Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Qibao – A cidade velha em Shanghai

Qibao 七宝 ou Qībǎo Zhen, que literalmente quer dizer  “Sete Tesouros da Cidade”, fica no distrito de Minhang, e foi à partir dessa vila que se formou a cidade de Shanghai. Hoje, Qibao é uma atração turística, conhecida como ‘Qibao Old Town’ ou Cidade Velha. Cortada pelo  Rio Puhui, com arquitetura tradicional chinesa e uma série de atrações, incluindo museu, templo e a rua de comidas tradicionais.

Localizada a cerca de 18 quilômetros do centro de Xangai, Qibao foi  construída no período das Cinco Dinastias cerca de mil anos atrás, a cidade testemunhou um grande desenvolvimento na Dinastia Song, Ming e Qing.

Portal de entrada da cidade.

Portal de entrada da cidade.

A ‘cidade’ foi também residência do pintor Zhang Chongren. Qibao também é conhecido por grilos (com um “Cricket Hall”).

Sete tesouros

Qibao em chinês significa ‘sete tesouros’ e a cidade foi assim chamado por uma lenda que diz que havia sete tesouros ao redor da área, que eram

– uma Escritura numa lótus de ouro, escrita por uma concubina imperial do século 10,

– uma árvore mágica;

– um sino de Afar;

– um Buda de Afar;

– um galo de ouro;

– Kuazi (chopstick) de Jade;

– um machado de Jade.

Mas de acordo com a história, apenas quatro deles (a Escritura de lótus, o sino, árvore mágica e o Galo de ouro) realmente foram encontrados e somente dois (a Escritura e o sino) existem até hoje.

Slide7

Qibao Temple

O templo foi reconstruído em 2002 e foi aberto ao público em janeiro do ano seguinte. O novo Templo Qibao, com seus projetos engenhosos para ambos os edifícios e jardins, apresenta aos visitantes uma visão dos estilos arquitetônicos originais da Dinastia Han e Dinastia Tang.

Atrações

A antiga, estreita e tumultuada rua no coração da pequena cidade é o ponto alto. A rua foi restaurado à sua aparência original, e é composta de duas partes. A primeira parte é praticamente de lojas de arte e artesanato, antiguidades e obras de caligrafia.

Slide9

Andar na rua estreita requer atenção e espírito de aventura… e também despertar o lado ‘pop star’ de ser estrangeiro na China!

A segunda é repleta de restaurantes tradicionais e pequenos balcões à beira da rua, que servem vários petiscos saborosos e é considerada um paraíso para os gourmets (chineses…).

Alguns locais que merecem a visita são o  Cricket Hall (sala dos grilos), Tianxiang – restaurante que serve cozinha local autêntica, Teatro Qibao, onde há shows de máscaras e de sombras.

Culinária

Na parte da culinária, Qibao é conhecida pela sua especialidade, ‘rou shao hong’ (carne de porco assada), preparada usando uma combinação de gengibre, alho, especiarias aromáticas, pimentas, açúcar, soja escuro e vinho de arroz.

Slide2

Slide1

Além disso a comida de rua é de um colorido e aparência apetitosas, realmente dá vontade de provar (quase) tudo. Diferentes bolos feitos de arroz glutinoso ‘Qibaogao’, feijão, coalhada seca em folhas de lótus (Hebao doufugan), batata doce assada (Kaohongshu), sapos defumados (Xunlanhamo) e açúcar queimado em espetos (Tanghulu),  podem ser encontrado em todos os cantos da cidade.

Slide3

Grilos

Era uma das atividades folclóricas mais populares entre o chinês antigo e ainda hoje as ‘brigas de grilos’ atrai tanto interesse que foi criado um local (Cricket Hall) onde eles podem ser vistos brigando e também, como são cuidados. Pode parecer estranho, mas esses animais são famosos por aqui. Devido à sua posição e suas terras férteis, a cidade oferece aos grilos abundância de alimentos e condições de vida ideais. Em troca, os grilos proporcionam ‘performances emocionantes’ para seus seguidores e fãs. As semanas de ouro (01-07 maio e 1-7 outubro) são o auge dessa atração (estranha).

Eu nuca vi ao vivo (rs), mas já escrevi sobre essa fixação dos chineses por grilos aqui no blog.

 Slide5

Dentro desta área com suas ruas antigas, Qibao transporta os visitantes ao longo dos séculos, em virtude de sua história, cultura, arquitetura e população local.

Slide4

Passar ali um dia (ou meio dia ao menos) é um experiência diferente e cheia de surpresas aos visitantes.

Super recomendo!

Mas… como todo local turístico na China, preparem para enfrentar uma multidão. Principalmente nas ruas principais de artesanato e alimentação.

Também esteja com o espírito de um ‘pop star’ qualquer, porque vão pedir fotos… e muitas.

Slide8

Lá eu tomei o caldo de cana, delicioso, com a maquina de espremer a cana igual as que vemos no Brasil. (já haviam me falado que tinha aqui, eu que nunca havia reparado…rs).

Zài Jiàn

Anúncios

4 pensamentos sobre “Qibao – A cidade velha em Shanghai

  1. Pingback: Turismo em Shanghai de metro. | China na minha vida

  2. Pingback: Falando um pouco de Shanghai…que cidade é esta? | China na minha vida

  3. oi! deu uma vontade imensa de fazer esse passeio, e lógico estar com dinheiro para experimentar de tudo! tirando o lance do sapo, tô fora, ou será rã?…….realmente é muito diferente, mágico! Vc já foi ver o teatro de sombras, o de máscaras? deve ser muito legal!
    …………..maravilha! continue escrevendo muito, muito!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s