 110.000 CNY
  1. Diretores Executivos
    Faixa salarial: de 30.700 CNY a 103.000 CNY
  1. Diretores Financeiros
    Faixa salarial: de 28.700 CNY a 96.400 CNY
  1. Ortodontistas
    Faixa salarial: de 27.700 CNY a 93.000 CNY
  1. Professores universitários
    Faixa salarial: de 24.600 CNY a 82.600 CNY
  1. Pilotos
    Faixa salarial: de 20.500 CNY a 68.900 CNY
  1. Diretores de Marketing
    Faixa salarial: de 18.400 CNY a 62.000 CNY

Profissões mais bem pagas para estrangeiros

Dessa vez usei um artigo de um site de curiosidades e várias informações para estrangeiros que querem ir à China, seja para turismo, aprender mandarim ou trabalhar. Como já disse não é uma pesquisa cientifica, mas curiosidade. Mesmo assim, pelo que vivi no país as informações são bem reais e uteis.

O China Highlightss mostra as carreiras para estrangeiros, mas diferente da lista anterior, eles não apontam media salarial. Mas garanto que são muito mais altas que no Brasil, por exemplo, em especial a carreira de professor, que sempre me chamou atenção (sou professora) não somente pelo quanto são bem pagos, como também pelo respeito e status intelectual que essa carreira traz ao profissional. Um sonho e deleite para nossa realidade brasileira.

Vamos a lista:

  1. Professor
  2. Comércio (importação e exportação)
  3. IT/Tecnologia
  4. Escritores (em especial para as mídias)
  5. Marketing
  6. Engenheiro
  7. Cargos de Gerenciamento
  8. Hotéis e turismo
  9. Bares e Restaurantes
  10. Artistas (teatro/musica)

A realidade atual

Apesar desses dados bem conhecidos por todos que vivem na China, hoje não está tão fácil chegar ao país. Mesmo antes da pandemia, a China não é um lugar onde se pode “chegar para ver o que dá”. A questão do visto é bem complicada e precisa ter um bom respaldo para não cair em “barca furada” (se é que você me entende).

Com a pandemia tudo ficou mais latente, mais difícil e as exigências maiores, mas acredito que daqui um ou dois anos as coisas estejam mais simples e claras.

Não deixe de conferir os sites que deixei os links nos nomes, pois tem mais informações interessantes (estão em inglês) e depois me conta o que achou dessas possibilidades.

Zái Jián!

Um pensamento sobre “Os profissionais mais bem pagos na China

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s