Blog/Cenas da China real/China/Compras/Curiosidades/viver na China

Moda Chinesa

 

Não sei se foi por conta de anos de repressão durante a Revolução Cultural, onde todos tinham que andar de uniforme e as mulheres não podiam usar sequer um laço no cabelo, ou se a falta de noção impera do nada, mas a questão da moda aqui é algo para lá de extravagante e exótico.

Para começar as roupas tem que ter brilho, muito brilho mesmo. Camisetas com a frente completamente bordadas de paetês é o mínimo. Babados e rendas também são fundamentais, assim como muitas cores e estampas. O pior é que tudo isso é usado de uma só vez, claro, porque tudo é indispensável. Como se não bastasse ainda tem os acessórios que seguem os mesmos padrões: brilho, rendas e babados, no mínimo. Bolsas cobertas de strass e rendadas, fivelas e tiaras cheias de rendinhas e lacinhos, flores aplicadas em tudo que é lado, tachas, ilhoses e afins. E ainda tem os sapatos para completar: saltos de acrílico e todos os adereços que já citei acima.

Isso tudo é usado à luz do dia, roupa de ir trabalhar ou ao supermercado, não importa.

Tem uma moça que trabalha no meu condomínio e sempre falamos que ela é o protótipo do padrão chinês “fashion”: outro dia ela usava uma camiseta verde, e outra branca toda furada e com brilhos contornado o furo, uma jardineira que ia até acima joelho amarela, meias ¾ listrada amarela e azul e um all star azul de cano alto. Para completar umas quatro “chiquinhas” no cabelo no melhor estilo Xuxa anos 80 e muita maquiagem, porque chinesa não vai nem na esquina sem maquiagem. Não sei se vocês conseguiram visualizar o “look”, mas levei algum tempo para assimilar e me controlar para não rir.

No dia seguinte fui ao escritório e a mesma moça estava usando um vestido TODO drapeado, colado no corpo, prateado (não era cinza, quero deixar claro), um bolero de renda preta, todo com babados e uma flor enorme prateada no cabelo. Ficamos imaginando como será que ela iria se vestir para ir num casamento.

Claro que existem as pessoas que se vestem de uma maneira mais básica, mas de um modo geral o que encontramos nas ruas e nas vitrines das lojas chinesas são esses “modelitos fashionistas”. Adoro sentar num banco de praça ou metrô e ficar observando. No mínimo é divertido.

moda

Outra coisa que me chama atenção são os comprimentos dos shorts e saias. Elas não usam decotes de maneira alguma, mas em compensação as pernas ficam à mostra até passar do limite aceitável.

Meias também são peças fundamentais: pretas, rendadas, rasgadas, bordadas com paetês, coloridas e o que mais sua imaginação permitir. Além das meias soquetes de seda, que são usadas com sandálias e saia curta. O máximo.

Bom, isso é só uma amostra. Já vi de tudo que pode ser chamado extravagante, estranho, exagerado. Pena que nem sempre consigo bater as fotos. E quando consigo, acabo com a impressão que ao vivo era bem mais extravagante…rs

Mas conforme for conseguindo mais “modelitos” vou publicando.

Até! J

Anúncios

6 pensamentos sobre “Moda Chinesa

  1. Pingback: Considerações sobre a moda chinesa… | China na minha vida

  2. Oi Christine! Gostaria de saber como devemos nos vestir para trabalhar na China. Estou indo trabalhar em Bengbu em Janeiro e fico na dúvida no que vestir para ir ao trabalho no meu primeiro dia no escritório. Li uma vez que as Chinesas não usam salto-alto no trabalho. Parece estranho, mas é verdade?

    Curtir

  3. Oi Christine! Estou indo trabalhar na China e fico me perguntando como as chinesas se vestem no trabalho. Digo, no escritório, é verdade que elas não usam salto-alto? Li isso uma vez numa matéria sobre como se vestir para business na China e li isso. Como é a “moda” nos escritórios Chineses?

    Curtir

    • Olá…
      Olha, aqui é cada um por si e vamos que vamos. Elas usam TUDO. Desde brilho até shorts super curto no verão… sim… meu marido quase caiu para trás quando chegou o primeiro verão aqui e deu de cara com as moças do RH parecendo que iam para a praia. rs
      E é super normal. Saias e shorts curtos. O que não rola é decote. Tipo, mostre as pernas, mas nada mais do que 4 dedos abaixo do pescoço.
      Estará frio em Janeiro, então as chances de errar são menores. Mas invista em um bom casaco para a rua, pois dentro dos lugares (shoppings, escritórios) é quente demais. Eles ligam o aquecedor em 28°C. Então use uma blusa de manga comprida para estar no trabalho, mas nada muito quente, senão você vai se sentir no deserto do Saara.
      Quanto ao salto, elas usam sim. Muitas não usam pois andam muito para chegar ao trabalho e aí preferem manter o conforto. Pois dependendo de onde você trabalha, descer do taxi não quer dizer que está na porta do escritório. Se entra num shopping, até chegar ao prédio comercial, você andará léguas….rs tudo é muito grande na maioria dos casos… Outras saem do metrô e até chegar no escritório também tem uma boa caminhada… Só por isso…
      As botas são a melhor opção para o frio.
      Vc vai ver e depois me conta! =]
      Sucesso.

      Curtir

  4. Creio que os chineses nao tem nossao e por isso se vestem assim. Eles nao aprenderam com TV , revistas , familia a se vistir , a moda … foram por muitos anos obrigados e serem “iguais” . E hoje eles se vestem como podem e como querem nao se importando com gosto, moda ou no que o outro vai falar ou achar .

    Curtir

    • Exatamente isso Ana Paula. Concordo com vc. São as questões históricaas que explicam a maioria das atitudes dos chineses. Mas que aos nossos olhos fica esquisito, isso fica. Mas no final, admiro essa postura deles em andarem como querem, com tem vontade e o resto (nós ocidentais…rs) que se dane! Acho isso o máximo, não se prendem a padrões…. =]
      Obrigada pela visita!

      Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s