Blog/China/Curiosidades/viver na China

Alguns dados curiosos

  • A arte de empinar pipas é tradicional na China. E existem praças que são destinadas a essa prática, com pipas maravilhosas!
  •   Um em cada cinco habitantes do planeta vive na China, um quinto da população mundial.
  •  Se o mundo fosse uma única rua, um em cada quatro dos seus vizinhos seria chinês.
  •  Li ou Lee (forma inglesa) é o sobrenome mais comum do mundo. Só na China existem 87 milhões deles.
  •  Na China, as ruas são extensões da casas. Ali os chineses comem, dormem, cortam o cabelo, fazem massagem. Já postei várias fotos desse hilário costume.
  •  Dentro da China existem várias nações. Algumas inteiras, como o Tibet e algumas minorias (mongóis, turcos etc.). São por volta de 55 grupos diferentes, ou seja, 60 milhões de chineses não são tão chineses assim – mais do que uma França ou duas Argentinas!

 pipa

  •  Os chineses comem tudo o que encontram. Uma trágica herança dos tempos em que simplesmente não havia o que comer. E seja lá o que for, tem um significado todo especial para eles. A tal ponto que a típica saudação de bom dia em mandarim significa, literalmente, uma pergunta: Ní shí le ma? “Você já comeu hoje?”.
  •  Um faz dois, dois fazem três, de três nascem às dez mil coisas.” Foi assim que Lao Tsé condensou a cosmologia chinesa. Dez Mil é a expressão que simboliza o todo e a imortalidade.
  •  Uma tradição chinesa diz que os homens que morrem solteiro comprometem a próxima vida. Com o objetivo de evitar isso, criou-se um tipo de comércio chamado ‘minghun’. Trata-se do casamento após a morte, que consiste em enterrar uma noiva fantasma ao lado do sujeito. Quanto mais nova for a noiva, mais alto o preço, podendo chegar a 2 mil dólares.
  •  Os chineses não aceitam gorjeta. Se você deixar um troco para o garçom na mesa de um restaurante, ele sai correndo para devolver o dinheiro. Bem, quanto à isso, aqui em Shanghai, há controvérsias… É a globalização! J

 Zai Jian! 🙂

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s