Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Dragon Boat Festival – a lenda de Qu Yuan

Nessa semana temos o Dragon Boat Festival (端午节 duānwǔ Jie), um feriado que acontece todo ano no quinto dia, do quinto mês do calendário lunar chinês. Já escrevi sobre isso aqui.

Embora este festival seja baseado numa lenda de mais de 2500 anos, foi somente em 2008 que foi reconhecido como um feriado nacional.

Muitas histórias existem sobre a origem do Dragon Boat Festival. O mais popular é a lenda de um poeta Fiel, Qu Yuan. E eu mesma já escrevi outras vezes sobre essa lenda, mas sempre achamos um detalhe a mais para contar.

VM_3852_Singapore_-_Qu_Yuan_in_a_dragon_boat

Qu Yuan 屈原

Qu Yuan serviu na corte do imperador Huai durante o Reinos Combatentes (475-221 aC). Ele era um homem sábio e erudito. Sua habilidade e luta contra a corrupção enfureceu outros funcionários da corte. Eles exerceram grande influência maligna sobre o Imperador, de modo que ele gradualmente rejeitou Qu Yuan e o exilou.

Durante seu exílio, Qu Yuan não desistiu. Viajou extensivamente, ensinou e escreveu sobre suas ideias. Passou a maior parte deste tempo coletando lendas e reorganizando odes populares, enquanto viajava no campo. Além disso, escreveu algumas das maiores poesias na literatura chinesa e expressou profunda preocupação com seu Estado.  Suas obras, são obras-primas e de valor inestimável para o estudo da cultura chinesa antiga. Ele viu o declínio gradual de sua pátria, o Estado Chu.

Segundo a lenda, sua ansiedade levou-o a um estado cada vez mais conturbado da saúde. Durante a sua depressão, ele costumava fazer caminhadas perto de um poço e olhar para o seu reflexo magro e raquítico na água. Este poço ficou conhecido como o “reflexão da cara”. Numa encosta em Xiangluping (atualmente, Zigui County, Hubei), existe um poço que é considerado como sendo o poço original de Qu Yuan. Vai saber…

Em 278 aC, com a captura da capital de seu país, Ying, pelo general Bai Qi do estado de Qin, Qu Yuan escreveu o longo poema de lamento chamado “Lamento para Ying” ou “Li Sao”, onde mostra, com amargura, os erros cometidos pelos governantes, salientando a origem da sua tristeza e a inevitável decadência do seu povo. E depois entrou no rio Miluo (汨罗江 – Mìluójiāng),  na província de Hunan, segurando uma rocha, a fim de cometer suicídio, como uma forma de protesto contra a corrupção da época (ai se a moda pega…).

Quando as pessoas perceberam que ele se afogou, ficaram muito desanimadas. Pescadores correram para o local em seus barcos para procurar o seu corpo. Incapaz de encontrar, as pessoas jogaram zongzi, ovos e outros alimentos no rio para alimentar os peixes, na esperança de que alimentando os peixes, salvariam o corpo de Qu Yuan.

quyuan(2)131124072619

Desde então,  começaram a comemorar o ‘festival Qu Yuan’ através de corridas de barcos de dragão e comendo zongzi e outras atividades do tipo de gincanas, no aniversário da sua morte, o quinto dia do quinto mês lunar.

Mais informações

O que é o Zongzi?

Acesse o link: Zongzi e Xialongbao – tradições do Dragon Boat Festival

Como é a corrida de barco?

Vai nesse outro link: Dragon Boat Festival

Meus ‘Zongzi’

Claro que esse ano também recebi de presente alguns zongzis. Mas ainda não preparei, apesar de estar mais animada, pois acho que o recheio de um deles é de azeitona (é o que parece na foto)… parece bom. Depois conto aqui como foi a experiência!

903147263187091520

Mas durante o feriado, vamos fazer um cruzeiro pelo Rio Yangtsé, conhecer a Hidroelétrica de 3 Gargantas. Aguardem que vou contar tudo aqui! =]

Zái Jián!

再见!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

 

Anúncios

9 pensamentos sobre “Dragon Boat Festival – a lenda de Qu Yuan

  1. A história é linda, um pouco de tristeza mas linda como a grande parte delas. Há nesses contos muito ensinamento inserido e isso que encanta nessa cultura.
    Vou ver seu cruzeiro pelo rio e ainda bem que é ai na China pois se fosse no meu Rio diria para vir de blindado a coisa aqui tá muito feia Christine, hoje o governador declarou no D.O. falência do Estado. Temperatura aqui também bateu recorde estes dias, 7º graus na madrugada, pensei que estava na Rússia, rsssss.

    Curtir

  2. bom dia!
    12°, acabei de ver o meu termômetro que está fora da casa! e. já 11h da manhã!
    parece que este ano vamos ter frio de verdade!
    adorei o post! Anselmo também gostou! Manda lembranças!
    corrupção, que loucura! acredito que vc está acompanhando o que está rolando por aqui! espero que o nosso pais seja passado a limpo!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  3. Adorava comer os zongzis vegetarianos. Aliás, dois deles equivaliam a uma refeição.
    Sinto lhe desapontar, mas o recheio é de tâmaras vermelhas, ele é da região de Xinjiang, onde elas são populares.
    Esse cruzeiro pelo Rio Yangtzé deve ser uma experiência incrível.

    Boa viagem!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s